A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Flavio Alves de Castro Gomes Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: Andre Luiz dos Passos Disciplina Ano Aula número Produção Textual 6 Tema da Aula Digital Contando fatos reais ou experiências vividas: reportagem

2 PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas
Identificar os objetivos e as estratégias discursivas de uma reportagem; Perceber a diferença entre notícia e reportagem; Identificar os recursos que podem ser utilizados em uma reportagem; Construir uma reportagem, considerando o aprendizado adquirido na aula. Pergunta-desafio Que elementos podemos agregar a uma reportagem para que ela fique mais interessante e completa? Sugestões didáticas para o professor CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010. Revista Nova Escola Cartilha do Conselho Nacional de Justiça sobre bullying

3 Atividades autodidáticas
PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Vídeo produzido por alunos de uma escola municipal do RJ Atividades autodidáticas Vídeo com imagens e estatísticas sobre bullying PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Site do cartoon sobre bullying (vídeo, enquete e quiz)

4 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Exemplificando ATIVIDADE 5

5 Atividade 1: Relembrando a aula anterior
Na aula passada você estudou sobre a Notícia. Você aprendeu a: * Identificar os elementos presentes em uma notícia. * Redigir uma notícia, considerando o aprendizado adquirido na aula. Clique no ícone ao lado e leia uma notícia de Manuel Bandeira.

6 Atividade 1: Relembrando a aula anterior
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, retome o conteúdo abordado na aula anterior sobre notícia. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o poema Poema tirado de uma notícia de jornal de Manuel Bandeira. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com a turma toda. Organização da sala de aula:

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você vai estudar mais uma modalidade de texto jornalístico: a REPORTAGEM. Ao final da aula, você será capaz de: E então, preparados? Identificar os objetivos e as estratégias discursivas de uma reportagem; Perceber a diferença entre notícia e reportagem; Identificar os recursos que podem ser utilizados em uma reportagem; Construir uma reportagem, considerando o aprendizado adquirido na aula.

8 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante enfatizar o objetivo da aula e evidenciar os conteúdos que o aluno deve dominar ao final desta aula. Links: Não há Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Vamos começar com um DESAFIO? Que elementos podemos agregar a uma reportagem para que ela fique mais interessante e completa? Difícil? Relaxe! Em breve você vai descobrir!

10 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, exponha a pergunta-desafio, estimulando os alunos a proporem definições baseadas em suas vivências pessoais. Enfatize que, no decorrer da aula, eles irão recolhendo informações que os ajudarão a formularem adequadamente os conceitos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Atualmente nós vivemos a era da informação. Através da TV, do rádio e da internet, tomamos conhecimento de uma infinidade de notícias todos os dias, a todo instante, em tempo real. Neste contexto, é muito importante entendermos o que é uma REPORTAGEM. O jornalista Clóvis Rossi define reportagem como a “técnica de contar boas histórias”. De fato, uma reportagem nada mais é do que a arte de contar uma história e, por ser um texto pertencente ao gênero jornalístico, deve acontecer da forma mais interessante e criativa possível, para despertar o interesse de quem a está lendo ou assistindo. Para esquentar as turbinas, que tal assistirmos a uma contação de história? Clique no ícone ao lado e divirta-se!

12 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é despertar o interesse dos alunos para o tema e promover uma reflexão sobre a importância de a reportagem, por ser um texto de gênero jornalístico, ser escrita de forma interessante e criativa, para despertar o interesse dos leitores. Link: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo no qual Bia Bedran conta a história O campo santo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

13 Atividade 5: Exemplificando
Eugênio Bucci esclarece que uma reportagem só é arte quando “foge da indiferença e traz, em sua narrativa, a pretensão de compreender o que se passa”. Ou seja, os ingredientes de uma boa reportagem são: notícia interessante, informações relevantes e comentários, sejam estes do repórter e/ou de terceiros. Resumindo... REPORTAGEM = notícia + informação + comentário Mas afinal, qual a diferença entre uma notícia e uma reportagem? Que tal clicar no link ao lado e descobrir? Uma reportagem é, então, uma notícia mais aprofundada!

14 Atividade 5: Exemplificando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente aos alunos para que leiam o texto que explica a diferença entre notícia e reportagem, para que possamos, na próxima atividade definir o que é uma reportagem. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um texto do jornalista Juarez Bahia, o qual explica a diferença entre notícia e reportagem. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas.

15 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Estrutura do gênero ATIVIDADE 6 Roteiro para escrita ATIVIDADE 10 Especificando as partes do texto ATIVIDADES 7 a 9

16 Atividade 6: Estrutura do gênero
Agora sinto que estamos prontos para definir o que é uma reportagem! Reportagem é um texto jornalístico, escrito e/ou falado, baseado em uma notícia real e comprovável, acrescido de informações relevantes para o entendimento do assunto abordado e que provoque uma reflexão. Agora, que tal clicar no ícone ao lado e ler uma reportagem da Revista Veja on line? O objetivo de uma reportagem é narrar um fato com maior profundidade, ampliando o entendimento sobre ele.

17 Atividade 6: Estrutura do gênero
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente aos alunos para que leiam a reportagem com atenção, para que tomem contato com a linguagem jornalística e percebam os elementos essenciais presentes nesta modalidade textual. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem sobre Bullying, produzida pela Revista Veja on line. Bullying será o tema da reportagem que os alunos deverão produzir ao final desta aula. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

18 Atividade 7: Especificando as partes (Introdução)
Agora que já definimos, vamos conhecer as partes de uma reportagem? Tudo começa com o título, a MANCHETE, que deve ser atraente e criativa, para despertar o interesse para a leitura, podendo ou não apresentar um subtítulo. O primeiro parágrafo (lead) deve conter as principais informações da matéria. No lead tenta-se responder a seis perguntas: o quê? (fatos), quem? (personagens), quando? (tempo), onde? (lugar), como? (modo) e por quê? (causa).

19 Atividade 7: Especificando as partes (Introdução)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é apresentar as partes introdutórias de uma reportagem: manchete, subtítulo e lead. Links: Não há Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com a turma toda.

20 Atividade 8: Especificando as partes (Desenvolvimento)
Após a fase inicial, desenvolve-se gradualmente a notícia, expondo-se as informações coletadas (dados estatísticos, mapas, tabelas, gráficos, fotografias, boxes informativos, vídeos, entrevistas, documentos, livros), além da opinião da equipe de reportagem e de pessoas envolvidas com o assunto. Clique no ícone abaixo e leia outro exemplo de reportagem publicada na edição 2213 de 20/04/2011 da Revista Veja, páginas 92 a 99. O objetivo da utilização destes recursos é tornar a reportagem mais interessante e completa, proporcionando ao leitor uma ampla carga de informações.

21 Atividade 8: Especificando as partes (Desenvolvimento)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento os alunos devem ler atentamente a reportagem para identificar os elementos comunicativos que podem ser utilizados em uma reportagem para torná-la mais completa e interessante: depoimentos, boxes informativos, estatísticas, consulta ao Estudo bullying escolar no Brasil (2010), indícios de que uma pessoa está sendo agredida, orientações aos pais a respeito de como lidar com a situação, opinião de psiquiatras. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem da Revista Veja, de 20/04/2011, sobre Bullying, na qual são utilizados diversos recursos comunicativos. No site da revista, acessar a edição 2213 e no indicativo das páginas, selecionar a 92. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 Atividade 9: Especificando as partes (Conclusão)
Chegamos ao encerramento do texto, parte que chamamos de conclusão. Vamos recordar como a reportagem da Revista Veja foi concluída? Percebeu? Geralmente uma reportagem é concluída com uma frase que cause impacto e que expresse a opinião do repórter, promovendo uma reflexão ou avaliação dos fatos. Cabe utilizarmos uma dose de humor ou crítica. E agora, que tal assistirmos a uma reportagem de TV? Clique no ícone ao lado e observe todos os recursos utilizados nesta reportagem.

23 Atividade 9: Especificando as partes (Conclusão)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento o objetivo é chamar a atenção de seus alunos para a forma de conclusão de uma reportagem. A reportagem do Fantástástico deve servir como uma revisão de todo o conteúdo abordado. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem sobre o bullying veiculada no programa Fantástico em 27/03/2011. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

24 Atividade 10: Roteiro para a escrita
Nesta aula tivemos contato com reportagens veiculadas na TV (Fantástico), na internet (As escolas encaram o bullying) e em revista (Bullying: dor, solidão e medo), mas ainda podemos encontrar reportagens no jornal e no rádio. Vocês perceberam que os recursos comunicativos utilizados em uma reportagem devem ser pensados levando-se em consideração a mídia através da qual o conteúdo será transmitido? E agora que tal colocarmos em prática o que aprendemos? Vamos produzir uma REPORTAGEM? Mas antes, clique no ícone abaixo para conhecer o nosso tema. Gostaram? Animados para começar? Então vamos em frente!

25 Atividade 10: Roteiro para a escrita
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos o conhecimento a respeito das diversas mídias nas quais uma reportagem pode ser veiculada e uma reflexão sobre os recursos comunicativos que podemos utilizar de acordo com a mídia escolhida. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo chamado O que é bullying?, o qual aborda, com uma linguagem bastante interessante, os principais conceitos que o aluno deve ter em mente a respeito do bullying. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

26 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Escrita ATIVIDADE 14 Brainstorm: debate a partir de um tema ATIVIDADES 11 a 13

27 Atividade 11: Brainstorm 1
Para nos inspirar, que tal conhecermos três diferentes abordagens sobre o bullying? Clique no ícone acima e leia a Lei estadual nº 6.084/2001, que regulamenta a política anti-bullying nas escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro.

28 Atividade 11: Brainstorm 1
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento chame a atenção para a importância da lei estadual que regulamenta a política anti-bullying nas escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o texto la Lei estadual anti-bullying nº 6.084/2011. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas.

29 Atividade 12: Brainstorm 2
Agora reflita sobre a imagem abaixo.

30 Atividade 12: Brainstorm 2
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, promova um debate sobre as impressões dos alunos a respeito da imagem. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

31 Atividade 13: Brainstorm 3
Para concluir esta etapa, que tal assistirmos a um curta de animação bem bacana? Clique no ícone, divirta-se e reflita! Gostaram? Que bom! Sinto que vocês estão ansiosos para assumir a função de repórter, certo?

32 Atividade 13: Brainstorm 3
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante que os alunos percebam o mecanismo de intimidação psicológica de quem pratica o bullying, aproveitando a oportunidade para promover uma reflexão acerca do revide do agredido. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o curta de animação For the birds, da Pixar. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

33 Atividade 14: Escrita Agora é o momento de planejar
e redigir a reportagem: * Formação das equipes; * Divisão das tarefas; * Coleta de informações; * Seleção do material; * Definição dos recursos comunicativos que serão utilizados; * Escrita do texto; * Definição da manchete. 3 DICAS: * Escrever frases curtas; * Utilizar a ordem direta (sujeito, verbo e complementos); * Evitar adjetivos desnecessários. Repórter, ação!

34 Atividade 14: Escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento chame a atenção para a importância do planejamento que antecede o momento de produção do texto. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos. Promova um debate sobre o tema. Oriente na divisão das tarefas e na coleta das informações. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupos.

35 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

36 Atividade 15: Revisão do texto
Chegamos a um momento da aula bastante importante: a revisão do material produzido. Para ajudar cada equipe a avaliar se a reportagem está de acordo com o que estudamos, propomos duas atividades: Apresentação para a turma; Revisão do professor. Depois deste processo, certamente os textos ficarão mais “redondos”, concordam? Parabéns, repórter!

37 Atividade 15: Revisão do texto
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, organize um momento de compartilhamento do material produzido, com a apresentação da reportagem de cada grupo para o restante da turma. Estimule que os alunos de cada equipe opinem respeitosamente sobre as reportagens dos demais grupos. Avalie se os textos estão em conformidade com o estudado e sugira correções. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com cada grupo.

38 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Momento da reescritura: proposta ATIVIDADE 16 Reescritura ATIVIDADE 17 Temas futuros ATIVIDADE 18

39 Atividade 16: Momento da reescritura - proposta
Agora que cada equipe já apresentou sua reportagem e recebeu as sugestões da turma e do professor, é hora de avaliar os comentários e pensar em possíveis alterações no texto. Clique no ícone e inspire-se para este momento de criação.

40 Atividade 17: Momento da reescritura - proposta
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento oriente os alunos a promoverem a rescritura dos textos de acordo com as sugestões recolhidas durante a apresentação das reportagens. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que apresenta um trecho do show da banda Detonautas cantando a música O dia que não terminou. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Sugere-se que a atividade seja feita nos grupos. Organização da sala de aula:

41 Atividade 17: Reescritura
Precisamos também rever a estrutura da reportagem: a disposição do texto e a posição de fotos, boxes informativos, tabelas e gráficos. Depois que todo o material estiver revisado, que tal divulgar as reportagens para os alunos e professores da escola e também no blog da turma que criamos na aula sobre diário? Podemos relatar todo o processo de produção das reportagens e postar o texto, as fotos, as pesquisas e os vídeos das entrevistas. Converse com seu professor!

42 Atividade 17: Reescritura
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, articule com a direção e/ou coordenação da escola sobre a possibilidade de divulgação das reportagens para alunos e professores. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Sugere-se que a atividade seja feita nos grupos. Organização da sala de aula:

43 Atividade 18: Na próxima aula
Estamos finalizando esta aula. Curtiram o resultado final das reportagens? Na próxima aula abordaremos o tema Elementos da narração. Que tal clicar no ícone abaixo e jogar um jogo, recolhendo algumas pistas sobre o próximo tema? Estamos esperando por vocês na próxima aula!

44 Atividade 18: Na próxima aula
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, chame a atenção dos alunos para o próximo tema: Elementos da narração, despertando o interesse para o prosseguimento dos estudos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem consiste em uma atividade de construção de um personagem (cabeça, olhos, nariz, cabelo, corpo, óculos, acessórios) e também do espaço, a partir de uma série de opções. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google