A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CELEM: uma realidade no ensino de espanhol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CELEM: uma realidade no ensino de espanhol"— Transcrição da apresentação:

1 CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Viviani

2 Pontos para reflexão CELEM - Legislação INSTRUÇÃO N
Pontos para reflexão CELEM - Legislação INSTRUÇÃO N. 021/2010 –SUED/SEED Instrui que os estabelecimentos da Rede Pública Estadual deverão elaborar nova Matriz Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com implantação SIMULTÂNEA, para o ano letivo de INSTRUÇÃO N. 019/2008 –SUED/SEED Critérios para implantação e funcionamento de cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e atribuições para os profissionais com atuação nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná.Pontos para reflexão

3 O CELEM, criado no ano de 1986 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), integra o Departamento de Educação Básica (DEB). Tem por objetivo ofertar o ensino gratuito de idiomas aos alunos da Rede Estadual de Educação Básica, desde que matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), no Ensino Médio, na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também, aos professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções na rede estadual, assim como também, em menor porcentagem de oferta de vagas, à comunidade externa.

4 O CELEM, além de promover o conhecimento do idioma das etnias formadoras do povo paranaense, contribui para o aperfeiçoamento cultural e profissional de seus alunos. A Resolução n / SEED, que regulamenta o funcionamento do CELEM, considera "a importância que a aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) têm no desenvolvimento do ser humano quanto à compreensão de valores sociais e à aquisição de conhecimento sobre outras culturas".

5 Curso Básico: 2 (dois) anos de duração (320h), 4 (quatro) horas/aula semanais, exceção dos cursos de Língua Japonesa, Ucraniana e Mandarim que tem 3 (três) anos de duração (480h) e também 4 (quatro) horas/aula semanais. Curso de Aprimoramento: o CELEM tem ofertado desde o ano de 2004 o Cursos de Aprimoramento para alunos que concluíram o Curso Básico. O referido curso tem 1 (um) ano de duração, com um total de 160 horas/aula em 4 (quatro) horas/aula semanais.

6 Poderão atuar nos cursos do CELEM
1. Professores do Quadro Próprio do Magistério: com curso superior de licenciatura plena ou curta, com habilitação na língua estrangeira de atuação; ou com curso superior de licenciatura plena ou curta, com habilitação em qualquer língua estrangeira moderna, com comprovante de proficiência na língua estrangeira de atuação; ou com qualquer curso superior, porém com comprovante de proficiência na língua estrangeira de atuação conforme Anexo II (DELE); ou com qualquer curso superior, natural do país da língua de atuação, com domínio da língua portuguesa e da língua nativa.

7 Professores em regime de contrato temporário em caráter de substituição do QPM
acadêmicos de curso superior de Licenciatura plena ou curta, com habilitação na língua estrangeira de atuação, com histórico escolar onde conste a carga horária mínima cursada de 300 horas; ou acadêmicos de qualquer curso superior e comprovante de proficiência na língua estrangeira de atuação conforme certificado DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) Superior, emitido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha

8

9 LIVRO DIDÁTICO Após conclusão dos eventos presenciais para elaboração do Material Didático (Livro Didático) para o CELEM, que será utilizado nos cursos básicos das Línguas Espanhola, Francesa e Inglesa, iniciamos uma etapa técnica deste processo.

10 Esta etapa é constituída de serviços de projeto gráfico e editoração eletrônica.
E como no processo de elaboração foram utilizadas mais de imagens, 270 tabelas, 660 quadros, 45 ícones e gêneros textuais de fontes variadas. Assim, agora se faz necessário cessão dos direitos autorais para que possamos realizar a edição, impressão, publicação e consequente distribuição dos materiais.

11 CELEM funciona em 323 municípios nos 32 NRE, totalizando 968 cursos de língua espanhola

12

13 REFERÊNCIAS MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P,; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais & Ensino. (orgs.) 2 ed. Rio de Janeiro: Lucema, p MARTIN, IVAN Rodrigues. Síntesis curso de lengua española. São Paulo: Ática, 2010. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superienteência de Educação Departamento de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. Curitiba,2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superientendência de Educação Departamento de Educação. Departamento de Educação Básica. Livro Didádico Público de Língua Estrangeira Moderna – Espanhol e Inglês/ vários autores. Curitiba,2006.


Carregar ppt "CELEM: uma realidade no ensino de espanhol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google