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PublicouPaulo Vilaverde Leal Alterado mais de 8 anos atrás
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Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Professor: Marco Machado 2º Semestre – 2011 Aula 04 – Conquistando a vantagem competitiva com os sistemas de informação
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Conquistando Vantagem Competitiva com os SI 3.1 Como usar os SI para conquistar vantagem competitiva 3.2 Concorrência em escala global 3.3 Competindo em qualidade e design 3.4 Concorrência em processo de negócio
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3.1 Como usar os SI para conquistar vantagem competitiva Em todos os setores encontramos empresas que se saem melhor do que outras. Quase sempre existe uma que se destaca. Toyota; Amazon; Wal-Mart; Google
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As empresas que se saem melhor tem uma vantagem competitiva sobre as outras: Ou elas tem acesso a recursos especiais que as outras não possuem; Ou são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente. “Se sair melhor” => crescimento da receita, lucratividade, crescimento da produtividade (eficiência)
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Como as empresas conseguem vantagem competitiva? Como desenvolver uma vantagem estratégica para sua empresa? Com os SI contribuem para as vantagens estratégicas?
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Tipos de Vantagem Competitiva Barreiras de entrada que restringem a oferta (patente de um produto; monopólio) Controle da demanda (marca poderosa: Microsoft Office) Economias de escala (utilizar equipamentos e instalações em escala maior – 24hs ao dia) Eficiência de processos (criar processos mais eficientes)
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Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter Concorrentes tradicionais Novos entrantes no mercado Produtos e serviços substituídos Clientes Fornecedores
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Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter
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Estratégias de Sistemas de Informação para Lidar com as Forças Competitivas Liderança em custos Diferenciação de produto Foco em nichos de mercado Intimidade com o cliente ou fornecedor
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O Impacto da Internet na Vantagem Competitiva
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Modelo de Cadeia de Valor Empresarial Destaca atividades específicas em uma empresa nas quais estratégias competitivas podem ser mais bem aplicadas e os SI têm impacto estratégico mais provável Atividades primárias Atividades de suporte Benchmarking Melhores práticas
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Ampliando a Cadeia de Valor: a Rede de Valor A cadeia de valor de uma empresa é ligada às cadeias de valor de seus fornecedores, distribuidores e consumidores Uma rede de valor é um conjunto de empresas independentes que utilizam a tecnologia de informação para coordenar suas cadeias de valor e fabricar um produto ou prestar um serviço coletivamente para um mercado As redes de valor são flexíveis e adaptáveis às mudanças no fornecimento e na demanda
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3.2 Concorrência em escala global O sucesso de uma empresa dependerá de sua habilidade em tirar proveito das oportunidades estratégicas nos mercados internacionais.
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Sistemas de Informações Gerenciais Oportunidades da Globalização
As empresas que vendem produtos em uma escala global atingem um mercado muito maior As empresas que produzem em escala global atingem economias extraordinárias nos custos da mão-de-obra A Internet e a globalização
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3.3 Competindo em qualidade e design Qualidade é uma forma de diferenciação. Empresas com reputação de alta qualidade podem cobrar preços maiores por seus produtos e serviços.
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O Que É Qualidade? Para o produtor: conformidade a especificações e ausência de variação em relação a essas especificações Para o consumidor: qualidade física, qualidade do serviço, qualidade psicológica Gestão da qualidade total (TQM) Seis sigma
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Como Sistemas de Informação Melhoram a Qualidade
Simplificação do produto e do processo de produção Benchmarking Utilização de solicitações de clientes como diretriz para melhorar produtos e serviços Redução do tempo de ciclo Melhoria da qualidade e da precisão do projeto Aumento da precisão da produção e estreitamento das tolerâncias de produção
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3.4 Concorrência em processos de negócio Tecnologia sozinha não é capaz de tornar as organizações mais competitivas, eficientes ou orientadas para a qualidade. A organização em si precisa ser mudada (ajustes em atividades ou processos de negócios inteiros).
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Reengenharia dos Processos de Negócios As tarefas são combinadas e simplificadas a fim de eliminar o trabalho redundante ou repetitivo Bancos envolvidos no processamento de hipotecas foram grandes beneficiários do BPR, obtendo ganhos de eficiência extraordinários O gerenciamento do fluxo de trabalho (workflow) simplifica os procedimentos empresariais
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Etapas da Reengenharia Efetiva Identificar quais processos empresariais precisam ser melhorados Determinar como as melhorias ajudaram a empresa a executar sua estratégia Entender e mensurar o desempenho dos processos existentes Gerenciar a mudança
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