A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objectiva grande angolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objectiva grande angolar"— Transcrição da apresentação:

1 Objectiva grande angolar

2 São objectivas que apresentam distâncias focais menores que a diagonal da imagem projectada, tendo, portanto, um grande campo de visão. Este campo pode ser desde a ordem de 180°, como em objectivas "olho de peixe", como 60°. Seu uso, em geral, fica limitado a fotografia e vídeo. Projecto da construção de uma objectiva de 10 mm com retro foco. Há casos, como na objectiva "olho de peixe", em que a construção da objectiva é diferenciada. É aplicado um conceito de retro foco, pois a distância da última lente até a superfície do filme ou suporte fotográfico (CCD ou CMOS) é menor que a distância focal. Com este projecto de retro foco, uma lente divergente é colocada antes do conjunto principal, e após a primeira lente (que é convergente). Assim, o ponto nodal é "alterado" de posição, e assim permite se que câmaras fotográficas do tipo reflexa funcionem sem que o espelho tenha que ser removido.

3 As objectivas grande angulares são fantásticas para fotografar paisagens e interiores de casas, igrejas e monumentos arquitectónicos. A maior característica da grande angular é que ela naturalmente já dá uma grande profundidade de campo a foto. Com isto ela também é excelente para quando você quiser fazer uma foto onde você deseja inserir um objecto em seu contexto. Uma homília em primeiro plano e a floresta em segundo plano, por exemplo. Fotografando paisagens, muito cuidado com o horizonte. É fácil deixá-lo torto utilizando uma grande angular. Antes de fazer o clico certifique-se de que ele está realmente paralelo a base do visor. Bruno Selha Muitas vezes uma objectiva grande angular dá a impressão de distorcer obras de arquitectura, inclinando suas faces. Para evitar isto, suba seu ponto de vista e fique sempre que possível a meia altura do que você está fotografando. Se for fotografar um prédio qualquer, suba no prédio em frente até a metade da altura do motivo e faça a foto.

4 Estas objectivas são sistemas ópticos cujas distâncias focais são maiores que as das objectivas normais. O número de lentes é menor e a distância entre os primeiros elementos e o plano do filme é praticamente igual a distância focal da lente. A característica mais marcante no uso destas objectivas é a produção de imagens ampliadas e um aparente "achatamento" nos planos da imagem. Isto porque elas são produzidas para observar ou fotografar objectos numa distância mais elevada, e assim as distâncias relativas entre os objectos se tornam menores. Justamente por buscar imagens de objectos mais distantes, a focalização é mais crítica e difícil de ser feita, exigindo muita atenção de quem a utiliza. E também tem menor profundidade de campo se comparado com a mesma abertura do diafragma de outros tipos de objectivas.

5 Objetivas Zoom ou de foco variável
Projecto da construção de uma objectiva zoom mm. Em razão da plasticidade, estas objectivas possuem características de variadas distâncias focais, porém não necessariamente de diferentes tipos, como grande-angular, normal e tele objectiva. As objectivas zoom também são divididas em famílias, em função das distâncias focais, que podem abranger de 28 a 50mm, de 35 a 70 mm, de 50 a 135 mm, de 80 a 200 mm, sendo que algumas destas objectivas apresentam o recurso de macro. O início de sua produção se deu no ano de 1959, e no início os resultados obtidos eram muito pouco satisfatórios, o que lhe rendeu impopularidade por parte dos fotógrafos. Hoje são muito populares e com a reputação de oferecer boas imagens, sendo utilizadas em larga escala por câmaras de pequeno formato. Representam uma opção de ótima qualidade óptica e de custo financeiro ao fotógrafo, além da plasticidade que oferecem.

6 Objectiva Normal Projecto da construção de uma objectiva de 50 mm.
De maneira geral, considera-se assim uma objectiva que possua uma distância focal praticamente igual a diagonal de um quadrado cujo lado tem tamanho semelhante ao lado maior do sensor fulo frame. Estas objectivas são formadas em sua grande maioria, por cinco ou seis elementos, e a abertura máxima do diafragma, em geral, são as maiores, variando entre 1,0 e 2,0. Na fotografia, uma objectiva normal para o formato 35mm é a 50mm. O campo de visão desta objectiva é da ordem de 50°. São chamadas assim também porque a imagem projectada tem distorção perspectiva muito próxima da distorção perspectiva do olho humano.


Carregar ppt "Objectiva grande angolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google