A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A alegria de ... SER Catequista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A alegria de ... SER Catequista."— Transcrição da apresentação:

1 A alegria de ... SER Catequista

2 “Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi…”
(Jo 15,16)

3 O catequista é chamado, por Deus a:
Anunciar Transmitir Dar testemunho Do latim “fidere”, ter confiança Resposta do homem ao chamamento de Deus. A fé é a fonte de vida cristã. Na Bíblia o vocabulário da fé tem duas dominantes: Aman – solidez, segurança Batah – confiança

4 CATEQUISTA - Educador da fé
acredita no Senhor, com uma fé profunda anuncia a sua Palavra testemunha os valores do seu Reino porta-voz da sua mensagem Dá a conhecer JESUS

5 O catequista deve: SABER - O que - responsável S A quem
Como - responsável amadurecido na fé apaixonado pela catequese S E R ANUNCIA “E a semente que caiu em terra boa são aqueles que, tendo ouvido a Palavra, com um coração nobre e virtuoso, a conservam e dão fruto com a sua perseverança” (Lc 8, 4-15) SABER FAZER

6 Fazer catequese é: Levar a criança não só a gostar de Jesus, mas ainda a conhecer bem a vida e a mensagem de Cristo, com todas as sua exigências e a saber as verdades da fé Se a nossa fé cresce à medida que se vive… amadurece à medida que se sabe

7 A nossa missão, hoje, continua a ser a mesma de Jesus, evangelizar - levar a Boa Nova

8 Numa sociedade onde as pessoas tendem a afastar-se de Deus, é necessário cada vez mais catequistas que, anunciem com alegria, a graça que receberam, ao se sentirem associados, à missão de Jesus Cristo O catequista deve ter sempre Jesus como o seu modelo

9 É importante acolher as nossas crianças como Jesus acolhia
Jesus, apresenta-se como um bom amigo

10 Quanto mais o catequista se mostra alegre no anúncio da Palavra, tanto mais alegre será a mensagem para os que o escutam. É precisamente a alegria do catequista, no anúncio da Palavra e do Evangelho, a demonstração mais evidente de que a Boa Nova, que anuncia, encheu o seu coração

11 Quando Jesus se sentava entre os amigos e os discípulos e lhes falava de Deus, quando se esquecia das horas passadas felizes debaixo da sombra das árvores para revelar a Boa Nova a todos, quando abria seu coração para ensinar a rezar, a cuidar da vida, a ser bom, a buscar a verdade e a justiça, a chamar Deus de Pai, Paizinho, Jesus era catequista.

12 Quando Maria, lá na sua casa de Nazaré, colocava Jesus menino em seus joelhos e lhe falava de Deus e lhe explicava a história do povo de Israel, quando juntos rezavam os salmos, quando ela abria seu coração e louvava ao Senhor, cantando como os anjos do céu, Maria era catequista.

13 Quando Ana, mãe de Maria, chamava a filha junto de si e lhe falava das promessas de Deus, quando lhe lembrava as profecias que anunciavam o Messias, quando rezavam juntas para que o Salvador viesse logo, Ana era catequista.

14 E a história vai longe no tempo passado e irá mais longe no tempo futuro, porque ser catequista é uma alegria muito grande, porque é transmitir a preciosíssima herança da fé, o bem mais importante que uma família pode legar a seus filhos, que uma comunidade pode dar a seus irmãos.  

15 Porque ser catequista é aceitar um dom de pura doação e felicidade, visto que só é possível falar da abundância do coração. Porque ser catequista é assumir também o testemunho de vida, visto que a palavra ensinada precisa ter o eco dos gestos e dos sentimentos, e dos atos e do olhar. Porque ser catequista é ser sempre discípulo e um pouco mestre, sempre disponível e missionário. 

16 Mas a maior alegria de ser catequista é viver se sentindo como que junto a Jesus, debaixo das árvores, ouvindo-o falar de Deus. Naquelas horas de encontro, de partilha e pura felicidade, parece que Maria nos toma em seu colo de Mãe e os anjos se aproximam para louvar ao Senhor.

17 Porque a catequese pode ser como que um pedacinho de Paraíso, espaço e tempo de busca e encontro de Deus.

18 Catequese não é só reza, é VIDA, é Ressurreição!
Catequese é trabalho difícil, árduo... mas muito compensador. Catequizar é fazer todos verem, através do seu trabalho, o verdadeiro rosto de Cristo.

19 Rosto esse que está estampado em cada irmão sofredor e marginalizado.
E sobre este rosto deve consistir uma evangelização verdadeira, deixando claro que nosso Deus Javé  mandou seu filho Jesus nos libertar dando-nos consciência de que essa situação de morte não é do seu agrado. Ele é vida, e veio para que tenhamos vida em abundância.

20 Catequizar é ajudar, é tirar o seu irmão do cativeiro, da escravidão, é fazê-lo caminhar, valorizar-se, enxergar a luz, é fazê-lo sentir-se gente, capaz de também construir um mundo mais justo e solidário.

21 Catequistas, vale a pena continuar nesse trabalho, mesmo com todas as dificuldades que encontramos.
Mas, é mais válido ainda, quando temos a certeza de que estamos plantando a árvore do amor, da justiça, da liberdade, e também da Luta. Como Ele mesmo diz: Eu não vim trazer a Paz, mas, a Espada... (Mt 10, 34).

22 Andando de braços dados com Ele e construindo o seu Projeto, você também passa a incomodar.
Mas, siga em frente com a catequese. Plante-a e cultive-a, mesmo sabendo que você poderá não descansar sob sua sombra; saiba que alguém vai usufruir, aproveitar.

23 Vá, se é esse o seu trabalho, seja feliz e faça o outro também ser feliz e importante.
Parabéns, Catequistas! Fonte: Canção Nova Texto extraído de

24 Entre Deus e o catequista deve existir comunhão

25 Senhor, Tu me chamaste a ser catequista na Tua Igreja, na Tua comunidade, que também é minha. Tu me confiaste a Missão de anunciar a Tua Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar, pela minha própria vida, os valores do Evangelho. Não recuo diante do Teu chamamento. É pesada, Senhor, a minha responsabilidade. Mas, se me escolheste, confio na Tua Graça. Caminhamos juntos, Senhor, Tu, apoiando-me, iluminando-me; eu, colocando-me à Tua disposição, à disposição da Igreja, preparando-me e actualizando-me para ser mais, para servir melhor o Teu povo. Faz-me Teu instrumento, para que venha o Teu Reino, Reino de Amor e de Paz, de Fraternidade e Justiça, Reino onde Deus será tudo em todos. Ámen. Mensagem nº356; Secretariado Diocesano da Educação Cristã

26 Que Deus, nos abençoe na nossa caminhada


Carregar ppt "A alegria de ... SER Catequista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google