A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Arquivísticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Arquivísticos"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Arquivísticos
Aula 6

2 índice Conceitos de Arquivo / Análise do texto / Crítica
Análise crítica dos princípios da Arquivística / A linha Sistêmica

3 1. Conceito de Arquivo Alguns problemas da Arquivística:
Polissemia da palavra Arquivo; Normatização dos conceitos / Terminologia Utilização da Palavras / o poder das palavras Cada país utiliza sua experiência administra-tiva para dar significado aos conceitos de arquivo. “O arquivo do Arquivo Municipal de João Pessoa não se encontra, no arquivo, junto dos arquivos depositado no arquivo daquele Arquivo”. (Mouta. 1989, p. 12)

4 Conceitos distintos expressos numa mesma palavra;
Falta de normalização nacio- nal e internacional com lei- turas diversificadas dos princípios arquivísticos; Arquivo serviço / Arquivo da Instituição Arquivo informação / Arquivo construção arquitetônica / Arquivo móveis.

5 Conceitos: Jean Favier: “Os arquivos são um conju-nto de documentos recebidos ou consti-tuídos por uma pessoa física ou jurídica ou por um organismo público ou privado, resultante de suas atividades, organizado e conservado em vista de sua utilização eventual.” Bautier: “Um fundo de arquivo é um con-junto de peças de toda natureza que to-dos corpos administrativos, todas as pes-soas físicas ou jurídicas reúne em razão das suas funções e atividades”.

6 Fundos ≠ Arquivos Antonia Heredia Herrera: “Arquivo é um ou mais conjuntos de documentos seja qual for a sua data, sua forma e suporte, acumulados em um processo natural por uma pessoa ou instituição pública ou pri-vada no transcurso de sua gestão. Con-servados, respeitando aquela ordem para servir como testemunho e informação…”

7 Michael Cook: Distinção entre arquivo e serviço de arquivo (Records management e Archives). Quando deve-se aplicar os quadros de classificação Elio Lodolini: “Arquivo é um complexo de documentos formados por uma pessoa fí-sica ou jurídica no curso de suas ativida-des e portanto ligados por um vínculo necessário” Schellemberg:Arquivo é formado de do-cumentos de qualquer instituição pública ou privada, que tenham sido considerados de valor, merecendo preservação.

8 Um único conceito de arquivo (arquivo administrativo e arquivo histórico)
Características dos documentos de arquivo Conceito da autora: Arquivo é um conjun-to de documentos constituídos por uma pessoa singular ou por um organismo, no exercício e em função de sua atividade

9 2. A linha Sistêmica O que Sistema e Sistemismo: “Complexo de elementos em interação de natureza ordenada (…)” (Bertalanfy s/d) Um sistema é composto de partes interdependentes entre si. O Todo (sistema) é formado pela agregação organizada das partes que o formam” Neste sentido o mais significativo conceito de arquivo é:

10 O Arquivo é um sistema (semi-)fechado de informação social materializada em qualquer tipo de suporte, configurado por dois fatores essenciais – a natureza orgânica (estrutura) e a natureza funcional (serviço/uso) – a que se associa um terceiro – a memória – imbricado nas anteriores.


Carregar ppt "Fundamentos Arquivísticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google