A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Émile Durkheim (1858-1917).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Émile Durkheim (1858-1917)."— Transcrição da apresentação:

1 Émile Durkheim ( )

2 Concepção de religião, segundo Emile Durkheim
Durkheim tem um interesse pela religião porque ela articula rituais e símbolos que têm o efeito de criar entre indivíduos afinidades sentimentais que constituem a base de classificações e representações coletivas.

3 Concepção de religião, segundo Emile Durkheim
Ao tomar como objeto a religião, Durkheim tenta estabelecer que ela não suponha necessariamente a crença num Deus transcendente. Ela é antes de tudo um “sistema de crenças e de práticas”.

4 Concepção de religião, segundo Emile Durkheim
O elemento da solidariedade pré-contratual, segundo Durkheim é a confiança que as pessoas precisam ter umas nas outras para poderem estabelecer relações contratuais; é o aval que as encoraja a buscar o ajuste de seus interesses. Assim, para Durkheim, estes resultam de sentimentos compartilhados e não de bases cognitivas.

5 Concepção de religião, segundo Emile Durkheim
Na compreensão de Durkheim os seres animados ou inanimados são antes de qualquer coisa sagrados ou profanos. O sagrado é todo o ser cuja aproximação requer preparação e cuidados especiais, o profano, constitui o “resto”: os seres com os quais se podem relacionar sem qualquer precaução. A esta crença básica da religião, Durkheim introduz a concepção do ritual (procedimento pelo qual a pessoa deve se conduzir na presença de objetos sagrados).

6 Concepção de religião, segundo Emile Durkheim
Para Durkheim, a dualidade sagrado-profana faz da religião uma realidade intelectual e os rituais fazem dela uma força moral: uma entidade que define limites entre o certo e o errado e os faz operar na medida em que recompensa quem está certo e pune quem está errado.

7 DURKHEIM e a educação

8 Padrão Social " A idéia de fundo é colocar as pessoas certas nos lugares certos, onde a comunidade precisa".

9 Para pensar Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a natureza de indivíduo

10 harmonia social Para o sociologo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social

11 Em cada aluno há 2 seres inseparáveis, porém distintos
Em cada aluno há 2 seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que ele chamou de indivídual, e tal porção do sujeito (o jovem bruto) é formada pelos estados mentais de cada pessoa. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim

12 harmonia social A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim " a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta" "... o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela"

13 Autoridade do professor
Durkheim sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa

14 Bem- estar social e formação do cidadão
Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Não somente o dsenvolvimento individual do aluno".

15 Bem- estar social e formação do cidadão
Se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreencivel

16 Bem- estar social e formação do cidadão
Se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreencivel Durkheim é também considerado um dos mentores dos ideais republicanos


Carregar ppt "Émile Durkheim (1858-1917)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google