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A Natura é a maior companhia de cosméticos brasileira A Natura é a maior companhia de cosméticos brasileira. A empresa desenvolve, fabrica, distribui.

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3 A Natura é a maior companhia de cosméticos brasileira
A Natura é a maior companhia de cosméticos brasileira. A empresa desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país.

4 5Fábricas: Cajamar (SP) e Benevides (PA)
8 CD’s ; 5Fábricas: Cajamar (SP) e Benevides (PA) 2 Hubs Logísticos

5 Missão Logística A empresa tem como missão atender plenamente a demanda de produtos e serviços, garantindo à Natura Cosméticos um diferencial competitivo pela flexibilidade da cadeia logística com padrões de qualidade, serviço e custo, que evidenciem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável para a plena satisfação dos clientes.

6 Oportunidade Problemática
Em 2008, consultores e consultoras Natura sofreram problemas quanto aos prazos de entrega em virtude de questões como vendas muito superiores ao que projetado em alguns períodos do ano, consequentemente o Índice de Não Atendimento (INA) subiu.

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8 O Sistema é de Venda Direta
O Sistema é de Venda Direta. As Consultoras Natura Revendem e Distribuem os produtos ao consumidor final. Perfil CN CN – Consultora Natura CNO - Consultora Natura Orientadora Dados 2014

9 O ciclo de venda da Natura Cosméticos opera com 21 dias, ou seja, a cada 3 semanas lança-se um novo mix de produtos através de revistas que as Consultoras apresentam ao consumidor final. Dados 2014

10 Captação de Pedidos 1. Site – 2.CAN – Canal de Atendimento Natura
Há dois meios de captação de pedidos: 1. Site – 2.CAN – Canal de Atendimento Natura

11 Previsão da Demanda O PPCP efetua o planejamento da demanda/venda. As vendas subdividem-se em: Promocionadas: Representa 60% das vendas , são elaborados cenários considerando o histórico de vendas, a percepção atual do mercado, itens complementares a compor o mix do ciclo, inflatores e deflatores (índice contábil relacionado a inflação monetária mercadológica) . Não promocionadas não se utiliza embasamento estatístico, apenas faz-se uma suavização exponencial. A elaboração destes cenários é consolidada na reunião executiva de Sales and Operation Planning (S&OP) .

12 Planejamento da Produção e de Suprimentos
Uma vez definido o mix de produtos do ciclo de vendas em questão, realiza-se o planejamento mestre de produção (MPS) e a análise do sistema Material Requirement Planning (MRP – Planejamento das Necessidades de Materiais). DELFOR DELJIT

13 Fornecedores Natura Aproximadamente 5 mil parceiros compõem a rede de fornecimento da Natura. Em torno de 500 fornecedores representam cerca de 70% do volume de compras da Natura Fornecedores Produtivos: ativos da biodiversidade, matérias-primas, materiais de embalagem e produtos acabados Fornecedores Não Produtivos: serviços de tecnologia, de transporte e de manutenção, entre outros.

14 Seleção de Fornecedores
O acompanhamento e a avaliação do processo são realizados pela própria Natura, através de um sistema de pontuação, o "Score Card” capaz de identificar e reconhecer os parceiros que apresentam as melhores práticas dentro dos indicadores pré-estabelecidos

15 Seleção de Fornecedores
Esses indicadores pré-estabelecidos estão informados pelo QLICAR um padrão de processo de acompanhamento e certificação. Q Qualidade L Logística I Inovação C Custo/Contrato A Atendimento R Relacionamento

16 Sistema de Produção O sistema de produção da empresa é empurrado, com o auxílio do MPS1 e MRP até a compra dos insumos. A estratégia adotada pela empresa é a de manter estoques dos insumos e não dos produtos acabados; assim, à medida que vão sendo vendidos os produtos, vão sendo repostos. Após a compra o sistema é puxado, com o auxílio do Kanban.

17 Capacidade Produtiva Produção local na América Latina superou 16 milhões de unidades (10,3 milhões em 2013) de produção diária.

18 Gestão de Estoques Ao mesmo tempo em que se elabora o plano de produção também é verificada a disponibilidade de produtos em estoque nos centros de distribuição (CDs) e Hubs, bem como a demanda de cada um deles, com base na estatística de venda, para verificar a necessidade de abastecimento no local.

19 Gestão de Estoques A Natura emprega em seu classificação de controle de estoques por ponto de pedido (Q) e de controle de estoque por revisões periódicas (P) 1. Q - ocorre no controle dos insumos 2. P - ocorre no controle dos produtos acabados, sendo que o modelo trabalha no eixo do tempo, estabelecendo datas nas quais são analisadas a demanda e as demais condições de estoques para tomar decisões sobre a reposição

20 Gestão de Estoques Armazém Vertical 37 metros de altura.
Algumas ferramentas utilizadas para auxiliar na Gestão dos Estoques é o SAP®, Warehouse Management e Product Planning (PP – Planejamento de Produto). Armazém Vertical 37 metros de altura. 52 mil paletes. O AV funciona de maneira totalmente automatizada, equipamentos leem códigos de barras com os pedidos das consultoras

21 98% Pedidos despachados em 24 horas
Picking Na área de picking são separados os pedidos, sejam eles do tipo Make to Order (sob encomenda) ou Make to Stock (para estoque), A ordem de atendimento dos pedidos é por ordem de chegada (FIFO) 98% Pedidos despachados em 24 horas

22 Picking O controle e a automação do sistema garantem que cada pedido tenha seus respectivos produtos ejetados automaticamente de forma com que a separação seja rápida e precisa. Após a montagem dos pedidos, é realizada a conferência: 1) Leitura do Bar Code 2) Conferência do Peso - análise manual; 3) Análise Manual do Pedido.

23 Distribuição Reduziu 44 para apenas 5 o número de transportadoras
Adota a sistemática de disponibilizar as cargas para as transportadoras conforme seus horários de coleta – Just-in-time

24 Making of – Visita Natura Cajamar 02/06/15

25 Making of – Visita Natura Cajamar 02/06/15

26 Making of – Visita Natura Cajamar 02/06/15

27 Making of – Visita Natura Cajamar 02/06/15

28 Making of – Visita Natura Cajamar 02/06/15

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30 Referências – Acesso 25/05/2015 turmalogistica2012.xpg.uol.com.br/PPCP/CASE%20NATURA.pdf – Acesso 25/05/2015 Relatórios Anuais:2008, 2012, 2013 e – Acesso 25/05/2015 sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/cristiano.pdf - – Acesso 25/05/2015 - – Acesso 25/05/2015


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