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Serviços Compartilhados

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Apresentação em tema: "Serviços Compartilhados"— Transcrição da apresentação:

1 Serviços Compartilhados
Conscientização em Segurança no Trânsito

2 CONSCIENTIZAR A FORÇA DE TRABALHO PRÓPRIA EM SEGURANÇA NO TRÂNSITO.
OBJETIVO CONSCIENTIZAR A FORÇA DE TRABALHO PRÓPRIA EM SEGURANÇA NO TRÂNSITO.

3 METODOLOGIA Para alcançar os objetivos mencionados na tela anterior, você precisa estudar os 7 (sete) capítulos deste curso. Ao final de tudo, você deve responder uma avaliação em ambiente de sala do campus virtual.

4 MENSAGEM Esperamos que este curso seja uma ferramenta útil e produtiva para o seu dia- a-dia no trânsito. E que ao final dele você conheça mais um pouco em segurança no trânsito.

5 Risco/Controle = Perigo
Conceito de Segurança Segurança não é somente a ausência de acidentes, mas também a adoção de condições e de comportamentos adequados que evitam situações não desejadas. Existe uma equação que mostra bem esse conceito: Risco/Controle = Perigo Onde: Risco: É a probabilidade de algo indesejável ocorrer. Controle: São as medidas que adotamos para que algo indesejável não ocorra. Perigo: É a ação ou situação com potencial de provocar acidentes, danos materiais, danos ao ambiente de trabalho, ou a combinação dos mesmos. Fala sugerida: Apresentar o conceito de segurança e a relação entre risco e perigo. Lembrar que o perigo é algo inerente a uma determinada situação. Aplicando-se medidas de controle, os riscos são reduzidos.

6 Principais fatores causadores de acidentes de trânsito
Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, 6% são causados por má condição de vias e 45 são causados por falhas mecânicas. As principais falhas humanas causadoras de acidente são a imprudência, a negligência, a imperícia e a ação evasiva. Fala sugerida: Apresentar os principais fatores causadores de acidentes de trânsito, dando exemplos a partir do conteúdo do slide. Este slide complementa o anterior ao retratar as interações presentes no sistema de tráfego. O ambiente fornece informações (input) para o motorista e para o veículo. Por sua vez, o veículo repassa algumas destas informações para o motorista e fornece outras. O motorista só tem controle sobre o veículo, mesmo assim, de forma limitada... No fim, todas essas informações são repassadas ao motorista. Se ele não estiver preparado, esse excesso de informação pode sobrecarregá-lo. Por isso, é importante controlar os aspectos ligados à jornada de trabalho, condições de descanso, controle de velocidade, prover veículos em boas condições etc.

7 Legislação de trânsito
Fala sugerida: A letra “e”, em cima do carro, é um hiperlink para um filme sobre o tema a ser abordado.

8 LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
TRÂNSITO é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, que realizam as ações de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Os componentes do trânsito são: o homem, o veículo e a via. Para que possamos adquirir a condição de conduzir veículo (automotor e/ou elétrico), devemos ser habilitados. O documento que comprova nossa habilitação é chamado de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Fala sugerida: Mostrar a importância de o condutor ser habilitado, ou seja, possuir Carteira Nacional de Habilitação e que, na falta da mesma, o condutor estará infringindo a lei e, portanto, é passível de punição.

9 LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
VIAS é por onde transitam veículos, pessoas e animais e compreendem a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central. Um dos objetivos desta apresentação é levar o condutor habilitado a rever seus conhecimentos sobre o sistema trânsito e, a partir daí, a modificar algumas atitudes. As leis de trânsito, num aspecto amplo, estabelecem normas que garantem o direito do cidadão de ir e vir. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi criado para preservar esse direito. Fala sugerida: Mostrar ao condutor habilitado que é muito importante o conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

10 LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
Basicamente, os motoristas habilitados consultam o Código de Trânsito por duas razões principais: no momento em que estão se preparando para passar pelo exame teórico, que é obrigatório para conseguir a CNH; - ou quando recebem uma multa ou qualquer outra punição de trânsito e consultam o Código para constatar se seus direitos estão sendo preservados. Fala sugerida: Enfatizar o último parágrafo.

11 LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
Art São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN: I - cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé; II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo. Fala sugerida: Mostrar a importância do cumprimento do Art. 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que quem não cumprir estará infringindo a lei e, portanto, passível de punição.

12 DIREÇÃO DEFENSIVA Fala sugerida:
A letra “e”, em cima do carro, é um hiperlink para um filme sobre o tema a ser abordado.

13 DIREÇÃO DEFENSIVA Conceito: - A Direção Defensiva é o conjunto de técnicas cuja finalidade é capacitar o condutor a dirigir de modo a evitar acidentes ou diminuir as ocorrências, apesar das condições adversas ou da ação incorreta dos outros condutores ou pedestres. - Um motorista que dirige defensivamente consegue prever o erro dos outros, tendo tempo para correções. Dessa forma, evita o seu envolvimento em acidentes e diminui consideravelmente o cometimento de infrações. Fala sugerida: Enfatizar que a prevenção é a melhor maneira de se evitar acidentes.

14 DIREÇÃO DEFENSIVA Cuidados na Direção:
Antes de viajar, calibre adequadamente os pneus; Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso, troque o óleo antes de pegar a estrada; Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente; Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista. Dessa forma, você não fechará os demais veículos. Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

15 DIREÇÃO DEFENSIVA Para sair de uma rodovia, diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível, não faça uma manobra brusca, deslize o veículo suavemente para o lado; Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado; Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos; Viajando à noite, em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol. Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

16 DIREÇÃO DEFENSIVA No início da chuva, não ligue o limpador de imediato. A sujeira irá prejudicar a visão. Espere a água da chuva retirar a poeira do pára-brisa por uns instantes; Durante a chuva, verifique pelo espelho retrovisor se os pneus de seu veículo estão deixando marcas nas pista. Se não estão, o veículo está aquaplanando (boiando sobre um véu de água). Diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem; Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente; Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo: luz do painel, pisca-pisca, faróis, luz de ré e neblina (se houver). Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

17 DIREÇÃO DEFENSIVA Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas também use para controlar as manobras dos outros; Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda, desista da manobra; Quando for viajar, repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos; Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, com sono etc; Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito, não dá tempo para verificações do tipo: "para que serve esse botão?”; Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

18 DIREÇÃO DEFENSIVA Conheça a autonomia de seu veículo, verifique se a quantidade de combustível dá para chegar ao destino com grande margem de segurança. No caso de dúvida, abasteça; Mantenha os seus conhecimentos de primeiro socorros atualizados. Isso pode ser útil para terceiros e para seus passageiros; Se faz tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não dirija, se for o caso. Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

19 DIREÇÃO DEFENSIVA Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim: Numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo. Olhe para o centro da pista; para o resto, use sua visão periférica; Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu. Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

20 DIREÇÃO DEFENSIVA Dirigir à noite:
Quando os faróis do veículo contrário ofuscam sua visão, as pupilas demoram de 4 a 7 segundos para se adaptarem à situação. Se você estiver a 80km/h, significa que você percorrerá de 90 a 160 metros completamente cego. Portanto, quando avistar um veículo em sentido contrário com faróis altos: Diminua a velocidade; Aumente a distância em relação ao veículo que está à sua frente; Pisque os faróis para comunicar-se com o outro motorista; Olhe para a direita, na linha branca ou margem da pista; Nunca olhe diretamente para os faróis do outro veículo. Lembre-se: dirigir à noite exige o melhor do seu bom senso. Os acidentes noturnos são de maior gravidade; os diurnos têm maior freqüência, porém menor gravidade. Fala sugerida: Dicas de direção defensiva – mostrar que devemos agir assim para evitar acidentes.

21 Uso do Cinto O cinto de segurança serve para proteger sua vida e diminuir as consequências dos acidentes.O seu uso reduz em 50% o risco de lesões graves. Todos os ocupantes do veículo são obrigados a usar o cinto. Crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco de trás com cinto de segurança apropriado e com os dispositivos de retenção conforme a idade: bebê conforto, cadeirinha e assento elevado. As mulheres grávidas devem utilizar o cinto, com a parte horizontal ajustada por baixo do ventre e a parte diagonal deverá passar pela região central do ombro. Fala sugerida: Apresentar o conteúdo do slide, atentando para o fato da existência de dois filmes sobre uso de cinto de segurança (ônibus e carro). As figuras são os links para os filmes.

22 Álcool e Direção Dirigir após ingerir bebida alcoólica é um ato criminoso. Mesmo assim, 70% dos acidentes fatais são causados pelo uso do álcool, onde o jovem é geralmente a maior vítima. As reações provocadas no organismo pelo consumo de álcool são variadas. O sistema nervoso é alterado, podendo passar da euforia e excesso de confiança para a depressão total. Os reflexos, perigosamente comprometidos, tornam-se lentos, interferindo na capacidade de avaliar riscos e dirigir com segurança. Por isso, jamais utilize álcool ou outras drogas antes de dirigir!

23 Celular e direção: Proibido dirigir segurando o celular ou com fone de ouvido; Causa distração, mesmo com o uso de dispositivo viva-voz; É um fator de risco de acidentes em 13% dos casos de distração Uma boa dica é fazer as ligações enquanto está na garagem, antes de sair de casa ou antes de sair do trabalho; Se for imprescindível atender, pare o veículo! Fala sugerida: Apresentar o conteúdo do slide, atentando para o fato da existência de filme sobre uso do celular. A figura é o link para o filme.

24 ESTADO FÍSICO E MENTAL DO CONDUTOR
Existem vários fatores tanto físicos quanto emocionais que afetam diretamente a capacidade de dirigir com segurança: Fadiga - É uma das maiores causas de acidente,pois afeta a tomada de decisões, retarda os reflexos e prejudica a visão. A fadiga é um tipo de cansaço permanente,para suavizar seus efeitos recomenda-se dormir esse alimentar com regularidade e planejar as horas de descanso. Atenção – Não se distraia com celulares, fumo, problemas pessoais e conversa. Se perceber que sua atenção está falha, procure parar e descansar. Audição – O som faz parte da comunicação do trânsito, como por exemplo, a buzina e os apitos do agente de trânsito.Mas o barulho em excesso prejudica a direção, por isso não ligue o rádio do seu carro com o som alto e use a buzina somente quando necessário. Visão – É um fator muito importante na sua condução, faz parte inclusive do processo de habilitação.


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