A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Design Multimédia Sara Sousa nº30.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Design Multimédia Sara Sousa nº30."— Transcrição da apresentação:

1 Design Multimédia Sara Sousa nº30

2 Introdução ao Design Gráfico
Primeiras formas Comunicativas. Exemplos Introdução ao Design Gráfico As primeiras formas comunicativas foram feitas através de elementos visuais. Antes de desenvolverem capacidades como a fala, os homens utilizavam o seu corpo para comunicar os estados de ânimo, desejos e inquietudes através de intenções, expressões e signos, que com o tempo adquiriram a condição de "linguagem", ao converter-se em modelos de comunicação.

3 Embora a linguagem falada continuasse a ser a principal na comunicação, a linguagem visual continuou a ter um peso importante nas relações comunicativas, sobretudo a partir do uso de diversos materiais e suportes como meios de "modelar" mensagens visuais, como demonstram uma infinidade de desenhos em pedra e pinturas rupestres que chegaram aos nossos dias.

4 A representação de ideias em gráficos teve seu maior avance com o aparecimento das linguagens escritas, que permitiram expressar pensamentos, capazes de transmitir mensagens que a comunidade podia entender. Estas linguagens escritas era constituída por um conjunto de símbolos inventados: os alfabetos. Cada um destes signos isolados tinha às vezes um significado incerto, porém unido a outros, permitiam representar graficamente a linguagem falada por cada povo ou cultura.

5 Quais os suportes físicos para as primeiras formas Comunicativas?
Como suporte físico, foi utilizada inicialmente a pedra, porém, rapidamente começou-se a utilizar outros tipos de materiais que permitiram uma maior facilidade de uso e uma maior portabilidade, como os papiros ou os pergaminhos.

6 Como se obtinha a Cor e qual o objectivo de a utilizar nos tempos Primitivos?
Para dar cor e expressão às obras escritas e composições artísticas, e dispor os diferentes elementos textuais e gráficos de forma harmoniosa e equilibrada começaram a usar diferentes tipos de pigmentos naturais com isso “ganhava-se” poder comunicativo, clareza e beleza. Com isto tudo percebeu-se quão importante é design para transmitir uma mensagem.

7 Quais as Razões para criar Composições Artísticas?
Como já foi referido anteriormente todas estas pinturas e Composições Artísticas serviam de certa forma para transmitir uma mensagem para quem vê as obras. Um dos exemplos, que hoje em dia é muito usado, para transmitir mensagens à população são os grafites. O que demonstra que a comunicação por via de Composições Artísticas ainda hoje é muito utilizada.

8 Uma das primeiras e mais importantes manifestações de Design nos tempos Medievais
Um exemplo para as primeiras manifestações de Design é confecção dos incunábulos realizados nos Monastérios. Curiosidade: Um Monastério é o local específico onde vivem os monges, mosteiro. 

9 Quem Inventou/Reinventou a Imprensa e no que consiste?
Johann Gutenberg inventou a imprensa possibilitando acesso a um grande número de pessoas dos documentos impressos e a mensagem que continham. Legenda: Johann Gutenberg

10 Qual é o grande Impulsionador do desenvolvimento do Design Gráfico?
Um dos grandes impulsionadores para o desenvolvimento do Design Gráfico é publicidade que surge com a Revolução Industrial.

11 Qual a função da Publicidade? Exemplos
Serve nada mais nada menos para convencer ao público das vantagens de um produto ou de uma marca. Para isso nada melhor que mensagens concisas, carregados de componentes psicológicos, com desenhos cada vez mais elaborados, que chegava ao maior número possível de pessoas.

12 Com o surgimento dos Computadores surgiu a necessidade de criar “Interfaces Gráficos para os Utilizadores”. Qual é a principal Razão? Os “ Interfaces para Utilizadores” tinha como missão isolar o Utilizador das considerações técnicas e processos internos dos programas, permitindo-lhes realizar tarefas com eles por meio de uma "linguagem" intermediária, mais fácil de ser entendida pelo usuário. Legenda: Interface de usuário em modo texto.

13 Interface Gráfica de Usuário
Ao princípio, estes programas manejavam-se de forma textual, mediante comandos crípticos, que somente os "experts" na matéria podiam entender. Porém, com o acesso à informática de todo tipo de pessoas tornou-se necessário uma simplificação no manejo das aplicações, surgindo o conceito de "Interface Gráfica de Usuário“. Legenda: Interface Gráfica de Usuário

14 Qual é a Importância dos Designers Gráficos com a chegada da Internet?
Com a entrada em cena da Internet e as páginas web, tornou-se ainda mais importante a utilização dos designers gráficos como o novo meio.

15 Definição Design Gráfico
Podemos definir o design gráfico como o processo de programar, projectar, coordenar, seleccionar e organizar uma série de elementos para produzir objectos visuais destinados a comunicar mensagens específicas a determinados grupos.

16 Função Principal A função principal do design gráfico será então transmitir uma informação determinada por meio de composições gráficas, que chegam ao público destinatário através de diferentes suportes, como folhetos, cartazes, trípticos, etc.

17 Grafismo Podemos estabelecer uma analogia entre um grafismo e um prato de cozinha. Ambos estão compostos por diferentes elementos individuais que, unidos correctamente e com sabedoria, compõem uma obra final única e definida que vai mais além da soma das partes que a formam. O resultado final de um design gráfico denomina-se grafismo, e é uma unidade por si mesma, embora esteja composto por uma infinidade de elementos diferentes.

18 Exemplos de Grafismo Ilustração
Gráficos vários: logotipos, icones, etc; Ilustrações; Tipos: letras de diferentes formas e estrutura, utilizadas para apresentar mensagens textuais; Qualquer outro elemento visual apto para comunicar uma mensagem; Elementos gráficos simples: pontos e linhas de todo tipo (livres, retas, quebradas curvas, etc.); Elementos geométricos, com ou sem contorno: polígonos, círculos, elipses, ovais, etc; Tipos: letras de diferentes formas e estrutura, utilizadas para apresentar mensagens textuais, Fotografias.

19 Conceitos Próprios do Design Gráfico
Os agrupamentos; A forma; Os contornos; A localização; O tamanho; A cor; O contraste; O equilíbrio; A simetria ;


Carregar ppt "Design Multimédia Sara Sousa nº30."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google