A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Fisiológicos Cognitivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Fisiológicos Cognitivos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Fisiológicos Cognitivos
Profa. Ana Cristina Persichini Rodrigues, PhD Medicina – UNIFENAS-BH

2 Definindo termos Fisiologia - phýsis e logos  estudo da natureza.
Medicina Fisiologia - phýsis e logos  estudo da natureza. Estudo das funções do organismo vivo e de suas partes componentes, incluindo todos os processos físicos e químicos.

3 Meios Interno e Externo
Medicina Meios Interno e Externo

4 Medicina Fisiologia I - Nutrição Claude Bernard ( ) “La fixité du milieu intérieur est la condition de la vie libre.” “A fixação do meio (ambiente) interno é a condição para a vida livre.” Homeostase Walter Cannon (1929)

5 Definindo termos Homeostase -
Medicina Homeostase - hómoios (similar) e stasis (condição)  capacidade do corpo para manter a estabilidade interna. A incapacidade na manutenção da homeostase interrompe a função normal dos sistemas orgânicos e resulta em doença ou condição patológica [páthos, sofrimento].

6 Medicina Homeostase & Controle

7 Sistemas de controle homeostáticos
Medicina Sistemas de controle homeostáticos

8 Sistemas de controle homeostáticos
Medicina Sistemas de controle homeostáticos Resposta antecipatória – (feedforward)

9 Sistemas de controle homeostáticos
Medicina Sistemas de controle homeostáticos Determine: feedback (retroalimentação) positivo feedback negativo resposta antecipatória (feedfoward)

10 Organização da Vida Medicina Unidade funcional: Néfron Órgão: rim
ureter Sistema orgânico: Sistema urinário bexiga uretra Organismo: Corpo humano

11 Sistemas Orgânicos Imunológico Nervoso Digestório Tegumentar
Medicina Digestório Tegumentar Respiratório Circulatório Músculoesquelético Urinário Reprodutivo Endócrino Imunológico Nervoso

12 Definindo termos Cognitivo - cognitione  conhecer.
Medicina Cognitivo - cognitione  conhecer. Cognição: coleção e uso de processos mentais e atividades usadas na percepção, aprendizado, lembrança, pensamento e entendimento.

13 Sistemas Imunológico e Nervoso -
Medicina Sistemas Imunológico e Nervoso - Propriedades: Capacidade de conhecer (cognição), implicando em experiência, aprendizagem e memória. Capacidade de gerar ações e comportamentos  lidam com o mundo de forma adaptativa.

14 Sistemas Imunológico e Nervoso -
Medicina Sistemas Imunológico e Nervoso - Cognição  possibilita ao organismo a interação com o mundo, além dos limites impostos pela genética, criando a individualidade.

15 Sistemas Imunológico e Nervoso -
Medicina Sistemas Imunológico e Nervoso - Individualidade da mente  o cerébro não apenas responde à experiência, ele requer experiência. o cérebro modifica a sua anatomia e fisiologia pela interação do indivíduo com o ambiente. Individualidade imunológica  organização por meio de experiência: reconhecimento molecular. garante a individualidade celular e molecular.

16 Sistemas de comunicação do corpo -
Medicina Sistemas de comunicação do corpo - sistema nervoso  sinais elétricos e químicos (neurotransmissores) sistema imunológico  sinais químicos (citocinas) sistema endócrino  sinais químicos (hormônios) controle das funções orgânicas

17 O estudo das interações do cérebro com o sistema imunológico
Medicina O estudo das interações do cérebro com o sistema imunológico é denominado neuroimunomodulação: citocinas produzidas por células do SI podem afetar a função neuroendócrina e hormônios e neuropeptídios podem alterar a função de células do sistema imunológico.

18 Medicina Um acidente nuclear Em 18 de março de 1979 o reator nuclear de Three Mile Island, nos Estados Unidos, sofreu um sério acidente. Felizmente, o problema foi controlado e não houve vazamento importante de radiação para o meio ambiente. Entretanto, o evento gerou grande ansiedade e inquietação entre os habitantes locais. No período imediato que se seguiu ao acidente houve pânico e confusão; várias reportagens da imprensa acenaram com a possibilidade de que o núcleo do reator se fundisse, causando uma liberação maciça de radiação. Mesmo depois de cessada a crise inicial, a população local permaneceu temerosa diante da contínua ameaça representada pelo reator danificado. Medo, ansiedade e estresse persistiram por muitos anos.

19 Medicina Seis anos depois, cientistas americanos avaliaram a função imunológica das pessoas que moravam em um raio de oito kilômetros do local do acidente. Comparadas com um grupo controle, as pessoas que viviam próximas ao reator apresentavam uma acentuada depressão imunológica: tinham uma redução no número de linfócitos B e de outras células importantes do sistema imunológico, e apresentavam uma menor capacidade de controlar infecções virais. Além disso, apresentavam também um grau maior de ansiedade e depressão, elevações da pressão arterial e níveis mais altos de adrenalina, noradrenalina e cortisol (hormônios do estresse). Explique

20 Medicina

21 Medicina Estresse Qualquer desafio biológico, comportamental, cognitivo, sócio-cultural ou ambiental que perturbe a homeostase ou a sobrevivência de um organismo. Dispara uma resposta estressora  Síndrome Geral de Adaptação. Aguda ou crônica.

22 Interações Neuroimunoendócrinas -
Medicina Interações Neuroimunoendócrinas -

23 Produção de Mediadores
Medicina Estresse causa Produção de Mediadores Habilidade de neutralizar agentes infecciosos que promovem Imunossupressão reduz a

24 Medicina Hipófise

25 Medicina Secreção de cortisol

26 O Estresse Altera a Função do Sistema Imunológico -
Medicina O Estresse Altera a Função do Sistema Imunológico - Glicocorticóides (cortisol) & Sistema Imunológico  pequenas quantidades ativam SI grandes quantidades silenciam o SI: diminuição da produção de anticorpos; diminuição da atividade de leucócitos; diminuição do tamanho do timo; redução da atividade de células NK. Relação entre a incapacidade para enfrentar o estresse e o desenvolvimento de doenças

27

28 Desenvolvimento de Doenças
Medicina Desenvolvimento de Doenças

29 Medicina Referências - Silverthorn, DU. Fisiologia Humana – Uma Abordagem Integrada. 2o ed. Barueri: Manole, 2003. Vander et al. Fisiologia humana – Os Mecanismos das Funções Corporais. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Berne e Levy. Fundamentos de Fisiologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.


Carregar ppt "Sistemas Fisiológicos Cognitivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google