A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02"— Transcrição da apresentação:

1 Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: Fundamentos do ensino de teatro Jean Piaget Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02

2 Jean Piaget (1896 – 1980) Nasceu dia 9 de agosto, na Suíça;
Seu pai, calvinista convicto, era professor universitário de literatura medieval; Desde criança, Piaget interessou-se pela história natural, escrevendo seu primeiro ensaio, sobre um pardal albino, aos 11 anos.

3 - Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia.
Recebeu seu Doutorado em Biologia, em 1918, aos 22 anos de idade.

4 - Após formar-se foi para Zurique, trabalhando como psicólogo experimental;
Lá, frequentou aulas lecionadas por Jung, passando a trabalhar como psiquiatra; Em 1919, foi para a França, atuando no laboratório de Alfred Binet, famoso psicólogo infantil; Nesse ano, iniciou o estudo do desenvolvimento das habilidades cognitivas;

5 - Em 1921, voltou à Suíça, tornando-se diretor do Instituto J. J
- Em 1921, voltou à Suíça, tornando-se diretor do Instituto J. J. Rosseau, da Universidade de Genebra, onde desenvolveu a maior parte de suas pesquisas. - Piaget lecionou em diversas universidades europeias, como a Sorbonne, em Paris, de 1952 a 1963. - Escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

6 Principais livros: O nascimento da inteligência na criança;
A construção do real na criança; A formação do símbolo na criança; Da lógica da criança à lógica do adolescente; O juízo moral na criança; A psicologia da criança;

7 Principais conceitos de Piaget
Assimilação; Acomodação; Equilibração; Abstração empírica e reflexiva; Estágio.

8 Assimilação O ser humano, em contato com o meio, assimila determinadas informações em detrimento de outras. A assimilação implica uma interpretação do mundo a partir de uma certa organização mental.

9 Acomodação As estruturas mentais (organização criada pelo ser humano para entender o mundo) são capazes de se modificar para dar conta de compreender as singularidades de um novo objeto. A acomodação, nesse sentido, implica uma transformação das estruturas mentais.

10 Equilibração O sujeito, ao entrar em contato com um objeto novo, desequilibra-se; Para compreender esse objeto, ele tem que se acomodar. A equilibração, pois, lida com os processos de assimilação e acomodação. O crescimento da inteligência dá-se pela dinâmica desequilíbrio – equilibração – desequilíbrio.

11 Abstração empírica e reflexiva
Empírica = informações retiradas do objeto de conhecimento; (sujeito pensa sobre o mundo). Reflexiva = informações retiradas da relação do sujeito com o objeto. (sujeito pensa sobre sua ação sobre o mundo)

12 Estágio O desenvolvimento da inteligência não é linear, mas por saltos, rupturas; Os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um estágio superior, apresentando outra lógica do conhecimento.

13 Três principais estágios definidos por Piaget
Estágio sensório-motor (0 a 2 anos) Estágio pré-operatório (2 a 7 anos) Estágio operatório ( 7 anos em diante) este último divide-se em: - operatório concreto (7 a 11 anos) - operatório formal (12 anos em diante)

14 Piaget, é denominado por alguns, como “O psicólogo que revolucionou a educação”.
- Até a sua morte, em 1980, o intelectual dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética, vinculado à Faculdade de Ciências de Genebra.

15 Fonte - Coleção Grandes Educadores: Jean Piaget. Apresentação de Yves de La Taille. São Paulo: Atta mídia e educação. Suporte: DVD.


Carregar ppt "Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google