A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Período: TÉCNICAS DE ESTUDO Prof. Alexandre Freire Bezerra

2 SEMINÁRIO Uma atividade muito presente na vida dos alunos de graduação é o preparo de Seminário. Muitas vezes, o significado de Seminário é mal interpretado, até por alguns professores. É comum entender-se por seminário uma atividade de grupo, onde os alunos apresentam entre si um trabalho de revisão sobre um determinado assunto. Nestes casos os questionamentos são evitados, ou quando muito, as perguntas são superficiais.

3 SEMINÁRIO De forma geral, os seminários devem versar sobre temas polêmicos, que podem levar a diferentes interpretações, gerando os questionamentos. Logo, o preparo de um seminário exige dos alunos muita dedicação, para que possam responder as diferentes questões. Nesta concepção, o Seminário é um evento cheio de conceitos, interpretações e de ideias, onde questionamentos bem embasados podem surgir, exigindo, portanto, dos participantes, um grande número de horas de dedicação.

4 SEMINÁRIO Por esta razão, um assunto que tenha de todos uma mesma opinião, não poderá ser usado para Seminário. Exemplo: O tema: “O Sistema de Coordenadas Cartesiano”, não seria o mais indicado, para um Seminário, tendo em vista a uniformidade de conhecimentos que se tem sobre ele. Por outro lado, “Os sistemas referenciais Lagrangeano e Euleriano” seria uma excelente escolha para um Seminário.

5 SEMINÁRIO Na preparação de um Seminário, pelo menos, quatro trabalhos sobre o assunto escolhido deve ser consultado. Deve-se ter o cuidado de não se distanciar do tema traçado. Para tanto, em um grupo deverá haver pelo menos um encarregado de coordenar os trabalhos e estabelecer os limites. Ao término da apresentação de um Seminário, não cabe a pergunta: alguma dúvida?

6 SEMINÁRIO Há uma tendência dos alunos não exercerem a dinâmica necessária em um Seminário. A ativa participação é fundamental para o aprendizado. Afinal, o que é um SEMINÁRIO? O vocábulo tem vários significados: Estabelecimento onde se formam os eclesiásticos. Viveiro de plantas. Congresso científico, ou cultural. - Dinâmica de estudo em grupo onde se debate, com profundidade, um determinado assunto.

7 SEMINÁRIO Na dinâmica de um Seminário deve haver a participação de todos os presentes: apresentador(es) e platéia). O que se pretendo com um SEMINÁRIO? - O aprofundamento sobre determinado tema. Difundir o conhecimento em um grupo Tornar mais dinâmico o aprendizado Como é estruturado um Seminário? - Lista-se os tópicos a serem abordados e abaixo o nome dos apresentadores e os de suas instituições.

8 SEMINÁRIO Em geral, o Coordenador é o membro do grupo que inicia a apresentação. O coordenador deve apresentar os participantes do grupo, fazer uma breve introdução sobre o assunto, e destacar as estratégias adotadas na condução do seminário. Usualmente, não se escolhe o lider do grupo (quando há) para coordenador. Assim, se procede para possibilitar o real trabalho de equipe. Os principais elementos de um Seminário são: - Introdução: onde é evidenciada a motivação do tema, sua importância, e os objetivos do evento.

9 SEMINÁRIO Desenvolvimento dos tópicos: onde os conteúdos são apresentados de forma racional, sequenciada, clara e coerente. Finalização: quando se faz uma reflexão e síntese sobre o assunto abordado, destacando-se os pontos de maiores interesses apresentados. Procedimentos Básicos na Organização de um Seminário em Grupo. - Nunca decorar o que deverá ser dito. A memorização de frases deixa o seminário monótono.

10 SEMINÁRIO Expressar-se em voz alta e pausadamente.
Pronunciar as palavras corretamente. Evitar o uso de gírias. A postura corporal é muito valiosa. Não permanecer no mesmo lugar durante todo o seminário. Evite coçar a cabeça, ou os olhos, continuadamente. Nunca ficar de costas para a platéia. Evitar a repetição de frases, ou de uma mesma palavra: Entenderam? Tudo bem? Certo? Né? Tipo assim, etc.

11 SEMINÁRIO Lembrar que sua confiança é proporcional ao seu preparo.
Nunca exceder o tempo determinado. Manter, sempre que possível, um diálogo com a platéia. O encadeamento lógico das ideias na apresentação deverá ser objeto de treinamento. Na conclusão de uma apresentação o expositor deve, através de um questionamento, ou de uma observação, possibilitar a continuidade da exposição do tema pelo outro membro do grupo. Tal procedimento torna mais harmônica a mudança do apresentador.

12 SEMINÁRIO Evite em um slide, letras pequenas (tamanho mínimo 20) e textos longos. Apresente os tópicos em uma lista e discuta cada um deles com segurança. Mostre, sempre que possível, não mais do que um gráfico por slide. Evite os erros de ortografia, de concordância, de pontuação e de digitação. No datashow procure utilizar uma tonalidade para as letras que realcem no fundo escolhido. Os tipos e cores de letras escolhidos no primeiro slide devem ser mantidos em todos os outros.

13 SEMINÁRIO Deve-se ter cuidado com a aparência ao se apresentar um seminário. Evite, portanto, usar bermudas, gorros, bonés, camisetas, etc. A Finalização do Seminário deve ser feita pelo coordenador do grupo, que apresentará uma reflexão sobre o tema, a qual servirá de motivação para a platéia promover questionamentos. Nos debates deve-se demonstrar segurança na apresentação dos argumentos ou respostas. Deve-se evitar mesmices em uma polêmica. Neste momento, o coordenador deverá intervir.

14 NORMALIZAÇÃO Serve a estabelecer padrões que auxiliam a identificação e facilitam o uso de um elemento, ou sua organização. Na prática é aplicada na fabricação de produtos, na elaboração de textos, na identificação de situações, etc. Todo país que se preze, tem normas aplicadas às mais diversas atividades. No Brasil é a ABNT a associação responsável pelas normas brasileiras.

15 ALGUMAS NORMAS RELACIONADAS À TEXTOS
ABNT – Diz respeito à Citações em Documentos (Definições, localizações, regras gerais, etc.) ABNT NBR Termos e Definições – Parte Externa (Abreviatura, Agradecimentos, Anexo, Citação, Dedicatória, Dissertação, Elementos pré e pós-textual , Lombada, Página, Volume, etc. PARTE INTERNA: Elementos contidos no trabalho, como um todo (pré e pós-textual, Anverso, Verso, Elementos Textuais - Introdução até a Conclusão - Índice, etc..

16 ALGUMAS NORMAS RELACIONADAS À TEXTOS
ABNT NBR 6023 – Trata dos elementos relacionados com a Referência Bibliográfica. Informa sobre à organização, a ordem e convenções usadas nas citações das fontes referenciadas. ABNT NBR 6027: Considerações sobre Sumário – definição, divisão, apresentação, etc. ABNT NBR 6034: Elaboração de índices ( cabeçalhos, entrada, indicativo, etc.). ABNT NBR 1225: Requisitos para a apresentação de Lombadas (dorso de obras).

17 ALGUMAS NORMAS RELACIONADAS À TEXTOS
ABNT NBR 6028 – Discorre sobre a redação e a apresentação de resumos. ABNT NBR 6024: Rege os sistemas de numeração progressiva usados em seções de documentos escritos em sequência lógica, empregando, por exemplo: alinea, indicativos de seção, seção, sub-alinea, etc.).

18 TERCEIRA NOTA Preparação de temas, em PowerPoint, para apresentação de Seminários. Turma dividida em seis grupos de sete alunos. TEMAS: Grupo 1: Normas ABNT NBR 6027; 6034; 6028 e 6024. Grupo 2: Norma ABNT NBR (De 1. Objetivos à 7. Notas de Rodapé). Grupo 3: Norma ABNT NBR 14724: Termos e Definições – Parte Externa: Itens 3. Termos e definições até Lombada. Grupo 4: Norma ABNT NBR 14724: Informações e documentos – Parte Interna: Itens 4.2 (Parte interna) à (Índice).

19 TERCEIRA NOTA TEMAS: Grupo 5: Normas ABNT NBR 6023 Informação e documentação - Referências – Elaboração Itens 1. Objetivo à 7.8 Patente. Grupo 6: ABNT NBR 6023 Informação e documentação. Referências – Elaboração. Itens 7.9. Documentação Jurídica à (Data) Meses indicados de forma abreviada

20 CRITÉRIOS USADOS NA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
Desenvoltura demonstrada pelos participantes durante a apresentação; Demonstração de conhecimento da matéria; Postura dos apresentadores; Clareza na formulação das frases e o nível de facilidade visual dos slides; Coordenação e a interatividade demonstrada pelo grupo; Final do 12o dia: 8/03/2013

21 RESENHA Uma Resenha é todo texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre uma determinada composição técnica, literária, política, etc, divulgada através de um livro, de um filme, de peças teatrais, de exposições, de shows etc. Sendo uma síntese, a resenha é objetiva e deve ir diretamente ao cerne da questão, podendo trilhar seja pela descrição, seja pela critica. Uma boa resenha, apresenta um completo equilíbrio entre os dois mencionados aspectos.

22 RESENHA Tipos de Resenha
Acadêmica: tem elaboração mais rigorosa, atendo-se a argumentos mais técnicos, ou científicos. Se subdivide em: Resenha Crítica, Resenha Descritiva, ou Resenha Temática. Na composição de uma Resenha Acadêmica Crítica, devem ser observados os seguintes itens: 1. Identificação da obra: Dados sobre a obra; 2. Apresentação da obra: breve descrição de todo texto a ser resenhado;

23 RESENHA 3. Estruturação da obra: deve se descrever a forma como a obra está estruturada (no de capítulos, seções, no de páginas, apresentando os temas, problemáticas, conceitos, etc. ali tecidos. 4. Descrição do conteúdo: Neste item, o conteúdo da obra deve ser mais detalhado. 5. Análise crítica: É apenas neste item que as opiniões pessoais devem ser externadas. Argumentos baseados em opiniões abalizadas, ou contestações via demonstrações técnicas e teorias, devem ser empregadas.

24 RESENHA 6. Recomendação, ou não da obra: a partir das análises já feitas, elabore suas considerações recomendando, ou não a obra avaliada. 7. Identificação do autor resenhado: fazer algumas considerações sobre o autor da obra, sua vida, aspectos que influenciaram na forma de ver, ou de pensar. Mencione outras obras escritas por ele, etc. 8. Assinatura e identificação: Após digitar seu nome, e descrever sua posição, ou função, assine.

25 RESENHA Resenha Acadêmica Descritiva é aquela que apenas descreve, sem que haja opinião do resenhista. Desta forma, de todos os itens que componhem uma Resenha Acadêmica Crítica, o de número 5, não é considerado na Descritiva. Quanto a Resenha Acadêmica Temática ela discute ao mesmo tempo, vários textos, cujo tema é comum. Na construção da Resenha Acadêmica Temática o número de itens a serem satisfeitos é menor:

26 RESENHA 1. Apresentação do tema: explicita-se o assunto dos textos selecionados, bem como a razão da escolha do assunto. 2. Resumo dos textos: pelo menos um parágrafo é usado para cada texto, onde aí é explicitado o autor e o pensamento dele sobre o assunto. 3. Conclusão: após ter efetuado um resumo sobre cada obra, formule sua opinião sobre cada obra e uma conclusão sobre o tema. 4. Indicação das referências: é necessário que se liste todas as referências bibliográficas citadas nas obras consideradas.

27 RESENHA 5. Assinatura e identificação: ao concluir escreva seu nome, fazendo, ainda, a menção de sua posição, ou função, apondo, finalmente, a assinatura. Observações Finais: Como se sabe, criticar é fácil. Todavia, um resenhista deve ter muita responsabilidade ao escrever uma resenha, pois, dependendo de sua popularidade, pode determinar o fracasso de uma obra, ou arruinar uma peça de teatro, ou um filme, após seus lançamentos.

28 RESENHA As resenhas são de grande utilidade para aqueles que acompanham os lançamentos de peças e de filmes, bem como para pesquisadores, ou acadêmicos que precisam selecionar suas referências, em um curto espaço de tempo.

29 ENSAIO Denomina-se Ensaio todo estudo de extensão limitada que, sem dispensar o rigor lógico e a argumentação coerente, nem sempre se apoia na documentação empírica, ou bibliográfica. Situa-se entre o didático e o poético, apresentando conceitos, críticas, e reflexões éticas, ou filosóficas. Permite a defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (filosófico, cultural, político, ético, literário, religioso, etc.) sem a fundamentação formal, feitas por provas dedutivas, ou empíricas de caráter científico.

30 POSITION PAPER Denomina-se Position Paper a visão pessoal de um estudioso, sobre os argumentos publicados por um autor acerca de um determinado assunto, ou sobre eventos observados na prática empresarial e social. São usualmente empregados em Academias e na administração de negócios, com vistas a se formar um determinado juízo de valor, sobre um certo assunto. Deve ser escrito de tal forma a fazer compreender a visão do comentarista, mesmo não se tendo lido as obras referenciadas.

31 POSITION PAPER Qualidades: Devem ser objetivos;
São fundamentados na lógica, em fatos e argumentos bem estabelecidos. Desta maneira, há que se evitar posicionamentos subjetivos e emocionais. Estrutura e organização de um PP Em geral, possuem quatro seções: 1. Introdução; 2. Desenvolvimento; 3. Conclusão; 4. Documentação.

32 POSITION PAPER Introdução
Nesta seção o leitor deve tomar conhecimento do tema tratado no PP, sua importância, e em certos casos, a motivação, ou seja a razão pela qual o autor o redigiu. Desenvolvimento De forma detalhada, mas direta, isto é, sem uso de linguagem rebuscada, o autor formaliza sua visão sobre o tema em discussão. O texto deve ser lógico, apresentando continuidade nas ideias discutidas.

33 POSITION PAPER Conclusão
Se na Introdução foi delineado o assunto a ser discutido ao longo do texto, na Conclusão devem ser apresentadas as inferências feitas a partir das ideias, ou argumentos citados no Desenvolvimento. Busque sintetizar todo o trabalho em uma única Afirmação. Documentação (incluir todas as referências citadas) Listar toda a bibliografia, incluindo entrevistas quando houver, usadas na redação do trabalho.

34 POSITION PAPER Um position paper deve possuir de 4 a 5 páginas.
Em geral, é escrito em papel A4, com espaço simples entre os parágrafos. Use a norma ABNT na citação das referências bibliográficas.

35 HÁ RAZÕES PARA SE USAR BIODIESEL?
POSITION PAPER Exemplo Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia Curso de Engenharia Mecânica Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico HÁ RAZÕES PARA SE USAR BIODIESEL? Introdução Desenvolvimento Conclusão Documentação

36 POSITION PAPER Sugestão: Ao redigir leve em conta os seguintes itens:
Defina de forma clara o tema a ser discutido; Empregue citações, ocorrências e fundamentos para esclarecer sua visão sobre o assunto; Sua posição sobre o assunto está evidente? Tal posição está suportada por evidências, argumentos, fatos econômicos, técnicos, etc.? Seu trabalho se compõe das 4 seções citadas no início desta apresentação? Usou pelo menos três referências bibliográficas?

37 POSITION PAPER O texto está redigido de forma gramaticalmente correta , com frases curtas, e bem digitado? As ideias fluem em uma sequência lógica? As citações bibliográficas seguem os padrões da ABNT?

38 RELATÓRIO Como o nome indica Relatório vem de Relato.
Relato é o ato ou efeito de relatar, ou seja de descrever, de informar (fatos, estado de espirito, evidências, etc.) Em um Relatório narra-se fatos ligados a um evento, a uma experiência, a procedimentos, a evolução ou a finalização de um projeto. Objetivos Divulgar dados técnicos obtidos e analisados. Registro de dados permanentes

39 RELATÓRIO Tipos Técnico-científico De Viagem De Estágio De Visita
Administrativos Relacionado a situações especiais (Estoque, produção, vendas, etc..) O que é um Relatório Técnico-Científico? É aquele elaborado para descrever experiências, investigações, métodos e análises.

40 RELATÓRIO Uma vez que a grande maioria dos Relatórios que serão produzidos por vocês estará ligado à um laboratório, ou à uma pesquisa, a ênfase maior será a discussão do Relatório Técnico-Científico. Um Relatório é uma ocorrência posterior a um evento. Para sua elaboração, necessário se faz coletar, selecionar e organizar os dados pertinentes ao objetivo pretendido. Passa-se, então, à redação.

41 RELATÓRIO Na redação, de forma direta e clara, apresenta-se inicialmente uma Introdução, onde são abordadas as razões e objetivos do relatório. Na continuação, de forma sequenciada e lógica vêm a exposição das atividades e os fatos relacionados com o objetivo pretendido. Em geral, esta exposição, ou fatos são ilustrados com figuras, tabelas, fotos, ou esquemas. Estas ilustrações dão maior clareza ao relatório e o torna mais agradável.

42 RELATÓRIO Na organização de um Relatório Técnico-Científico há que se preparar: - Uma Capa contendo: o nome da organização, ou do instituto, ou da universidade, etc., setor, e o nome, ou nomes dos autores; vem em seguida o título, sub-título se houver; o local onde ele está sendo elaborado, e finalmente o ano de sua confecção, ou publicação. Folha de rosto. Tal folha contém, basicamente, todos os dados da Capa. Há quem coloque antes desta uma Falsa Folha de Rosto, com apenas o título do Relatório.

43 RELATÓRIO Errata: lista de erros tipográficos, ou de natureza diversa, com as correções feitas posteriormente, e as indicações das páginas e linhas correlatas. Vem após a falsa folha de rosto, quando houver, ou na sequência à folha de rosto. Quando os erros são descobertos após a completa impressão do Relatório, ou outro trabalho qualquer, é comum se imprimir uma folha, com o título de Errata, seguido dos erros com as correções e número das páginas referentes.

44 RELATÓRIO Neste caso, esta página solta é colocada entre a falsa folha de rosto, se houver, ou a folha de rosto, e a seguinte, em caso contrário. - Sumário: contém a lista dos capítulos e seções que compõem o Relatório. Muitos confundem o Sumário com índice, ou com resumo. Índice é a discriminação pormenorizada de nomes (geralmente autores), assuntos, referências geográficas (países, cidades, ilhas, etc.) geralmente escritos em ordem alfabética.

45 RELATÓRIO Resumo, como já vimos, é um condensado contendo os principais aspectos do texto original. - Lista de Figuras e Tabelas na ordem que aparecem no texto. Nomenclatura: simbolos e notações utilizadas. Resumo, síntese do texto, apresentando os aspectos mais relevantes do Relatório. Corpo O corpo do texto é a parte do Relatório que contém a razão, motivação e objetivo do Relatório além de todos detalhes da descrição dos componentes do evento considerado.

46 RELATÓRIO De uma forma geral é composto de:
- Introdução: descrição das razões e objetivos do Relatório. - Desenvolvimento, onde são feitas todas as descrições detalhadas sobre os elementos que compuseram o evento, a pesquisa, o projeto, etc. Resultados, parte onde, são feitas reflexões advindas dos elementos que colaboram, ou deviam colaborar com os objetivos buscados. Conclusão: a partir de considerações formuladas levando-se em conta os resultados, se faz um arremate final sobre o objetivo, ou objetivos pretendido(s).

47 RELATÓRIO Recomendações: proposição de atos, acréscimos, ou supressões a serem feitos para facilitar/possibilitar a conquista do(s) objetivo(s). - Anexo, ou Apêndice, é composto de texto complementar, que pode auxiliar na compreensão da exposição, tendo em vista os detalhes contidos. São referenciados pelas letras maiúsculas do alfabeto: Apêndice A, Apêndice B, etc. Contêm, em geral, detalhamento de equacionamentos, estatísticas, tabelas, teorias suplementares, etc., que introduzidos no seio do texto, quebrariam sua continuidade.

48 RELATÓRIO Referências Bibliográficas: formadas pelas listas de fontes bibliográficas, usadas para comprovar citações, ou exemplos no texto. Ao explicitar as referências deve-se usar o padrão da ABNT. Uso de aspas, negrito, itálico, ou sublinhado No passado usava-se indistintamente as aspas, o negrito, o itálico, ou o sublinhado, para caracterizar-se título de obras, palavras estrangeiras, ou não usuais, capítulos, etc., tendo em vista os poucos recursos gráficos. Hoje com o computador recomenda-se a seguinte prática:

49 RELATÓRIO As aspas são usadas nas transcrições de textos.
O itálico destaca palavras ou frases de línguas estrangeiras. O negrito serve para um título de um capítulo de um trabalho, ou para destacar uma palavra, ou frase em um determinado parágrafo. O sublinhado é empregado para os vínculos, ou links em informática.

50 RELATÓRIO Formatação tipográfica e tamanho das páginas e das margens
Excetuando-se outra recomendação, adotar; Margem esquerda e superior 3 cm, restantes 2 cm. Espaço entre linhas: 1,5 cm. Tipo de letra: Times New Roman Tamanho da fonte: 12 Formato do papel: A4 (210 mm x 290 mm)

51 RELATÓRIO Notas de rodapé: usadas quando se necessita de explicações não essenciais à compreensão da ideia principal; de comentários ocasionais, ou indicação de referências bibliográficas, ou de citações de autores, ou de outros trabalhos. Cabeçalho: recurso opcional oferecido pelos programas de para computadores. No Cabeçalho pode aparecer em segundo plano, e em cada página, o título do Relatório, o nome do autor, ou ambos. A fonte do cabeçalho, em geral, é na mesma fonte do texto, mais 2 pontos a menos do que a normal.

52 RELATÓRIO Exercício: Redija um Relatório sobre o Curso Metodologia do Trabalho Científico Sugestões: Prepare a Capa e Folha de Rosto de conformidade com o que foi instruído nas aulas. Na Introdução: Situe a supracitada disciplina no contexto do curso de graduação. Evidencie o propósito dela, o número de créditos e o objetivo do Relatório.

53 RELATÓRIO 3. No corpo do relatório:
Destaque os assuntos ministrados, a forma como eles foram introduzidos, as formas de avaliação, etc. 4. Nos Resultados, refira-se ao conteúdo oferecido, comparando-o com a ementa, ao tempo em que faz um paralelismo com o objetivo do Curso. 5. Na Conclusão: Examine o conteúdo oferecido, e opine: Sobre a compatibilidade existente. Como o conteúdo influiu ou pode influir na sua formação.

54 RELATÓRIO c) Sobre a objetividade da escolha deste expediente como forma de avaliação de aprendizado. 5. Caso escreva a Recomendação e inclua Anexos, siga as orientações dadas durante as aulas sobre Relatório. 6. Mencione pelo menos três referências bibliográficas, que terão que ter sido utilizadas no texto do Relatório. 7. Seja objetivo(a), use frases curtas e gramaticalmente corretas. 8. Empregue as normas da ABNT.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google