A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura e Apresentação de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura e Apresentação de"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura e Apresentação de
Projetos

2 CICLO DA PESQUISA

3 O QUE É UM PROJETO: é lançar idéias para frente;
é prever as etapas de trabalho; é definir a onde se quer chegar com ele; é uma apresentação organizada de decisões que você tomou em relação à investigação científica que vai empreender.

4 O QUE É UM RELATÓRIO: é o relato dos resultados de uma pesquisa;
é a resposta ao problema da pesquisa

5 Aspectos Fundamentais
Geração de conhecimento: todo projeto de pesquisa deve gerar novos conhecimentos, novas idéias, novos conceitos, novas explicações, que venham a conduzir a humanidade para novas ações, novas práticas transformadoras. Muitas vezes são realizados projetos erroneamente denominados de pesquisa, uma vez que não trazem novos conhecimentos e sim apenas repassam conhecimentos já existentes, obtidos por pesquisa bibliográfica. Relevância: uma pesquisa sem relevância não tem razão de ser. A pesquisa deve ser importante para os indivíduos que estão sendo pesquisados, bem como para a sociedade e a Ciência propriamente dita. Originalidade : deve apresentar certo grau de originalidade, prestando uma contribuição relevante aos estudos da área.

6 Uma estrutura de apresentação
Capa Folha de rosto Sumário 1. Introdução – É a parte inicial do trabalho, onde deve ser apresentado através de um texto claro, objetivo e sintético o tema, a delimitação do assunto a ser pesquisado e os objetivos da pesquisa, além de outros dados que se fizerem necessários para melhor esclarecer o assunto. Deve apresentar as idéias mestras do trabalho.

7 IMPORTANTE TÍTULO: indica o conteúdo de forma clara e precisa , podendo ser modificado na redação definitiva, em função dos dados obtidos durante a elaboração do planejamento ou mesmo da execução de projeto de pesquisa. INTRODUÇÃO: é uma explicação sucinta da pesquisa. Nela deve constar a idéia central e a delimitação do assunto a ser tratado, bem como a indicação do caminho a ser seguido. Deve apresentar as idéias mestras do trabalho.

8 OBJETIVOS 2. Objetivos 2.1 Geral O objetivo geral de um projeto de pesquisa é sua “espinha dorsal”. É a questão principal da pesquisa, problema a ser resolvido. No geral emerge da problematização feita do tema. Deve expressar claramente o que o pesquisador pretende conseguir com sua investigação. O objetivo é o que você pretende atingir com a sua pesquisa e não o que você vai fazer para atingi-lo. O enunciado de objetivos inicia-se com verbo no infinitivo.

9 Uma estrutura de apresentação
2.2 Específicos O problema expresso como objetivo geral será subdividido em questões secundárias a serem respondidas, relacionadas à questão principal (são os quês secundários). Elabora-se tantos objetivos específicos quantos necessários para o estudo e solução satisfatória do problema. Definem os aspectos mais específicos, que contribuem para alcançar o objetivo geral.

10 IMPORTANTE OBJETIVOS: prevêem as metas a serem alcançadas. Se necessário, podem ser desdobrados em gerais e específicos. Objetivo geral deve expressar de modo claro o que o pesquisador deseja como resultado final de sua investigação e os objetivos específicos os problemas específicos a serem resolvidos para a solução satisfatória da proposta do objetivo geral.

11 3. Justificativa É a defesa que você faz do seu projeto
3. Justificativa É a defesa que você faz do seu projeto. É a contextualização do trabalho de forma sucinta. Deve apresentar a importância (relevância) do porque tal pesquisa deve ser realizada; quais os motivos que a justificam (porque você escolheu este tema) motivação individual, profissional, social e teórica da escolha do mesmo. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir uma visualização situacional deste. Esclarecer como surgiu, como foi percebido o problema, mostrando a atualidade do assunto para a vida acadêmica. É onde se mostra a razão de ser da pesquisa. Explicitar para quem e para que os resultados serão úteis.

12 IMPORTANTE JUSTIFICATIVA: contem : a) o problema ser pesquisado e as razões porque foi escolhido; b) o interesse ou relevância da pesquisa proposta, isto é, maior conhecimento de um determinado aspecto a ser estudado, ou obtenção de dados que venham a auxiliar práticas vivenciadas em nossa realidade do ensino de Ciências.

13 REFERENCIAL 4. Referencial teórico Consiste em verificar o que já existe sobre o tema em discussão, pesquisas já realizadas por outros pessoas sobre o mesmo problema ou semelhante, mapeando sinteticamente as principais conclusões a que chegaram. Deve-se tomar cuidado para não reescrever a obra dos autores, mas, sinteticamente, as idéias centrais e principais conclusões.

14 Não existe Projeto sem embasamento teórico!
IMPORTANTE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA contém o referencial teórico-crítico da pesquisa, explicitando-se as linhas teóricas de abordagem do objeto de estudo. Não existe Projeto sem embasamento teórico!

15 METODOLOGIA 5. METODOLOGIA Aqui você define os instrumentos e procedimentos para análise dos dados. Em outras palavras, indica como pretende executá-la. Isto é, se for uma pesquisa qualitativa, de que maneira você pretende coletar e analisar os dados qualitativos (observação, entrevista, história de vida, estudo de caso, etc...). Se for uma pesquisa quantitativa, de que maneira pretende coletar os dados (questionário, formulário, entrevista, observação, etc...). Apresenta-se em linhas gerais o método a ser utilizado para a execução da pesquisa. Para tanto, o capítulo da metodologia da pesquisa deve apresentar uma definição clara da:

16 5.1 População e amostragem - você deve indicar a população da qual você está retirando a sua amostra. A amostragem boa é aquela que permite abranger a totalidade do problema investigado em suas múltiplas dimensões (população e amostra). Uma pergunta importante neste item é: “quais indivíduos sociais têm uma vinculação mais significativa para o problema a ser investigado 5.2 Coleta de dados Neste item indica-se como será operacionalizada a coleta de dados. Deve-se definir as técnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo (entrevistas, observações, questionários, história de vida, etc...) como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anuários e censos.

17 5.3 Análise e interpretação dos resultados Consiste em descrever como os dados coletados serão organizados e analisados. Deve-se estabelecer a ligação entre os resultados obtidos com outros já conhecidos, quer sejam derivados de teoria ou de estudos realizados anteriormente (relação com a base teórica). Se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global ou individualmente, se a pesquisa for quantitativa, provavelmente usa-se estatística descritiva média, desvio padrão etc

18 IMPORTANTE METODOLOGIA : Descreve as técnicas e procedimentos a serem adotados no tratamento do assunto em cada etapa do trabalho, isto , as diferentes linhas de ação propostas para se atingirem os objetivos. São as atividades necessárias para a obtenção dos dados indispensáveis para o desenvolvimento de cada objetivo específico. Na descrição dos procedimentos deve-se detalhar o universo, a amostra, os instrumentos de coleta de dados e o tipo de tratamento que as informações receberão.

19 CRONOGRAMA 5.4. CRONOGRAMA A finalidade do cronograma é prever quando se realizará cada uma das etapas da pesquisa.

20 IMPORTANTE CRONOGRAMA : Prevê todas as etapas do trabalho e a duração em cada uma delas, definindo com mais detalhes e precisão a duração total do projeto.

21 IMPORTANTE 5.5. CUSTOS : Previsão dos recursos materiais , humanos e financeiros . Estes três aspectos devem ser examinados, a fim de que se possa determinar a viabilidade ou não do projeto proposto.

22 RESULTADOS e CONCLUSÕES
6. Análise e discussão dos dados coletados No relatório, os dados coletados são analisados e discutidos com o auxílio do referencial teórico (Metodologia + Referencial) 7. Conclusões A análise e discussão dos dados, leva ao capitulo final da pesquisa, que consiste em uma resposta ao problema investigado, dentro dos limites dos dados coletados. Uma conclusão deve sempre se limitar aos dados investigados. Deve ser simples e suficiente, sem ser muito extensa.

23 REFERÊNCIAS E ANEXOS Referências Relacionar as fontes utilizadas para a elaboração da pesquisa: livros, revistas, jornais, Internet, etc. Anexos Documentos incorporados, que venham a enriquecer, esclarecer e detalhar o trabalho. Ex.: roteiro de questionário ou de entrevista, outros documentos ilustrativos do projeto, etc.

24 Plano de Pesquisa Formulação do problema - Decorre de um aprofundamento do tema. Deve ser formulado como pergunta, ser claro, preciso e ser delimitado a uma única dimensão. Verificar se é original, relevante, exeqüível e adequado ao pesquisador. Formular a questão significa que você deve colocar de maneira clara, específica e operacional, qual é a dificuldade que você pretende examinar. Exemplo: O uso de laboratórios para ministrar aulas práticas aos alunos das segundas séries do ensino médio, aumenta o seu nível de conhecimento ?

25 Plano de Pesquisa Questões de pesquisa ou hipóteses - Questões de pesquisa são perguntas orientadoras que nascem a partir do problema. Representam o que o investigador deseja esclarecer de forma mais detalhada. Devem ser precisas, claras, objetivas etc., e devem servir aos propósitos manifestos e latentes no problema da pesquisa. Hipóteses são prováveis respostas ou soluções. Essas respostas ou soluções serão provisórias até a sua comprovação ou rejeição na prática. São afirmações provisórias.

26 IMPORTANTE QUESTÕES DE PESQUISA: consiste na formulação do(s) problema(s) e subproblemas da pesquisa. De um modo geral costuma ser apresentado em forma interrogativa. É preciso que seja claro , compreensível, não muito amplo, limitando-se ao tema proposto.

27 Carlena Herrmann Mendes 2008®
Formatação Carlena Herrmann Mendes 2008®


Carregar ppt "Estrutura e Apresentação de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google