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Manejo de Recursos Naturais

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Apresentação em tema: "Manejo de Recursos Naturais"— Transcrição da apresentação:

1 Manejo de Recursos Naturais
CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Prof. Fernando Pires

2 Nas aulas passadas... Manejo agroflorestal Sistema agrosilvipastoril
Sistema silvipastoril Plantio Mudas exóticas e nativas Consórcio de culturas Sistemas agroflorestais em pequenas propriedades Potencialidades Dificuldades Rentabilidade PLANO DE ENSINO Manejo extensivo - para fins comerciais; Manejo agroecológico e agroflorestal;

3 O que é Sustentabilidade?
Aula 7 – Conservação e Sustentabilidade Conceitos O que é Sustentabilidade?

4 Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade
Conceitos Um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. CATALISA - Rede de Cooperação para Sustentabilidade, 2003 CAUSAL: Questionamento do estilo de desenvolvimento adotado; Utilização dos recursos naturais; Geração de pobreza e extrema desigualdade social; Sociedade culturalmente alienada em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.

5 Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade
Conceitos O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos ou dimensões principais: Sustentabilidade Social* - melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular; Sustentabilidade Econômica* - públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia; Sustentabilidade Ecológica* - o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental; * Sachs, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.    

6 Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade
Conceitos O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos ou dimensões principais*: Sustentabilidade Cultural* - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais; Sustentabilidade Espacial* - equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada; Sustentabilidade Política - no caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos; * Sachs, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.    

7 Conceitos Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade Triple Bottom Line
CULTURALMENTE ACEITO Triple Bottom Line Sustentabilidade Sustentabilidade Ambiental - conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.

8 PORQUE SUSTENTABILIDADE ASSOCIADA À CONSERVAÇÃO AMBIENTAL?
Aula 7 – Conservação e Sustentabilidade Conceitos PORQUE SUSTENTABILIDADE ASSOCIADA À CONSERVAÇÃO AMBIENTAL?

9 Conceitos Meio Ambiente x Desenvolvimento
Aula 7 – Conservação e Sustentabilidade Conceitos USO DOS RECURSOS NATURAIS Meio Ambiente x Desenvolvimento SÓ PARA LEMBRAR

10 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Regulam atividades que afetam diretamente espécies e os ecossistemas. Limitação de Extração de produtos silvestres Limitação do lançamento de resíduos Limitação do uso do solo Avaliação de Impacto Ambiental

11 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Limitação de Extração de produtos silvestres. Associada à extração de recursos diretamente da natureza; como caça, a pesca e o corte seletivo de árvores não constituam uma ameaça tão severa para a sustentabilidade das espécies. Lei de Proteção à Fauna (Lei 5.197/67) Um dos primeiros instrumentos legais associados a caça Código de Pesca (1967) Código Florestal (Lei 4.771/65) Lei de Crimes Ambientais (Lei9.605/98) Portarias.

12 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Limitação de Extração de produtos silvestres.

13 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Limitação do Lançamento de Resíduos Associada à extinção e/ou padronização do descarte de resíduos sólidos, líquidos e gasosos com o objetivo de manutenção do potencial de resiliência do ambiente. Lei dos Agrotóxicos (Lei7.802/89) Pioneira no processo CONAMA Resoluções Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei12.305/10)

14 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Limitação do Lançamento de Resíduos São Sebastião - SP

15 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Limitação do uso do solo. Associada à delimitação definida em áreas de sensibilidade ambiental. Código Florestal (Lei 4.771/65) Principal ferramenta Zoneamentos Unidades de Conservação Zoneamento Ecológico-Econômico - São Vicente

16 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade GOVERNAMENTAL
Legislação – Avaliação de Impactos Ambientais. Associada ao acréscimos dos conceitos de sustentabilidade no instalação e/ou ampliação de empreendimentos. Subsídios de Conservação Desenvolvimento limitado Resolução CONAMA 1/86 Órgãos Licenciadores

17 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade SOCIEDADES TRADICIONAIS
Agregação de conceitos e métodos adquiridos com a experiência e a vivência no meio, com os acadêmicos ETNOECOLOGIA Etnoecologia tem suas raízes na antropologia, apesar de possuir influências de outras áreas e de hoje constituir-se claramente como uma área de confluência entre as ciências biológicas e as ciências humanas (Hanazaki, 2002). O estudo da ecologia de um dado grupo étnico, algo único na história deste grupo – e, segundo, fazendo referência às percepções ou visões do grupo indígena/local sobre o fenômeno em questão (Fowler, 2000).

18 QUAL A RELAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS?
Aula 7 – Conservação e Sustentabilidade Ações QUAL A RELAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS?

19 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade SOCIEDADES TRADICIONAIS
Xico Graziano

20 Ações Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade SOCIEDADES TRADICIONAIS
Taxonomia popular Conhecimento agrícola Conhecimento de ciclos (naturais e climáticos) Uso potencial dos recursos Menos Riscos para Agricultores Sobrevivência em condições econômicas extremas SOCIEDADES TRADICIONAIS Agricultores Tradicionais Etnoecologistas Agroecologistas Preservação da Cultura Preservação da Etnociências Conservação de Agroecossistemas Conservação do Recurso genético Conservação de Cultivares locais Estratégia de usos múltiplos Técnicas tradicionais Desenho e manejo de sistema nativo de plantio Uso de vegetação cultivada e selvagem Autossuficiência e sustentabilidade de alimentação potencializadas Adaptabilidade às mudanças do meio Menor dependência de elementos externos

21 OS PROCESSOS ATUAIS DE MANEJO FLORESTAL NO BRASIL SÃO SUSTENTÁVEIS?
Aula 7 – Conservação e Sustentabilidade Atualidade OS PROCESSOS ATUAIS DE MANEJO FLORESTAL NO BRASIL SÃO SUSTENTÁVEIS?

22 Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade
Atualidade GOVERNAMENTAL

23 Projetos Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade SÃO PAULO
FLORA TIETÊ Associação de Recuperação Florestal é uma organização não-governamental formada por consumidores de matéria prima florestal, ambientalistas e profissionais que se uniram para trabalhar na recuperação das nossas florestas e colaborar na construção do desenvolvimento sustentável da sociedade.

24 Projetos Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade BAHIA
Fundação Garcia D'Ávila é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), responsável por profundas intervenções nos setores Educacional, Ambiental, Histórico-Cultural e Social na região de Praia do Forte, proporcionando uma melhor qualidade de vida para aquelas populações através do desenvolvimento sustentado, pilar fundamental da conversão do indivíduo em cidadão.

25 Financiamentos Aula 7 –Conservação e Sustentabilidade
Apoio ao Reflorestamento, Recuperação e Uso Sustentável das Florestas - BNDES Florestal Apoio ao reflorestamento, à conservação e à recuperação florestal de áreas degradadas ou convertidas, e ao uso sustentável de áreas nativas na forma de manejo florestal. O financiamento pode ocorrer de duas formas: Financiamento ao plantio de espécies florestais para fins energéticos e/ou de oxirredução com Externalidades Positivas Ambientais: projetos que reduzam a pressão sobre matas nativas por intermédio do suprimento de madeira na cadeia produtiva dos setores de ferro gusa, ferro ligas, produtos cerâmicos e cal. Financiamento ao reflorestamento de áreas degradadas ou convertidas e ao manejo florestal: plantios de espécies florestais nativas para conservação e recuperação de áreas degradadas ou convertidas, inclusive Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, e manejo florestal sustentável de áreas nativas. O apoio do BNDES Florestal também é passível em áreas localizadas em biomas cuja predominância não seja o de floresta.

26 Para Leitura http://area1manejo.wordpress.com/
O QUE TEMOS QUE LER DAQUI PRA FRENTE Etnografia e manejo de recursos naturais pelos índios Deni da Amazônia Juarez PEZZUTI, Rodrigo Pádua CHAVES

27 Manejo de Recursos Naturais
Atividade Prof. Fernando Pires


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