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Unidade I: O Surgimento da sociologia

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Apresentação em tema: "Unidade I: O Surgimento da sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade I: O Surgimento da sociologia
CEAP – 2013 Curso de Administração Disc. Sociologia das Organizações Profº: Luiz Alberto C. Guedes Unidade I: O Surgimento da sociologia

2 O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
1.1. Contextualização histórica do Surgimento da Sociologia: Considerações Conceituais. Que é Sociologia? É uma ciência ou uma disciplina? Se é Ciência, qual seu objeto de estudo?

3 Os Sofistas (+/- 4 séculos a.C.)
Os Precursores: Os Sofistas (+/- 4 séculos a.C.)  No domínio social, praticamente, inauguraram os elementos essenciais Observação do Método Científico Comparação A crítica

4 ARISTÓTELES ( )  Pesquisou 157/158 Constituições de Estados Gregos, ao final do que conclui, dentre outras coisas, que o homem é um animal político.  E, com base em seus estudos sociais e políticos:

5 Considera que o clima influi diretamente na Psicologia Social;
Assegura que a família é, por excelência, o grupo social elementar; Constata que a mudança é a própria condição de vida das sociedades;

6 Constata, também, que as sociedades são formadas de elementos heterogêneos  origem da hierarquia do governo e da divisão do trabalho  de onde resulta um sistema de equilíbrio,

7 O conjunto da população cresce em demasia
Um dos elementos da cidade cresce exageradamente em relação aos outros. Que se rompe quando O conjunto da população cresce em demasia

8 IBN KHALDUN (1332-1406) -“Prolegômeno”
Seu pensamento esteve sempre relacionado à decadência dos corpos políticos,  Ao desaparecimento dos últimos estados muçulmanos da Espanha;

9 Pelo seu trabalho desponta como o precursor da moderna Sociologia
Pelo seu trabalho desponta como o precursor da moderna Sociologia. Até sua definição de História é inteiramente sociológica:

10 “A História tem como objetivo nos fazer compreender o estado social do homem, ou seja, a civilização. E nos ensinar os fenômenos que dela decorrem naturalmente, como:

11 a vida selvagem, o abrandamento dos costumes, o espírito de família e de tribo, as divergências de superioridade de uns povos sobre os outros, diferenças de posição, as ocupações (trabalho e esforços), os ofícios, as artes, todas as coisas realizáveis pela natureza das coisas, no caráter da sociedade.”

12 Para Ibn Khaldun a vida social é um fenômeno natural: O meio geográfico e o clima determinam as condições de vida das sociedades.

13 Ele considera que o homem é o único ser vivo que precisa de uma autoridade, sem o que reinaria a anarquia, porque no homem predominam os maus instintos.

14 N. MAQUIAVÉL (1469- 527)  THOMAS
HOBBES ( ).

15 ► A partir das concepções de ambos, constata-se que o declínio das crenças nos princípios morais e jurídicos que figuram na base de determinada estrutura política acarreta, no campo das idéias, um interregno. Na ausência de outro critério de legitimidade, vê-se predominar a idéia da violência.

16 ► A psicologia social de ambos resume-se na premissa de que HOMO HOMINI LUPUS, segundo Hobbes E “Os homens tendem mais para o mal do que para o bem”, segundo Maquiavel.

17 ►A contribuição maior de Maquiavel refere-se à demarcação de um conteúdo para a Sociologia Política, expresso tanto em o Discurso sobre OS DEZ PRIMEIROS LIVROS DE TITO LÍVIO, como em O PRÍNCIPE, suas obras mais importantes, como precursor da Sociologia.

18 (In Neidson Rodrigues,1991)
LIÇÕES DE MAQUIAVEL (In Neidson Rodrigues,1991)

19 Primeira Lição O DIRIGENTE DO ESTADO DEVE TER COMPETÊNCIA PARA ANTECIPAR OS PROBLEMAS QUE ELE VAI ENFRENTAR E, AO ANTECIPAR OS PROBLEMAS, DEVE REMEDIÁ-LOS, NÃO PERMITINDO QUE O TEMPO CORROA A SUA AUTORIDADE.

20 Segunda Lição QUANDO UMA DETERMINADA AÇÃO, POR PIOR QUE SEJA, FOR INEVITÁVEL, É PRECISO FAZÊ-LA RAPIDAMENTE E NÃO ADIÁ-LA.

21 Terceira Lição É MAIS FÁCIL CONQUISTAR O GOVERNO DO ESTADO DO QUE IMPLEMENTAR NOVOS COSTUMES E, CONSEQUENTEMENTE, IMPOR A DIREÇÃO PENSADA QUANDO DA DISPUTA DESTE GOVERNO.

22 Quarta Lição TODOS OS PROFETAS ARMADOS VENCERAM E OS DESARMADOS FRACASSARAM.

23 Quinta Lição AO ASSUMIR O GOVERNO, O DIRIGENTE DEVE REALIZAR TODAS AS AÇÕES QUE PRODUZEM MALEFÍCIOS A MEMBROS DA SOCIEDADE, DE UMA SÓ VEZ E DE MANEIRA COMPLETA, PARA QUE SEUS EFEITOS NÃO PERDUREM DURANTE TODO O GOVERNO.

24 Sexta Lição É PRECISO CUIDADO COM AQUELES QUE SE APROXIMAM DO NOVO GOVERNANTE, PARA DEFINIR-LHES O CARÁTER E OS INTERESSES.

25 Sétima Lição UMA AÇÃO, PARA SER VITORIOSA, DEVE SER LEVADA A EFEITO COM AS PRÓPRIAS FORÇAS QUE PUDEREM SER MOBILIZADAS PARA ESTA AÇÃO.

26 Oitava Lição O PRÍNCIPE QUE IGNORA O TERRENO SOBRE O QUAL SE DESENVOLVE A GUERRA E DESCONHECE OS SOLDADOS QUE COMANDA, CONDUZ AS SUAS FORÇAS PARA A DERROTA.

27 Nona Lição AS PESSOAS ESPERAM DO DIRIGENTE QUE ELE TOME DECISÕES ADEQUADAS, JUSTAS E CORRETAS, AINDA QUE ISTO FIRA A INTERESSES DE UM OU DE OUTRO GRUPO.

28 Décima Lição O DIRIGENTE POLÍTICO QUE DESEJA CONDUZIR A SOCIEDADE A UM OBJETIVO BEM DETERMINADO, DEVE PROCURAR ESTABELECER OBEJETIVOS OS MAIS ALTOS POSSÍVEIS E IMPULSIONAR A SOCIEDADE NAQUELA DIREÇÃO, COM ALVOS DIFÍCIES, NÃO SE LIMITANDO AOS CONSIDERADOS VIÁVEIS, PORQUE NA REALIDADE, NA AÇÃO DA SICIEDADE, A TENDÊNCIA É SEMPRE ATINGIR OBJETIVOS INFERIORES AOS PROJETADOS.

29 THOMAS HOBBES (1588 – 1679) (LEVIATÃ - 1631).
É considerado o teórico do Estado Absolutista Sua teorização foi baseada nas relações burguesas da Inglaterra.

30 Na sua concepção considera que os homens vivem no seu estado natural como animais, jogando-se uns contra os outros pelo desejo de riqueza, de poder, de propriedade. “Homo Homini Lupos”

31 Então estabelecem um contrato para constituírem o Estado que “refreie os lobos”, que impeça o desencadear-se dos egoísmos e da destruição mútua.

32 Assim, o Estado (Absolutista ) nasce de um contrato entre os homens, para lhes garantir a vida .

33 (“TRATADO DO GOVERNO CIVIL”- 1690).
JOHN LOCKE (1632 – 1704) (“TRATADO DO GOVERNO CIVIL”- 1690).

34 Foi militante da Revolução Liberal concluída em 1689, em cujas conquistas destacam-se a instituição do HABEAS CORPUS, e a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO PARLAMENTO.

35 Para ele “o homem no seu estado natural é plenamente livre mas, devido os excessos, sente necessidade de limitar essa liberdade”. Razão do “contrato” estabelecido entre os homens  origem da organização da sociedade civil, do estado político, com a distinção entre os poderes legislativo, executivo e federativo.

36 Considera que, pelo contrato social, o Estado deve garantir a preservação da liberdade, da propriedade privada, e da vida. Defende o PRINCÍPIO DO DIREITO DE RESISTÊNCIA.  Conseqüências das idéias de J. Locke.

37 JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778) “O CONTRATO SOCIAL (1762)”
Concepção Democrático-Burguesa. Segundo Rousseau, os homens nascem livres e iguais, mas em todo lugar estão acorrentados. Para ele, não existe liberdade onde não haja igualdade.

38 É contrário à Propriedade Privada, mas não apresenta meios de superá-la.
Nega a separação dos três poderes, afirmando o poder da Assembléia.

39 Assegura que a soberania pertence exclusivamente ao povo, que não pode cedê-la ou renunciá-la.
Defende o caráter absoluto e imprescindível do direito que cada indivíduo possui, inerente a sua qualidade de homem. 

40 Charles De Secondat, BARÃO de MONTESQUIEU (1689 – 1755)
“DO Espírito das Leis -1748”. Com Montesquieu, a noção de lei entrou no domínio das Ciências Sociais: “As leis são as relações necessárias que derivam na natureza das coisas”.

41 Ele parte desta proposição ao constatar o estabelecimento de determinado número de relações estáveis entre instituições políticas e jurídicas dos povos e suas condições de vida, em que considera a influência do clima.

42  Os impulsos decorrentes do clima impõe-se à moral; por isso as relações dos países quentes são, em geral, tolerantes ante à luxuria, e as dos países frios, ante à embriaguês.

43  Para ele as instituições baseiam-se em relações constantes entre a natureza do homem e o meio. Dessa síntese, emana o espírito geral.

44 A obra de Montesquieu constitui uma conjunção paradoxal entre o novo e o tradicional. Nela, ele discute o funcionamento dos regimes políticos, questão que ele encara dentro da ótica liberal.

45 E A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
ISIDORE AUGUSTO MARIE FRANÇOIS XAVIER COMTE (1798 – 1857) E A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

46 Sua concepção repousa em três temas básicos, a saber:
AUGUSTO COMTE É considerado o criador da Sociologia, sob a perspectiva do positivismo. Sua concepção repousa em três temas básicos, a saber:

47 1º) Numa filosofia da História, objetivando mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar (Filosofia Positiva) deve imperar entre os homens.

48 2º)Numa fundamentação e classificação das ciências baseada na filosofia positiva. 3º)Numa ciência, cujo estudo busca compreender a estrutura e os processos de modificação da sociedade, permitindo a reforma prática das instituições – A SOCIOLOGIA.

49 – TEOLÓGICA, METAFÍSICA e POSITIVA.
 A filosofia da história pode ser sintetizada na LEI DOS TRÊS ESTADOS: Todas as ciências e o espírito humano, como um todo, desenvolvem-se através de TRÊS FASES DISTINTAS – TEOLÓGICA, METAFÍSICA e POSITIVA.

50 Estado Teológico: - diante da diversidade da natureza, o homem só consegue explicá-la mediante a crença na intervenção de seres sobrenaturais; o mundo se torna compreensível somente através de deuses e espíritos.

51 O estado Teológico compreende os estágios
Fetichista Politeísta Monoteísta A mentalidade teológica teria como forma política a monarquia aliada ao militarismo.

52 O estado Metafísico concebe FORÇAS
Física Química Vital Numa segunda fase desse estado, a mentalidade metafísica reuniria todas essas forças numa só – A NATUREZA – unidade que equivaleria ao Deus único do estado monoteísta.

53 Na esfera política, corresponderia a uma sociedade originária de um contrato e o Estado baseado na soberania do povo. Assim os reis seriam substituídos pelos juristas.

54 Estado Positivo Subordinação da Imaginação e da Argumentação à Observação, em que cada proposição de maneira positiva deve corresponder a um fato, particular ou universal.

55  Comte classifica as ciências de acordo com a maior ou menor simplicidade ou complexidade, dos respectivos objetos de estudo.

56 A partir da complexidade crescente / generalidade decrescente, têm-se a seguinte ordem de classificação das Ciências: Matemática  Astronomia  Física  Química  Biologia  Sociologia.

57 Os aspectos fundamentais da Sociologia Comteana:
ESTÁTICA  que estudaria as condições constantes da sociedade  Religião, família, propriedade, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal etc., que presume e sustenta a ORDEM.

58 DINÂMICA que estudaria as leis em seu progressivo desenvolvimento, cuja idéia Principal é o PROGRESSO.

59 No domínio do social e do Político, o estágio positivo do espírito humano marcaria a passagem do poder espiritual para as mãos dos sábios e cientistas e do poder material para o controle dos industriais.


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