A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar"— Transcrição da apresentação:

1 Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar. ( ) é construída no caminho, no caminhar. Toda proposta pedagógica tem uma história que precisa ser contada ( ) é a fala de um desejo, de uma vontade eminentemente política no caso de uma proposta educativa, e sempre humana, vontade que o ser social e humano, nunca é uma fala acabada” (p. 19); ( ) “uma proposta pedagógica expressa sempre os valores que a constituem, e precisa estar intimamente ligada à realidade a que se dirige, explicitando seus objetivos de pensar criticamente esta

2 realidade ( ) precisa ser construída com a participação efetiva
de todos os sujeitos - crianças e adultos, professores e profissionais não docentes, famílias e população em geral - levando em conta suas necessidades, especificidades, e realidade.” (p. 21). ( ) trata-se de ativar saberes locais, descontínuos, desqualificados, não legitimados, contra a instância teórica, unitária que pretenderia depurá-los, hierarquizá-los, ordená-los em nome de uma ciência detida por alguns. (Foucault, p.171).

3 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação -Lei 9394/96-, no seu artigo 12, propõe um
trabalho coletivo de construção do Projeto Político Pedagógico, com a participação de todos os sujeitos em todas as decisões, formando um trabalho que possa orientar, direcionar e dar sentido ao compromisso assumido coletivamente. Cabendo a todos a responsabilidade de elaborar e cumprir o plano de trabalho da escola construindo assim o planejamento participativo e a estratégia de ação da escola.

4 Possibilita através da reflexão, discussão crítica
sobre os problemas da escola buscar a transformação da realidade de uma maneira articulda, com a participação de todos os os envolvidos, a fim de colocar em prática sua intencionalidade.

5 fundamenta as transformações
internas, da organização escolar que norteiam os trabalhos a serem desenvolvidos com uma certa autonomia, pois deve estar de acordo com a lei vigente.

6 Então ... Ele é um processo democrático que deve ser construído para dar embasamento e suporte ao fazer pedagógico escolar, para que a escola possa desempenhar o seu papel com idéias inovadoras, espaços reflexivos, onde o lugar de trabalho seja um lugar de aprendizagem para todos, que tenha a finalidade de modificar a educação na comunidade escolar.

7 Projeto Político-Pedagógico (P. P. P) e o Regimento Escolar (R
Projeto Político-Pedagógico (P.P.P) e o Regimento Escolar (R.E) são dois importantes documentos existentes na escola. No Regimento Escolar deve estar expresso Todas as orientações da vida escolar, a partir do que foi construído no P.P.P.

8 [...] é um documento que, por natureza reclama elaboração coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Exatamente por ser a tradução formal do projeto pedagógico da escola, não pode prescindir da participação de ninguém em sua formulação. Por essa razão, não é documento que se elabore ás pressas, mas exige que disponha de certo tempo, para permitir que o processo participativo- moroso, quase sempre- possa acontecer. ( Res.CEED/RS Nº 236 – JUSTIFICATIVA. P 7 )

9 Eles devem ser constantemente reavaliados
Eles devem ser constantemente reavaliados. Pois dessa maneira a escola será reflexiva e formará cidadãos críticos, autônomos, democráticos e participativos. O P.P.P tem a finalidade de planejar, projetar e transformar. O Regimento Escolar é um documento que fundamenta a legislação da escola, devendo ser elaborado com coerência, ética e conhecimento, estando de acordo com a realidade escolar, exercendo o seu papel normativo, contendo aspectos sociais, administrativos e pedagógicos, para que a educação possa ocorrer de fato.

10 Porém as mudanças na educação não dependem somente deles, mas também
das autoridades políticas em colocar a educação como prioridade nacional, construindo boas escolas e valorizando os professores com salários dignos.

11 A construção de um Projeto Político Pedagógico, é repensar qual escola queremos, e que sociedade pretendemos formar para que a escola se torne de fato, um lugar de transformação social de uma sociedade mais justa e igualitária.

12 "a cultura precisa ser capaz de produzir significados, provocar sentimentos
individuais e coletivos, criar disposições à ação e estabelecer formas de experiência coletiva da vida e de reflexões sobre seu valor. A cultura é um processo de construção social da história de vida das pessoas, das sociedades dos povos e até mesmo das nações." (BRANDÃO, p. 85).


Carregar ppt "Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google