A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Gestão da Manutenção Manutenção centrada na confiabilidade

2 Objetivos da Manutenção Preventiva
Aumentar a disponibilidade OEE dos equipamentos; Reduzir o tempo de máquina parada para reparo (MTTR); Aumentar o intervalo entre reparos (MTBF); Reduzir os custos com manutenção; Estabelecer processos e procedimentos para a manutenção; Fornecer informações para projetos de melhoria contínua.

3 Manutenção Preventiva
Combinada com ações de gestão técnica e econômica, a manutenção preventiva visa assegurar aos equipamentos fabris regularidade, qualidade e segurança na produção com o mínimo de custos totais. A manutenção centrada na confiabilidade é a probabilidade de um sistema (componente, aparelho, circuito, cadeia de máquinas, etc) cumprir sem falhas uma missão com uma duração determinada.

4 Otimização dos Recursos

5 A manutenção e a ISO 9001:2008 Na versão da ISO 9001, a manutenção não é apenas realizar a corretiva, os planos de manutenção preventiva ou, se for o caso, implementação de TPM. Conforme fica entendido na norma em sua versão mais recente, a manutenção pode ajudar, e muito, a organização se ela for realizada com um bom planejamento e metodologia, ou seja, com uma boa gestão.

6 A manutenção e a ISO 9001:2008 “Manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do produto” (item 6.3), ou seja, manter as máquinas e equipamentos funcionando para que a organização seja capaz de atender seus Clientes. “Equipamento adequado” (item c) remete à manutenção dos equipamentos e máquinas para mantê-los constantemente adequados às suas funções e atividades. “Aprovação de equipamento” (item b) tem o suporte implícito da manutenção, pois não podemos considerar como aprovado um equipamento em mal estado de conservação ou funcionamento.

7 A manutenção e a ISO TS 16949:2009 A versão da ISO TS exige um planejamento de manutenção preventiva eficiente e eficaz, identificando quais são os equipamentos chave do processo e os componentes críticos destes equipamentos, bem como utilizar-se de indicadores de gestão para propor melhorias contínuas aos equipamentos de produção.

8 A manutenção e a ISO TS 16949:2009 “A organização deve identificar os equipamentos chave do processo e prover recursos para a manutenção da máquina/equipamento , e desenvolver um efetivo sistema planejado de manutenção preventiva total. Deve incluir no mínimo: Atividades de Manutenção planejadas; Embalagem e preservação de equipamento, ferramental e dispositivo de controle; Disponibilidade de peças de reposição para equipamentos chave de manufatura; e Documentação, avaliação e melhoria dos objetivos de manutenção; A organização deve usar métodos de manutenção preditiva para melhorar continuamente a eficácia e eficiência dos equipamentos de produção”. (item )

9 A manutenção e a auditoria de certificação
Em uma auditoria de certificação na manutenção, poderão ser verificadas a sua relação com os demais processos que tenham dependência da manutenção, prazo e efetividade do atendimento, programa de manutenção preventiva e a infra-estrutura da organização. A Gestão da Manutenção oferece menos tempo de parada das máquinas (maior disponibilidade e eficiência) e menos defeitos no produto causado por falhas do equipamento. Como consequência, maior produção, maior lucro e maior capacidade de atender bem ao Cliente.

10 Manutenção Preventiva
Gestão da Manutenção Manutenção Preventiva Planejar a Manutenção O que será feito? Quanto custará? Como será feito? Programar a Manutenção Quem fará? Quando será feito? Em quanto tempo? Controlar a Manutenção Coletar os dados Check List Administrar a Manutenção Normas/Procedimentos Cronogramas

11 Manutenção planejada conforme PDCA
Definir equipamentos Cadastrar os equipamentos Realizar análise técnica Definir cronograma Definir política de peças de reposição Desenvolver indicadores DO Definir check list Definir procedimentos Realizar manutenções programadas Gerar registros e relatórios CHECK Gerar relatório de resultados Gerar indicadores Checar almoxarifado ACTION Avaliar resultados dos indicadores Realizar ajustes técnicos Controlar almoxarifados Manutenção planejada conforme PDCA

12 Operadores preenchem relatório de funcionamento
Cronograma inicial com inspeção sistemática completa e preventiva completa Operadores preenchem relatório de funcionamento Técnico realiza inspeção sistemática, retornando as informações para a HannahTec Em função da inspeção, a HannahTec avaliará o cronograma de preventiva A HannahTec irá solicitar as cotações das peças após receber o check list de inspeção A HannahTec informará a Fercom dos sistemas que necessitarão de reposição na Preventiva e os custos envolvidos (peças) Após aprovação da Fercom, a HannahTec providenciará as peças conforme prazos já acordados com os fornecedores Na data de realização da preventiva, as peças deverão estar disponíveis. A preventiva poderá durar entre 8hs (mínimo) e 16hs (máximo).

13 Gestão a vista da Manutenção Preventiva (avisos)

14 Cronograma de Implantação

15 Conclusão Um dos pontos forte da norma é o atendimento do requisito de Melhoria Continua, forçando a empresa sempre estar em constante atenção para as necessidades de mudança, e estabelecendo uma maior união dos departamentos, tornando a visão de Qualidade em todos os setores da empresa uma questão prioritária.

16 Obrigado pela atenção!

17


Carregar ppt "Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google