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Práticas Educativas em Saúde
Recursos de ensino
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O homem toma conhecimento do mundo exterior através dos 5 sentidos:
1- Paladar 2- Tato 3- Olfato 4- Audição 5- Visão Os 5 sentidos, no entanto, não tem a mesma importância para a aprendizagem
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Aprendemos... 1 % através do gosto 1,5 % através do tato
3,5% através do olfato 11% através da audição 83% através da visão
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Retemos... 10% do que lemos; 20% do que escutamos; 30% do que vemos;
50% do que vemos e escutamos; 70% do que ouvimos e logo discutimos; 90% do que ouvimos e logo realizamos.
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Observem o seguinte quadro:
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O que são Recursos de Ensino?
“São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno” “Denominam-se recursos audiovisuais aqueles que estimulam a visão e/ou a audição e colaboram para aproximar a aprendizagem de situações reais da vida”
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Classificação dos Recursos de Ensino
Recursos visuais: Projeções: retroprojetor, datashow, projetor de slides Cartazes Gravuras Álbum seriado lousa (quadro-negro)
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Classificação dos Recursos de Ensino
Recursos auditivos: Rádio Fita K7 CD
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Classificação dos Recursos de Ensino
Recursos audiovisuais: Cinema TV Vídeo-Cassete/DVD Computador: Internet, Telemedicina, Educação a distância
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Classificação dos Recursos de Ensino
Recursos Didáticos: Biblioteca Livros Comunidade
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Objetivo do uso dos recursos de ensino
Motivar e despertar o interesse dos alunos Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação Aproximar o aluno da realidade Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem
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Objetivo do uso dos recursos de ensino
Oferecer informações e dados Permitir a fixação da aprendizagem Ilustrar noções mais abstratas Desenvolver a experimentação concreta
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Critérios para utilização dos recursos de ensino
Ao selecionar um recurso de ensino deve-se ter em vista os objetivos a serem alcançados e a natureza da matéria ensinada Usar o recurso que você domina A eficácia dos recursos dependerá da interação entre eles e os alunos e das características dos próprios recursos com relação às funções que podem exercer no processo da aprendizagem
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Critérios para utilização dos recursos de ensino
As condições ambientais podem facilitar ou dificultar a utilização de certos recursos O tempo disponível do professor em preparar os recursos
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Lousa (quadro-negro, quadro-verde)
Para que serve? Apresentar esquemas, resumos, quadros sinóticos Registrar dados Visualizar idéias através de desenhos Transcrever e resolver exercícios Apresentar graficamente os tópicos complexos e abstratos
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Lousa (quadro-negro, quadro-verde)
Quais as vantagens? É facilmente encontrada É fácil de ser utilizada Facilita a correção e as alterações nos assuntos apresentados Torna possível participação efetiva da classe: os alunos podem escrever na lousa É um recurso econômico
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Gravuras Para que servem? Motivar estudos Desenvolver a observação
Completar e enriquecer explanações EX: O animal corria com suas belas crinas soltas ao vento, enquanto sob suas patas formavam-se nuvens. Naquele instante podia-se ouvir o mais belo concerto da natureza – o som do mar...
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Gravuras Quais as vantagens? São pouco dispendiosos
Despertam a atenção do aluno e mantêm seu interesse por mais tempo Possibilitam um contato visual do aluno com a realidade
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Cartazes Para que servem?
Comunicar sugestões, recomendações e informações Despertar interesse por determinado assunto Dar destaque a comemorações, acontecimentos importantes, datas cívicas, etc.
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Cartazes Quais as vantagens? Despertam a atenção do aluno
São facilmente confeccionados Apresentam custo baixo Podem ser confeccionados pelos alunos, servindo como fator de desenvolvimento da criatividade Estimulam o trabalho em equipe
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Projeções Retroprojetor
Datashow: utilização da informática (power point) Projetor de slides Álbum seriado: É uma coleção de folhas organizadas numa encadernação de madeira ou papelão. Pode conter fotografias, letreiros, mapas, gráficos, cartazes, gravuras, etc.
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Projeções Para que servem?
Abordar temas mais ou menos gerais, que permitam sua divisão em partes Enriquecer uma aula expositiva Apresentar dados previamente elaborados, de forma organizada e seqüencial Sistematizar um assunto
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Projeções Quais as vantagens?
Ajuda a apresentar a aula de maneira mais organizada, orientada e dirigida, sem dar margem a dispersões ou confusões Concentra a atenção dos alunos no tópico que está sendo desenvolvido
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Projeções Quais as vantagens?
Cria maior expectativa nos alunos com relação aos tópicos seguintes Fixa os tópicos essenciais Ajuda os alunos a visualizar melhor as idéias através de ilustrações
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Telemedicina Utilização da internet para transmissão de aula, cursos de atualização, congressos, etc em tempo real. Vantagens: reduz distâncias atualização não precisa de locomoção Desvantagens: Custo Poucas pessoas conhecem
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Educação a distância É a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com alunos e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Utilização da internet para realizar cursos de graduação e pós-graduação a distância, sem a presença física do professor. A comunicação com o professor é por meio de chat.
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Educação a distância Vantagens: reduz distâncias
não precisa de locomoção Democratização da educação e de disseminação do conhecimento o aluno assume um papel importante na construção de seu próprio conhecimento - além de ter autonomia para organizar sua rotina, hábitos de estudo e percursos de aprendizagem. Desvantagens: Necessita de muita disciplina do aluno
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Referência Bibliográfica
Piletti, C. Didática Geral. Editora ática, São Paulo: 2004 cap. 9 Kurcgant, P. Administração em Enfermagem. EPU, São Paulo: 1991.
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