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O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental;

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Apresentação em tema: "O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental;"— Transcrição da apresentação:

1 O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental;
Ambiente Geral e de Tarefas; Tipologias de ambiente.

2 MAPEAMENTO AMBIENTAL Ambiente é tudo que envolve uma organização. É o contexto na qual ela está inserida; Assim as organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito.

3 Mapeamento ambiental Por quem é feito???
Por profissionais destinados pela empresa para esta função = profissionais da própria empresa ou consultores.

4 SELEÇÃO AMBIENTAL É apenas uma pequena porção de todas as inúmeras variáveis ambientais possíveis;

5 PERCEPÇÃO EMBIENTAL É a percepção que a empresa possui do ambiente de acordo com suas convicções, motivações, suas experiências e expectativas. A percepção ambiental é muito pessoal, depende muito daquilo que a empresa considera relevante no seu ambiente.

6 CONSONÂNCIA E DISSONÂNCIA
Há consonância quando as presunções da empresa a respeito do ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Dissonância – Quando as presunções e expectativas da empresa não são confirmadas na prática.

7 AMBIENTE GERAL Ambiente Geral – Macroambiente;

8 Ambiente geral Ambiente Específico de cada empresa.

9 Ambiente geral Variáveis Tecnológicas:
Um dos aspectos mais críticos devido ao impacto que exerce sobre as empresas. Envolve a soma total dos conhecimentos acumulados: técnicas, aplicações, desenvolvimento. Tecnologia – Ambiente Geral e Específico.

10 AMBIENTE GERAL Variáveis Políticas: Federal, Estadual e Municipal;
Incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral. Política econômica, tributária e fiscal, saúde pública, infra estrutura, educação, saneamento

11 AMBIENTE GERAL Variáveis Econômicas: 1. Permanentes:
Distribuição de Renda; Grau de industrialização. 2. Temporárias: Tendências Inflacionárias ou deflacionárias Balança de pagamento do país

12 AMBIENTE GERAL Variáveis Legais:
Leis e normas legais que regulam, controlam, incentivam ou restringem determinados comportamentos empresariais. Tributárias, trabalhistas, civis, comerciais, etc...

13 AMBIENTE GERAL Variáveis Sociais: Tradições Culturais;
Estrutura do orçamento familiar de despesas; Importância dada à família e à coletividade local e nacional; Atitude das pessoas frente ao trabalho; Atitude das pessoas quanto ao R$ e à poupança; Homogeneidade e Heterogeneidade das estruturas raciais.

14 AMBIENTE GERAL Variáveis Demográficas:
Características da população: raça, crescimento; religião, distribuição geográfica, sexo e idade, etc...

15 AMBIENTE GERAL Variáveis Ecológicas: Condições físicas e geográficas.
Tipo de terreno, condições climáticas, vegetação. Ecossistema – equilíbrio ecológico.

16 AMBIENTE de tarefa Os Consumidores ou Usuários: Market share
Por exemplo, se uma marca de refrigerantes produz e vende 2 milhões de garrafas ao mês num mercado cujo total, considerando todas as marcas concorrentes, é de 10 milhões de garrafas, esta empresa possui um market share de 20%

17 AMBIENTE de tarefa Fornecedores de Recursos: Financeiros – R$
Mão de Obra – Recursos Humanos Materiais - Fornecedores Equipamentos e Serviços – Prestadores de serviços.

18 AMBIENTE de tarefa Concorrentes: Mercado: clientes e usuários
Recursos: materiais, humanos, financeiros, etc... Disputam tanto as entradas quanto as saídas.

19 Ambiente de tarefa Grupos Reguladores: Governos, Sindicato.
Grupos que impõem controles, limitações e restrições às empresas.

20 AMBIENTE TAREFA QUESTÕES PARA DISCUSSÃO É POSSÍVEL A EMPRESA MODIFICAR SEU AMBIENTE TAREFA? SE POSSÍVEL, COMO?

21 TIPOLOGIAS DE AMBIENTES
Ambiente de Tarefa Estável e Estático: Mesmos clientes, fornecedores, concorrentes; Permite reações padronizadas; Modelo mais burocrático; Mais mecanizado

22 TIPOLOGIAS DE AMBIENTE
Ambiente de Tarefa Mutável e Instável. Comportamento dinâmico, imprevisível e turbulento; Mudam constantemente de concorrentes; Produtos tornam-se obsoletos rapidamente; Mudam constantemente de fornecedores. Gestão Edhocrática.

23 TIPOLOGIAS DE AMBIENTE
Ambiente de tarefa Homogêneo: Possui clientes, fornecedores e concorrentes pouco diferentes entre si e que podem ser tratados com certa uniformidade. Gestão mais simples, com poucos departamentos.

24 TIPOLOGIAS DE AMBIENTE
Ambiente de Tarefa Heterogêneo: A empresa se diferencia por uma porção de departamentos, cada qual responsável por um aspecto dessa variedade ambiental.

25 TIPOLOGIAS DE AMBIENTE
Gestão Edhocrática: Estrutura organizacional marcadamente orgânica; Pouca formalização dos procedimentos e comportamentos; Coordenação e controle efetuado pelas próprias equipes de trabalho; Elevado grau de descentralização;

26 SISTEMA MECANICISTA E ORGÂNICO
Estrutura Organ. Desenho de Cargos Processo decisorial Comunicação Confiabilidade Princípios Ambiente Tarefa Burocrático Estáveis Centralizada Vertical Regras e Regulamentos Teoria Classica Estável Flexível Mutáveis Descentralizado Horizontal Comunicação Informal Teoria das Relações Humanas Instável

27 RECONHECIMENTO DO AMBIENTE TAREFA
É o primeiro passo para uma análise ambiental: Quais os Clientes (reais e potenciais)? Quais os fornecedores (reais e potenciais)? Quais os concorrentes para suas entradas e saídas? Quais as agências reguladoras (reais e potenciais)?

28 ANÁLISE AMBIENTAL Análise SWOT. Análise do Oceano Azul

29 ANÁLISE SWOT

30 ANÁLISE SWOT

31 ANÁLISE DO OCEANO AZUL Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante;

32 ANÁLISE DO OCEANO AZUL

33 Estratégia do oceano azul
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Editora Campus Atores: W. Chan Kim Renée Mauborgne Ano 2005 O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.


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