A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NATUREZA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO INFANTIL FABIANA DE PAULA PEREIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NATUREZA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO INFANTIL FABIANA DE PAULA PEREIRA."— Transcrição da apresentação:

1 NATUREZA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO INFANTIL FABIANA DE PAULA PEREIRA

2 OBJETIVOS: Oferecer meios e espaços para conhecer as principais partes do corpo e os cinco sentidos. Perceber a necessidade dos hábitos de higiene por meio de atividades lúdicas.

3 CONTEÚDOS: Conhecimento das partes do corpo e suas funções. Cuidados que se deve ter com o corpo. Hábitos de higiene. Valorização de atitudes relacionadas à saúde a ao bem-estar individual e coletivo.

4 ORIENTAÇÕES: É importante levar as crianças à conscientização da necessidade de se conhecerem, de se preocuparem consigo mesmas, com os outros e com a manutenção do bem-estar de todos. O professor pode propor que as crianças explorem e conheçam seu próprio corpo e identifiquem e valorizem alguns hábitos importantes para uma vida saudável. Pode-se abordar também questões que possam afetar sua saúde e mostrar que suas ações são importantes para evitar situações de risco.

5 PROPOSTA DE ATIVIDADES: PARTES DO CORPO 1) Reconhecimento das partes externas do corpo e suas características. Nomear as partes que se articulam, as que podem se mover e as que não podem. O professor irá registrar as observações num cartaz ou na lousa, utilizando figuras ou palavras, mesmo que as crianças ainda não saibam ler convencionalmente. 2) Identificação de características das partes do corpo: Cabeça: Usar um espelho durante o trabalho. Pedir para que as crianças se olhem no espelho e passem a mão pela cabeça, dizendo o que veem e o que sentem. Deixar que percebam características como cor dos olhos, da pele, cabelos etc. Braços: Observar os braços. Pedir para que as crianças movimentem os braços enquanto respondem às perguntas: Quantos braços você tem? Como eles são? Mãos: Observar as mãos. Pedir para que as crianças mexam os dedos, um de cada vez e, depois, todos ao mesmo tempo. Mostrar os diferentes tamanhos das mãos das crianças. Pernas: Observar as pernas. Pedir para que as crianças movimentem as pernas enquanto respondem às perguntas: Quantas pernas você tem? Como elas são? Pés: Peça para que as crianças fiquem descalças e mexam os pés, observando os dedos e seus movimentos. Mostrar os diferentes tamanhos dos pés das crianças. Em roda, conversar com as crianças e fazer uma lista das partes do corpo e suas funções, registrando suas hipóteses para que possam ser retomadas ao longo do trabalho.

6 OS CINCO SENTIDOS: Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. O professor levará para a sala de aula alguns materiais para que as crianças vivenciem situações a fim de perceber os sentidos: Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio. Numa caixa colocar objetos de diferentes texturas e tamanhos e pedir que cada aluno pegue um objeto, sem olhar, e descobrir pelo tato. Pela audição – captamos e ouvimos sons. Num aparelho de som, colocar um Cd com diversos sons para que as crianças os identifiquem. Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros. Mostrar algumas figuras e objetos e pedir que as crianças identifiquem pela visão. Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores. Colocar em alguns copos descartáveis alguns tipos de materiais e/ou alimentos que as crianças possam identificar pelo olfato. Pelo paladar – sentimos os sabores. Colocar em alguns copos descartáveis alimentos e/ou bebidas para que as crianças identifiquem pelo paladar. Ex: suco de limão, açúcar, sal, etc. Obs* É importante que o professor esteja ciente sobre crianças alérgicas a algum tipo de material ou produto. Os Cinco Sentidos. Disponível em: Acesso em:19/08/2011

7 HIGIENE E HÁBITOS SAUDÁVEIS Contar a história “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, lavar as mãos, limpar as unhas. Por meio dessa conversa informal, o professor pode verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, apresentar as músicas: “O Sapo não lava o pé” (repertório popular), “ Ratinho escovando os dentes” e “ Ratinho tomando banho” (Hélio Ziskind). Ensinar os alunos a utilizar adequadamente objetos de higiene pessoal com bonecas e bonecos. Depois, deixar que eles mesmos brinquem. Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência. Numa folha impressa, pedir para que os alunos identifiquem figuras que descrevam os hábitos de higiene, colorindo-as.

8 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA TRABALHAR COM OS MÓDULOS: EDUCAÇÃO INFANTIL/NATUREZA E SOCIEDADE: PARTES DO CORPO SAÚDE/HIGIENE E HÁBITOS SAUDÁVEIS

9 REFERÊNCIAS http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/ Acesso em 19/08/2011 as 19:17h. Coleção novos caminhos – matemática – páginas 40, 42, 44, 45, 46,48, 53. Google imagens. Acesso em 19/08/2011 as 19:03h.


Carregar ppt "NATUREZA E SOCIEDADE EDUCAÇÃO INFANTIL FABIANA DE PAULA PEREIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google