A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADO DE TRABALHO NA BAHIA Áreas da Computação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADO DE TRABALHO NA BAHIA Áreas da Computação."— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO DE TRABALHO NA BAHIA Áreas da Computação

2  Bruno Magno  Carina Costa  Felipe Martins  Francisco Neto  Gabriel Almeida  Rafael dos Santos  Ricardo Gusmão  Philippe Aguiar  Mario Junior Equipe

3 Dificuldades de Ingressão no Mercado de Trabalho  Apesar da demanda crescente por profissionais da área de computação no Brasil e no mundo, tem se verificado uma redução na procura pelos estudantes.  Diante deste cenário, vários cursos na área de computação vêm sendo modificados. Uma tendência é a estruturação dos cursos em modalidades. Os alunos têm que cursar um grupo de disciplinas básicas (que apresentam conceitos na área de computação) e, em seguida, optar por modalidades que tratam de temas mais específicos (resolução de problemas, engenharia de software, teoria da computação, etc).

4 Dificuldades de Ingressão no Mercado de Trabalho  Diferencial: Um dos caminhos para aproveitar ao máximo a faculdade é participar de projetos de pesquisa na iniciação científica ou em estudos dirigidos sob orientação de professores. Fique de olho na abertura de programas de estágio de empresas. Atividades extracurriculares também podem contribuir para a complementação da formação e, conseqüentemente, para que o aluno se destaque durante o curso. Exemplos de atividades deste tipo são: participação em entidades estudantis como centro acadêmico, atlética e empresas juniores.

5 Dificuldades de Ingressão no Mercado de Trabalho  Atualmente, os profissionais mais bem-remunerados trabalham na área de telecomunicações e de desenvolvimento de soluções para empresas.  Está em expansão as áreas de:  Desenvolvimento de aplicativos para integração de tecnologias (celular com Internet, TV com Internet, celular com satélite, entre outros);  Empresas de informática especializadas em segurança na comunicação de informações estão ampliando seus quadros de analistas;  Companhias de médio e grande portes vêm formando, cada vez mais, equipes de helpdesk, ampliando o mercado para profissionais em início de carreira.

6 Projeto Fraunhofer  Organização Alemã que significa Associação Fraunhofer para a promoção da pesquisa aplicada;  58 Institutos espalhados pela Alemanha;  O nome da associação é uma homenagem a Joseph von Fraunhofer;  A Organização tem ainda seis centros nos Estados Unidos, que compõem a "Fraunhofer USA", e três em países do continente asiático.

7 Fraunhofer e Algumas Pesquisas  Algoritmo de compressão no formato MP3, inventado e patenteado pela Fraunhofer IIS;  Implatação do projeto de purificação do biogás;  Projeto de espumas metálicas desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada de Materiais de Bremen;  Pesquisa sobre células fotovoltaicas — lâminas cobertas com silício que transformam a luz do sol diretamente em eletricidade;  Sistema que permite a transmissão de som digital através das ondas de rádio.

8 Fraunhofer-ICT, SENAI-CIMATEC e a Fundação THEOPRAX  O objetivo do projeto foi a introdução da metodologia de aprendizado e ensino da THEOPRAX (teoria + prática) no Brasil. O projeto foi financiado pelo SENAI;  O projeto piloto envolveu dois estados brasileiros (Bahia e Rio Grande do Sul) e o treinamento da equipe acadêmica técnica do SENAI;  As quatro áreas de negócios são:  Tecnologia automotiva e de transporte;  Química e farmacêutica;  Energia e meio ambiente;  Defesa e segurança, aeronáutica/aeroespacial.

9 Oportunidades na Bahia  Grandes empresas esperam por inovações  Ao ser selecionado, planeja-se que algo seja melhorado imediatamente;  Esteja na melhor equipe  Os melhores sempre estarão com destaque e pretenções;  As startups  Empresas de tecnologia que iniciam uma nova tendência – esteja nelas;  Atualize-se  Busque o conhecimento para estar a frente do mercado.

10 Investimento em TI na Bahia  Dados da IDC Brasil mostram que Pernambuco, Ceará e Bahia alcançaram um crescimento de 15% nos investimentos de hardware, software e serviços em 2012;  De acordo com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Bahia, o setor de TI no Estado vem crescendo, em média, 20% ao ano e representa hoje 40% de todo o faturamento de tecnologia da informação da região Nordeste.

11 Empreendimentos  A Bahia conta com sua própria empresa de treinamento e prestação de serviços;  O ALTIS que é o Centro de Alta Tecnologia e Inovação em Software produz softwares do tipo mainframe voltados para a exportação;  A multinacional IBM que é cliente do ALTIS identificou na Bahia condições propicias de competitividade;  A IBM utiliza o centro para desenvolvimento de softwares dedicados a plataforma mainframe e também a formação de mão-de-obra.

12 Empreendimentos  A Oracle também cliente do ALTIS vem formando profissionais e oferecendo serviços de gerenciamento de projetos, desenvolvimento, suporte e manutenção a distância para o mercado brasileiro e outros países;

13 Perspectivas e Oportunidades  Projeto de implantação da rede de banda larga;  Programa cidades digitais;  Parque tecnológico um espaço propício ao desenvolvimento e oportunidades em TI.

14 Parques Tecnológicos  Espaço geográfico composto por empresas, instituições de ensino, pesquisa e negócios que têm como objetivo central desenvolver novas tecnologias.

15 O Parque Tecnológico da Bahia  Dados.  Necessidades.  Possíveis Contribuições.

16 Perfil Profissional na Área de Computação  Cursos que tem a computação como atividade meio:  Bacharelado em Sistema de Informação;  Licenciatura em Computação.  Cursos que tem a computação como atividade fim:  Bacharelado em Ciência da Computação;  Engenharia da Computação.

17  O perfil do Bacharel em Sistemas de Informação  criatividade, a capacidade de síntese e interpretação na análise de problemas, o raciocínio lógico;  Identificar as informações necessárias para elaboração de projeto;  Analisar, planejar, implantar, avaliar os sistemas e principalmente cuidar da segurança do mesmo.  Licenciado em Computação  formar recursos humanos para projetar sistemas de software para educação a distancia;  formar recursos humanos para projetar software educacional;  formar educadores para o ensino de computação em instituições que introduzirem computação em seus currículos. Pefil dos formando dos Cursos que tem a computação como atividade meio

18  Formação de recursos humanos para automação dos sistemas de informação das organizações;  Forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos "no uso" eficiente das tecnologias nas organizações;  Reúnem a tecnologia da computação e a tecnologia da administração e, portanto, possuem de ambas as áreas, um enfoque pragmático forte e pouco teórico. Pefil dos formando dos Cursos que tem a computação como atividade meio

19  Formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação  Estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico e científico Pefil dos formando dos Cursos que tem a computação como atividade fim

20  Diferem na aplicação da ciência da Computação e no uso da tecnologia da Computação;  Engenharia de computação visam à aplicação da ciência da computação e o uso da tecnologia da computação, especificamente, na solução dos problemas ligados a automação industrial;  Aplicação da física e eletricidade na solução dos problemas da automação industrial, que se introduzida de forma abrangente e profunda estendem demasiadamente os currículos dos cursos;  Cursos de Ciência da Computação se possuírem uma formação complementar em automação industrial não diferem muito dos cursos de Engenharia de Computação. Pefil dos formando dos Cursos que tem a computação como atividade fim

21 SENAI CIMATEC  É um centro de formação de profissionais para a indústria brasileira que foi inaugurado em 2002. Com o objetivo de capacitar jovens e adultos na área de ciência e tecnologia e qualificar cada vez mais a mão de obra industrial da Bahia.

22 SENAI CIMATEC - Cursos  O SENAI CIMATEC atua em educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos e pesquisa aplicada;  Oferece cursos técnicos de nível médio;  Cursos de qualificação;  Cursos de graduação;  Pós-graduação (Lato e Stricto Sensu);  Cursos de aprendizagem industrial de nível básico e técnico.

23 SENAI CIMATEC – Projetos e Pesquisas  Os pesquisadores contam com uma vasta estrutura laboratorial para a realização de pesquisa:  São laboratórios de Robótica Industrial, Ultrassom, Eletrônica;  Eletricidade Industrial, Sistemas Digitais, Sistemas Mecatrônicos; Microeletrônica, dentre outros.

24

25 SENAI CIMATEC e o Mercado de Trabalho  O objetivo do SENAI é oferecer conhecimento e ferramentas para otimizar a produtividade da indústria em todos os segmentos.  Dessa forma, o SENAI incentiva o empreendedorismo e a inovação nas indústrias de todos os portes, fortalecendo o mercado de trabalho na Bahia e, consequentemente, no Brasil.

26  Estágio já desde o início da profissão em empresas de ponta, Qualificação total.(Frederico D., Pós Doutor/PHD)  Dedicação. Estar sempre atualizado nas novidades e avanços tecnológicos (Cezar F., Pós Graduação) Sabemos que o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação exige muito do profissional, neste caso o que o profissional deve fazer para ser destaque e conseguir uma boa remuneração?

27  Sinceramente, estou desacreditado; O Parque Tecnológico; parece uma Panelinha de TI.. Quando realmente for um PARQUE, um local livre, para qualquer pessoa ou grupo se instalar, ai sim... Mas no modelo de Panelinha, empresas e grupos selecionado a "dedo"; Isso não vai trazer evolução alguma para sociedade baiana, mas somente para aqueles que já possuem o dito “controle" sobre essa evolução. (Valessio S., Consultor de Inovação e Tecnologias Livre)  Acredito que possa ajudar e muito, acredito que seja uma forma muito boa de compartilhar conhecimento e de fazer o nosso estado se destacar no ramo de TI. (Glauber F., estudante de Ciência da Computação) Você acha que o Parque Tecnológico pode contribuir para a evolução da tecnologia na Bahia? Por favor explique

28  ( ) Administrador de banco de dados  ( ) Administrador de rede linux  ( ) Analista de rede de computadores  ( ) programador web  ( ) outro Dentro das diversas áreas em que o profissional de tecnologia e informação pode atuar qual a área que apresenta uma evolução profissional na sua opinião ?

29

30

31  Administração de Banco de Dados  Administração de Redes  Analise de Sistemas  Programação  Qualidade de Software  Segurança da Informação  Suporte Técnico em Informática As 7 áreas mais valorizadas de TI – e seus salários

32

33  http://www.inf.ufrgs.br/mec/ceeinf.comissao.html http://www.inf.ufrgs.br/mec/ceeinf.comissao.html  http://super.abril.com.br/ciencia/instituto-fraunhofer-ciencia- medida-440905.shtml http://super.abril.com.br/ciencia/instituto-fraunhofer-ciencia- medida-440905.shtml  http://www.brazil.fraunhofer.com/pt/projects_in_brazil/coopera tion_betweenthefraunhofer-ictsenai-cimatecandthetheopraxf.html http://www.brazil.fraunhofer.com/pt/projects_in_brazil/coopera tion_betweenthefraunhofer-ictsenai-cimatecandthetheopraxf.html  http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.ht m?infoid=32949&sid=5#.Uevg1dI3tCw http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.ht m?infoid=32949&sid=5#.Uevg1dI3tCw  http://computerworld.uol.com.br/ http://computerworld.uol.com.br/  http://www.agenciacti.com.br/ http://www.agenciacti.com.br/  http://www.secti.ba.gov.br/ http://www.secti.ba.gov.br/  http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014215- EI11800,00-Ciencias+da+computacao.html http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014215- EI11800,00-Ciencias+da+computacao.html Referências


Carregar ppt "MERCADO DE TRABALHO NA BAHIA Áreas da Computação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google