A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Leandra Gularte Paiva Oficina de leitura: A visão da pessoa com deficiência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Leandra Gularte Paiva Oficina de leitura: A visão da pessoa com deficiência."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Leandra Gularte Paiva Oficina de leitura: A visão da pessoa com deficiência

2 Estrutura da oficina  Público-alvo: alunos de uma turma de AEE (Atendimento Educacional Especializado) de capacitação para o mundo do trabalho. Jovens e adultos com diversos tipos de comprometimento cognitivo (ex: síndrome de Down e outras síndromes, autismo).  Para que essa oficina vai servir para o público-alvo? Esta oficina proporcionará acesso a conhecimentos sobre o mundo para qual eles estão se preparando, praticar a leitura e interpretação de textos curtos e imagéticos, refletir sobre seu papel no mundo e expor essa reflexão, de acordo com sua capacidade.  Número de alunos: 16

3 Estrutura da oficina  Carga-horária: um encontro semanal de 1 cada, durante 3 semanas  Recursos: sala de aula, televisão com entrada usb, cópias de textos, quadro branco.  Unidade temática: Mundo do trabalho

4 Estrutura da oficina  Resultados esperados: reflexão por parte dos alunos sobre a temática abordada, discussão, exposição de ideias e produção de um texto (escrito ou imagético) sobre si mesmo com base na temática.  Forma de avaliação: a avaliação será realizada ao longo de toda a oficina, observando-se a participação nas atividades e os textos produzidos ao final da oficina.

5 Aula 1  Conversa inicial, pré-leitura: lembrar os alunos que estão se preparando para o trabalho, perguntar se sabem onde procurar vagas de emprego, quais são as suas expectativas em relação aos futuros trabalhos, como estão se preparando.

6 Aula 1 Texto 1 – será exposto na tela da televisão.

7 Atividade de interpretação - oral  1 – Do que se trata o texto que você acabou de ler?  2 - Onde podemos encontrar textos desse tipo?  3 – Para quem é direcionado esse anúncio?  4 – Se você estiver interessado neste trabalho, o que deverá fazer?  5 – O termo usado para se referir às pessoas interessadas no trabalho, é correto? (pessoas portadoras de necesseidades especiais- pessoas com necessidades especiais)  6 – O que você vê na imagem? Você acha que ela faz parte do texto?  7- Como a imagem nos ajuda a entender o texto?

8 Texto 2

9 Atividade de interpretação - oral  1- O que o homem estava lendo no jornal?  2- Que tipo de texto lemos no começo da aula?  3-Será que ele se parece com o que o homem da história está lendo?  4-Onde você acha que ele foi com tanta pressa?  5-A expressão dele no último quadrinho é de felicidade? O que fez com que ele ficasse assim?

10 Aula 2  Depoimentos de pessoas com deficiência inseridas no mundo do trabalho: cada dupla receberá uma folha com os dois depoimentos e fará a leitura silenciosa. Após, dois alunos lerão os depoimentos em voz alta e então serão respondidas oralmente as seguintes perguntas:  1- Quem está falando nesse texto? Como você chegou a essa conclusão?  2- O que essa pessoa disse que aconteceu com ela, também acontece com você ou você gostaria que acontecesse?  3- As mudanças que aconteceram quando essas pessoas começaram a trabalhar foram boas? Porque?  4- Diga coisas que você gostaria de poder comprar com seu futuro salário?  A professora pode anotar no quadro branco o que os alunos citarem e analisar com eles a viabilidade dos ítens pensados. Os alunos podem fazer anotações no caderno.

11 Texto 3  “Eu sempre achava que não conseguia fazer as coisas, hoje eu sei que consigo e posso ajudar minha mãe. Gosto de mim desse jeito.” (pessoa com deficiência intelectual, 32 anos)

12 Texto 4  “Antes de trabalhar eu precisava pedir a meu pai para comprar as coisas, mas muitas vezes ele não tinha dinheiro para me dar e eu precisava ficar esperando até ele ter o dinheiro. Eu ajudo em casa com 50 reais, deposito um pouco e o que sobra para mim compro roupa, sapato, DVD de música intermacional e popular brasileira. Viajei para Visconde de Rio Branco, comprei um computador, uso a internet para ver notícias e ouvir músicas. É importante trabalhar para ter as coisas, fico animado, fiz amizades. (...) Eu não gostaria de deixar o emprego porque preciso do dinheiro e me sinto muito bem, as pessoas conversam comigo sobre o meu trabalho”. (pessoa com deficiência intelectual, 53 anos)

13 Aula 3  Será realizada, oralmente, uma retomada geral do que foi trabalhado nas aulas anteriores e então será feita a proposta de produção:  Os alunos deverão produzir um texto, escrito ou imagético, sobre como se veem no seu futuro emprego, os planos que pretende colocar em prática. Nesse momento, alunos que fizeram anotações no caderno, poderão consultá- las.  Após cada aluno apresentará seu trabalho, lendo ou explicando a imagem.Os colegas e a professora poderão fazer perguntas e comentários.

14 Referências  Colocação seletiva de pessoas com deficiência intelectual em organizações do trabalho: reflexões, possibilidades e desafios,Belo Horizonte, maio de 2010, pgs 11 e 14. disponível em http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/artigosdeficiente/colo cacaodepessoascomdeficienciaintelectualnotrabalho1.pdf, acesso em 12 de junho de 2015 http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/artigosdeficiente/colo cacaodepessoascomdeficienciaintelectualnotrabalho1.pdf


Carregar ppt "INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Leandra Gularte Paiva Oficina de leitura: A visão da pessoa com deficiência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google