A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Social Contemporânea

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Social Contemporânea"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Social Contemporânea
Psicologia Social das Organizações Profa. Luciana Martins

2 1. A Psicologia Social como campo de conhecimento
Relativo a alma, psyché, psíquico. Da anima (Aristóteles), o primeiro Tratado em Psicologia 1. A Psicologia Social como campo de conhecimento “Na vida anímica individual aparece integrado sempre, efetivamente, “o outro”, como modelo, objeto, auxiliar ou adversário, e, deste modo, a Psicologia Individual é ao mesmo tempo e desde um princípio Psicologia Social, em um sentido amplo e plenamente justificado” (Sigmund FREUD).

3 É possível uma Psicologia que não seja uma Psicologia Social já que não tem sentido conceber um indivíduo isolado de seu contexto social?

4 “Toda Psicologia é Social
“Toda Psicologia é Social. Esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia Social, mas sim cada um assumir dentro de sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz dessa concepção do ser humano - é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano, isolando-o ou fragmentando-o, como existisse em si e por si.

5 Também, com esta afirmativa não negamos a especificidade da psicologia Social – ela continua tendo por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia Social Poderá responder à questão de como o homem é sujeito da história e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia” (Silvia LANE).

6 1.1 Concepção de ser humano como produto histórico-social
Rompimento das dicotomias: indivíduo x sociedade – subjetividade x objetividade Objetivo último: realidade concreta, construída historicamente, que permitirá conhecer o ser humano em sua totalidade Objeto: a relação dialética unívoca entre objetividade e subjetividade na constituição do psiquismo humano.

7 “Quase nenhuma ação humana tem por sujeito um indivíduo isolado
“Quase nenhuma ação humana tem por sujeito um indivíduo isolado. O sujeito da ação é um grupo, um ‘Nós’, mesmo se a estrutura atual da sociedade, pelo fenômeno da reificação, tende a encobrir esse ‘Nós’ e a transformá-lo numa soma de várias individualidades distintas e fechadas umas às outras” (GOLDMAN, 1947 apud LANE, 1993, p. 10).

8 “ [. ] o homem fala, pensa, aprende e ensina, transforma a natureza
“ [...] o homem fala, pensa, aprende e ensina, transforma a natureza. O homem é cultura, é história. Este homem, que vai além do seu aspecto biológico, não sobrevive por si e nem é uma espécie que se reproduz tal e qual, com variações decorrentes de clima, alimentação, etc. O seu organismo é uma infra-estrutura que permite o desenvolvimento de uma superestrutura que é social e, portanto, histórica” (LANE, 1993, p. 12).

9 “O ser humano traz consigo uma dimensão que não pode ser descartada, que é a sua condição social e histórica, sob o risco de termos uma visão distorcida (ideológica) de seu comportamento. [...]. Portanto, caberia à Psicologia Social recuperar o indivíduo na interseção de sua história com a história de sua sociedade - apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem enquanto produtor da história (Ibid., p ).

10 Palavra de ordem: transformação social.
Materialismo histórico-dialético  Psicologia Marxista  perspectiva rompe de vez com a P.S. cientificista

11 2. Indivíduo-Sociedade: a relação fundante da Psicologia Social
A Psicologia Social é compreendida como o estudo dos fenômenos sociais na sua dimensão subjetiva. Interessa compreender os fenômenos sociais a partir da análise da subjetividade que vai sendo constituída ou modificada no decorrer da atuação e inserção social, constituindo, ao mesmo tempo os fenômenos (BOCK; GONÇALVES, 2003).

12 O que somos, a forma como nos apresentamos, o modo como estamos constituídos tem qual relação com as formas de organização, de produção e de relações mantidas na sociedade, na qual estamos inseridos? (Ibid.)

13 A perspectiva sócio-histórica da Psicologia Social:
Compreende e concebe o homem como um ser constituído nas relações sociais e nas atividades que desenvolve, coletivamente, para produzir sua sobrevivência e de seu grupo social.

14 “O ser humano traz consigo uma dimensão que não pode ser descartada, que é a sua condição social e histórica, sob o risco de termos uma visão distorcida (ideológica) de seu comportamento” (LANE 1993, p. 12).

15 É necessário captar a mediação ideológica na dinâmica social, considerando a sociedade como produto histórico-dialético (relações entre os homens e instituições sociais), a fim de não reproduzi-la como fato inerente à “natureza” do homem (LANE, 1993).

16 Toda Psicologia é social!
Toda Psicologia, ao tratar do indivíduo, de alguma forma, considera suas relações com a sociedade.

17 Indivíduo x Sociedade: uma falsa dicotomia:
Não há, basicamente, uma contradição entre indivíduo e sociedade. O indivíduo é um ser histórico-cultural que é constituído pelas inter-relações sociais (BONIN, 2001, p. 60).

18 O homem não sobrevive a não ser em relação com outros homens
O homem não sobrevive a não ser em relação com outros homens. Desde o seu nascimento, até mesmo antes, o homem está inserido num grupo social.

19 Robson Cruzoé: Quando o homem está sozinho, como Robson Crusoé, é um ser humano que tem o habitus próprio de sua sociedade de origem, na qual se constituiu  expresso através do jeito de andar, de externar emoções, de usar instrumentos que adquiriu nas relações e vivências anteriores.

20 “O homem é um ser social por natureza
“O homem é um ser social por natureza. Entende-se aqui que cada indivíduo aprende a ser um homem nas relações com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores, apropriação que se dá pelo manuseio dos instrumentos e pelo aprendizado da cultura humana” (BOCK et al., 1999, p. 142).

21 A questão do individualismo:
Individualismo bastante acirrado na sociedade ocidental  muitos conflitos próprios do momento histórico, devido à dinâmica da história e do homem  Os homens podem vir a se representarem como seres isolados em oposição à sociedade.

22 A tessitura de redes na dinâmica social:
No processo de construção humana, o indivíduo sofre influência e, ao mesmo tempo, influencia o mundo em que vive, traçando as redes que compõem a sociedade - ainda que esta passe por tais transformações.

23 “O “verdadeiro” eu não está enclausurado e isolado dessa sociedade
“O “verdadeiro” eu não está enclausurado e isolado dessa sociedade. É somente uma ilusão. O indivíduo não é estranho à sociedade. A vida social supõe entrelaçamento entre necessidades e desejos em uma alternância entre dar e receber. A razão e a mente não são substâncias, mas produtos de relações em constantes transformações” (BONIN, 2001, p. 60).

24 3. Indivíduo, Cultura e Sociedade
A constituição do sujeito humano: Ocorre numa rede intrincada de relações em que se interpenetram os aspectos biológicos - havendo, desde o início, comportamentos inatos ligados à sua estrutura biológica -, psíquicos e sócio-culturais.

25 O ser humano nasce numa determinada cultura que, então, vai sendo assimilada – e, ao mesmo tempo, transformada – na medida em que se relaciona com o outro/mundo.

26 As pessoas se constituem em um dado sistema cultural, formando uma rede de inter-relações na qual se influenciam mutuamente.

27 Cada indivíduo desempenha um papel ativo no meio em que vive, sendo sujeito/agente do seu processo, o que nega uma perspectiva de determinismo social  nesta interatividade ele é, simultaneamente, produto e produtor.

28 O conceito de cultura: É extremamente complexo; Não se limita ao fenômeno mental, no que se refere aos processos lógico-cognitivos de assimilação dos dados culturais; Nem à simples incorporação de padrões de comportamento e à produção de desejos exclusivamente individuais (GEERTZ apud BONIN, 2001).

29 A cultura se forma em um conjunto compartilhado de vivências, cujos significados são atribuídos na esfera pública.  Importa estudar esses processos em estruturas de significados formados publicamente.

30 Sentidos produzidos na esfera pública:
Trata-se de sentidos que são produzidos no espaço público, pois para que se forme uma dada cultura é preciso que seja compartilhada entre os indivíduos, produzindo-se assim o sentido.

31 O termo “público” “significa que algo é compartilhado também visualmente, como em rituais e na fabricação e uso de artefatos” (BONIN, p. 65).

32 Ênfase na rede de inter-relações:
Através das atividades, objetos, artefatos e símbolos compartilhados  para além de crenças, conhecimentos e outros processos mentais individuais  isto é, nas atividades concretas dos indivíduos em interação.

33 Concepção de sujeito histórico-social:
Ao nascer cada indivíduo se depara com um social já formado, instituído pelas gerações anteriores, ou seja, um conjunto de normas sociais instituídas e expressas pela cultura, que vai sendo introjetada através das inter-relações humanas.

34 O papel do outro: Desde o princípio da vida, o outro desempenha um papel significativo na existência humana, a começar pelo núcleo familiar, em que ocorrem as primeiras identificações - bastante significativas na história do sujeito -, o que o torna social por natureza.

35 “[...] apesar de o indivíduo ser considerado como produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação, e que, coletivamente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui” (BONIN, 2001, p. 70).

36 A importância dos aspectos culturais na constituição humana: as diferentes concepções de “eus”
Cultura americana: “eus” independentes Cultura japonesa:“eus” interdependentes.

37 A cultura americana: as pessoas se vêem, em geral, independentes e autônomas, tendo habilidades e valores únicos e agindo segundo atributos internos.  É mais importante para o indivíduo sobressair-se, ser único, elevando, assim, sua auto-estima, mesmo que isto cause conflitos com os outros  eus independentes.

38 Cultura japonesa: o “eu” faz parte do grupo em que a pessoa está inserida, de forma que os outros participam na definição de si.  “o ‘eu’ não existe em si e é um produto de relações que se definem face aos outros em determinadas situações”  eus interdependentes.

39 A ação da pessoa ocorre em conformidade com as expectativas de outrem  não se colocando em primeiro lugar e buscando harmonizar seus interesses e atributos pessoais com os dos demais  eus interdependentes.

40 A concepção de “eu” (interdependente):
Está calcada na empatia pelo outro, resultando em um comportamento polido e autocontido, com vistas a favorecer a harmonia do grupo em termos de equivalência de comportamentos.

41 Ser diferente para o japonês: exceto para os notáveis, implica no risco da exclusão, que configura um pesadelo.  Não se estimula, pois, a competição interna, cujos feitos criativos são compartilhados, sendo inconcebível sobressair-se no grupo.

42 As Emoções: Podem reforçar estas construções do “eu” de forma mais independente ou interdependente: Ações e emoções “focalizadas no ‘eu’:  típicas de pessoas egoístas, por ex.,  inaceitável para um sujeito de ego interdependente, uma atitude imatura, uma dificuldade para uma harmonia grupal.

43 A solidariedade: Considerada como fonte de um self interdependente, funcionando como o ideal do grupo (BONIN, 2001).

44 Nas culturas que enfatizam o “eu” independente:
As motivações estão ligadas à necessidade de expressar realização individual, em que o indivíduo procura ser bem sucedido, realçar sua auto-estima e aumentar sua auto-realização.

45 A relevância para os “eus” interdependentes:
Demonstrar e desenvolver motivações sociais, em prol do outro, sendo modesto e procurando agir de acordo com as expectativas de seus pares (BONIN, 2001).

46 A sociedade: É o conjunto das relações interpessoais (não estando acima dos indivíduos), sendo construída na interação contínua entre os mesmos, produzindo culturas e sub-culturas.

47 Um universo de diversidade cultural  gerando a formação de grupos heterogêneos a partir do intercâmbio de práticas, conceitos e valores globais, nacionais e regionais. A construção do “eu” na vida social:  Ocorre em sua pluralidade cultural, a qual abrange valores universais e locais.

48 4. Psicologia Sócio-Histórica: uma das vertentes da Psicologia Social Crítica
Autores soviéticos de expressão: Vigotsky, Leontiev, Luria: Buscam uma psicologia livre do pensamento burguês, que não separe o homem de seu mundo social, revendo o conhecimento segundo a perspectiva materialista histórica e dialética.

49 Vigotsky: questiona a existência da natureza humana e da consciência como algo intrínseco e a-histórico. Seu projeto levará à superação das dicotomias: mundo interno x mundo externo; indivíduo x sociedade; objetividade x subjetividade.

50 O homem: Constrói sua “natureza”; É construído socialmente e é produtor de sua existência; Adapta-se à natureza e a modifica segundo as suas necessidades; Cria os objetos e os meios de produção destes objetos e desta forma desenvolve a cultura. Concepção de homem: Um ser ativo, social e histórico → resultado de uma determinada abordagem metodológica do homem, da história e da sociedade: o materialismo histórico-dialético.

51 4.1 Pressupostos do Materialismo histórico-dialético
Concepção materialista: A realidade material tem existência independente em relação à idéia, ao pensamento, à razão; Existem leis na realidade, numa visão determinista; É possível conhecer toda a realidade e suas leis.

52 Concepção dialética: A contradição é característica fundamental de tudo que existe, de todas as coisas; A contradição e sua superação constante é a base do movimento de transformação constante da realidade; O movimento da realidade está expresso nas leis da dialética (lei do movimento e relação universal; lei da unidade e luta de contrários; lei da transformação da quantidade em qualidade; e lei da negação da negação) e em suas categorias.

53 Concepção histórica: Só é possível compreender a sociedade e a história através de uma concepção materialista e dialética → a história deve ser analisada a partir da realidade concreta e não a partir das idéias, buscando-se as leis que a governam (visão materialista), e as leis da história, além de materiais, são as leis do movimento de transformação constante, que tem por base a contradição.

54 “O homem é ativo (o homem da ação, do trabalho), social (o trabalho só se realiza em sociedade) e histórico (a ação, em sociedade, do homem sobre a natureza transforma a natureza e o próprio homem [...]. E a realidade, a natureza não pode ser pensada sem a presença do homem que a transforma. [...] o materialismo histórico e dialético, que afirma a realidade como independente da razão, ou da “idéia” (materialismo), mas afirma também o movimento constante da realidade, a partir da contradição (dialética) e a relação intrínseca entre a ação do homem e o movimento da realidade (história)” (BOCK; GONÇALVES, 2003, p. 49).

55 As leis que regem as sociedades e os homens:
São históricas, não são alheias aos homens porque são resultado de sua ação sobre a realidade (trabalho e relações sociais); mas são leis objetivas, porque estão na realidade material do trabalho e das relações sociais.

56 4.2 Categorias fundamentais:
Atividade Consciência Identidade

57 A Atividade: É categoria do psiquismo na medida em que é a partir da atividade que o homem participa de um grupo social em um determinado momento histórico, tornando-se um indivíduo; Neste processo, a partir da atividade sobre o objeto, desenvolve o psiquismo.

58 A Consciência: Não existe sem a matéria; Só se desenvolve no cérebro humano, de um homem que tem atividade e vida social → tem uma natureza social, embora seja algo do indivíduo Está ligada à atividade social do homem, ao trabalho e só aparece nesse processo É subjetiva, mas não existe sem a realidade objetiva→ expressa uma unidade entre objetividade e subjetividade.

59 Atividade: A categoria atividade refere-se à ação do homem sobre a realidade; Só ocorre dentro de relações sociais estabelecidas historicamente É definida pelo lugar que o indivíduo ocupa socialmente dentro da forma de organização do trabalho; Nas sociedades de classe essa organização envolve desigualdade e opressão social. Consciência: se desenvolve em relação com a atividade, no processo contraditório de movimento da sociedade.

60 “O trabalho (atividade para garantir a sobrevivência de si e da família) é o fio condutor, o ponto de partida, o elemento fundamental em relação ao qual a consciência se processa; é o cerne da categoria atividade; indissociável da categoria consciência” (SAWAIA apud BOCK; GONÇALVES, 2003).

61 Identidade: Compõe com atividade e consciência o substrato da subjetividade Refere-se ao que o indivíduo é, àquilo no que ele se constitui no processo de desenvolvimento da consciência em relação com a atividade; O indivíduo é metamorfose.

62 Linguagem: É mediação importante no processo de desenvolvimento da identidade, a partir do movimento entre atividade e consciência; É entendida como instrumento e, ao mesmo tempo, como elemento formador da consciência; É produzida social e historicamente, com significados sociais e históricos, com a presença da questão ideológica.

63 O desenvolvimento do psiquismo:
O discurso produzido pelos indivíduos permite ter acesso ao processo de desenvolvimento do psiquismo como resultado da relação entre atividade – consciência – identidade.


Carregar ppt "Psicologia Social Contemporânea"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google