A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA REPRODUTOR FEMININO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

2 Funções básicas Gênese de gametas;
Transporte de gametas e local de fecundação; Recepção do esperma e Desenvolvimento de novos seres.

3 Os órgãos reprodutores da mulher incluem:
Tubas uterinas (de Falópio); Útero; Vagina e Órgãos externos (vulva e glândulas mamárias) Ovários;

4

5 Tubas Uterinas Cada tem de 10 a 18 cm. Carreia ovócitos e espermatozóides. Ligam o ovário ao útero.

6 Tubas Uterinas

7 Tubas Uterinas (Falópio)
Condução dos óvulos ao útero; e, Local de fecundação.

8 Útero Órgão muscular oco.
Paredes espessas, localizado entre a bexiga e o reto. Tem de 7 a 8 cm de comprimento, 5 a 7 de largura e 2 a 3 de espessura.

9 Útero O útero é um dos órgãos do aparelho reprodutor nas fêmeas, durante uma gravidez, o útero se expande e o feto se desenvolve em seu interior. É também responsável pela expulsão do feto, através de contrações, no momento do parto. Uma de suas extremidades, o cérvix, se abre na vagina; a outra é conectada às duas tubas uterinas (de Falópio).

10 Útero

11 Camadas do Útero O útero é constituído por três camadas ou túnicas: perimétrio (externa), miométrio (intermediária) e endométrio (interna).

12 Útero Alojamento e desenvolvimento do novo ser até o nascimento.

13 Vagina Recepção dos espermatozóides durante a cópula.

14 Vulva ou Pudendo Feminino
É formado pelos lábios maiores e menores do pudendo, pelo monte do púbis, pelo clitóris, pelo bulbo do vestíbulo e pelas glândulas vestibulares maiores. Lábios maiores: constituem uma espécie de moldura, são duas bordas salientes e roliças que formam um semi-arco de cada lado.

15 Lábios menores: são duas pregas laminares paralelas aos lábios maiores
Lábios menores: são duas pregas laminares paralelas aos lábios maiores. Cada lábio menor é semilunar, afilando-se nas extremidades. Monte do púbis (ou monte púbico): é um pequeno monte de tecido adiposo anterior a sínfise púbica. Esse acúmulo de tecido adiposo protege o osso púbico de impactos durante o ato sexual. Clitóris: é uma espécie de pênis masculino em miniatura. Assim como o pênis masculino, o clitóris também é um órgão erétil. Possui um corpo cavernoso, formado por tecido esponjoso, que pode ser enchido por sangue. O clitóris é recoberta por um telhado cutâneo denominado prepúcio do clitóris.

16 Bulbo do vestíbulo (também chamado de bulbo da vagina): é uma formação esponjosa localizada de cada lado da parte mais alta do vestíbulo da vagina. Glândulas vestibulares maiores: situam-se por trás da extremidade posterior de cada bulbo do vestíbulo. São glândulas esféricas que têm o tamanho aproximado de um ervilha. Os ductos dessas glândulas vão se abrir na base do lábio menor correspondente.

17 Vulva ou Pudendo Feminino

18 Vulva Circunda e lubrifica a abertura da vagina.

19 Ovários São responsáveis de produção das gametas femininas;
Produzem estrogênio e progesterona.

20

21 Menina 300.000 óvulos imaturos
Secreta hormônios gonadotrópicos Oócitos primários crescimento PUBERDADE Folículos ovarianos liberação Glândula Hipófise Anterior 1 ÓVULO p/ MÊS

22 Desenvolvimento dos folículos ovarianos
Inicialmente cada oócito primário no ovário é envolto por uma camada de células foliculares epitelióides (células da granulosa). Essas células, junto ao oócito em seu meio, forma o folículo primário.

23

24 Estímulo Hormônios Gonadotrópicos
Folículos primários Secretam líquido para parte central Aumentam de volume FOLÍCULO VESICULAR FOLÍCULO PROEMINE da superfície para o centro

25

26 No interior do folículo único óvulo fica enterrado em um montículo de células da granulosa.
Quando 2 ou mais folículos evoluem, surge a causa de gestações múltiplas, explicando o caso de gêmeo não-idênticos.

27 Transporte do óvulo pelas trompas uterinas
A partir das extremidades distais das trompas uterinas existem múltiplos filamentos longos, chamados de fímbria que circundam o ovário. Os filamentos e os lúmens das trompas uterinas são revestidos por cílios, que se movem em direção ao útero.

28 O óvulo deve ser fertilizado dentro de 8 a 24 horas após sua liberação pelo ovário, se não morre.
A fecundação é realizada na parte superior da trompa uterina e o óvulo fecundado começa sua multiplicação enquanto ainda está na trompa.

29 O epitélio da trompa uterina secreta substâncias que fornecem nutrição para a massa de células em desenvolvimento – MÓRULA. Parte da nutrição é dada pelo grande quantidade de citoplasma já presente no óvulo.

30 Regulação Hormonal Até os 10 – 14 anos de idade, a hipófise anterior de ambos os sexos não secreta nenhum hormônio gonadotrópico. A partir dos 10 – 14 anos a glândula hipófise anterior começa a secretar dois hormônios gonadotrópicos:

31 Hormônio foliculoestimulante: primeiro a ser secretado , que vai desencadear o início da vida sexual. Hormônio luteinizante: secretado posteriormente, participa da regulação do ciclo feminino mensal.

32 Hormônio Folículo Estimulante
Provocar a proliferação das células foliculares ovarianas. Causar atividade secretora nessas células.

33 Esses efeitos promovem o crescimento de múltiplos folículos vesiculares em cada mês.
Quando os folículos crescerem cerca da metade de suas dimensões máximas, a glândula hipófise começa a secretar qnt aumentada de hormônio luteinizante, alem do foliculoestimulante.

34 Hormônio Luteinizante
Aumenta a secreção das células foliculares, fazendo com que o folículo cresça e ovule, sendo seu óvulo expelido para cavidade pélvica. Faz com que as células foliculares se transformem em células de luteína, que dentro de 1 a 2 dias se transforma em corpo lúteo. * O corpo lúteo alem de secretar estrogênio, começa a secretar progesterona em grandes quantidades.

35 Vida reprodutiva da Mulher
Ciclo sexual Vida reprodutiva da Mulher Início entre 11 e 16 anos Secreção hipotalâmica do fator de liberação de hormônio luteinizante

36 fator de liberação de hormônio luteinizante
Transportado pelo sistema porta hipotálamo-hipofisário Glândula hipófise anterior Hormônio foliculoestimulante Hormônio luteinizante

37 Término da vida reprodutiva aos 45 anos = MENOPAUSA
Após cerca de 30 anos, quase todos os folículos primários do ovário cresceram até folículos maduros que se romperam ou se degeneraram. O ciclo mensal cessa, pois os ovários não possuem células foliculares em quantidades suficientes para secretar quantidades suficientes de estrogênio e progesterona.

38 Ciclo Endometrial e Menstruação
Primeira metade do ciclo mensal = estrogênio. Segunda metade = estrogênio e progesterona.

39 Fase proliferativa do desenvolvimento endometrial
O estrogênio faz com que o endométrio ( revestimento interno do útero) aumente de espessura. As células do endométrio se proliferam até o triplo de seu número, e as glândulas aumentam em profundidade e ficam mais tortuosas. Fase proliferativa do desenvolvimento endometrial Dura 11 dias após o término da menstruação

40 Fase secretória do ciclo endometrial:
(metade do ciclo mensal) Corpo lúteo secreta progesterona; Maior espessamento do endométrio; Glândulas endometriais secretam líquido nutriente; Acúmulo de substâncias gordurosas e glicogênio; Aumento do fluxo sanguíneo para o endométrio.

41 Dá-se início a gravidez
Óvulo fertilizado Liberar Hormônio Gonadotropina Coriônica Continuar produzindo Estrogênio Progesterona Dá-se início a gravidez

42 Sem fecundação Não ocorre a produção do
Hormônio Gonadotropina Coriônica Queda no estrogênio e progesterona Diminuição do fluxo sanguíneo para o tecido endometrial Morte do tecido endometrial Perda de sangue (50 ml) Exsudato seroso do endométrio

43

44

45

46

47


Carregar ppt "SISTEMA REPRODUTOR FEMININO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google