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Administração e Mercado de Trabalho.

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Apresentação em tema: "Administração e Mercado de Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Administração e Mercado de Trabalho.
Prof. José Luís Priosti Batista

2 Conhecendo a Faculdade
SEJA MUITO BEM-VINDO! Conhecendo a Faculdade Fique à vontade e faça MUITOS amigos Networking – rede de relacionamento profissionais Calendário Secretaria Site da Estácio: Biblioteca o lugar mais bonito da faculdade Sala dos professores Laboratório de Gestão E3 (Espaço, Estágio e Emprego) Serviços de Cópias (Xerox) Centro de convivência e cantina Auditório / quadras / outras instalações

3 Ementa Os administradores e a administração, seu perfil e papéis; o administrador e o seu ambiente, áreas de atuação, oportunidades no mercado de trabalho e os cenários instáveis para as empresa; o administrador e os desafios para a consolidação de sua imagem de agente de mudanças; o administrador profissional, legislação e insígnias.

4 Procedimentos Procedimentos de ensino:
Aulas expositivas; debates em salas de aula; pesquisas de campo; apresentação de seminários; entrevistas semi-estruturadas e visitas técnicas. Recursos: Quadro branco; retroprojetor; datashow; micro com acesso à Internet (opcional). Procedimentos de avaliação: Provas objetivas com questões discursivas. AV1 e AV2(8,0 de Prova e 2,0 de Trabalhos) AV3 (10,0 Prova)

5 Conteúdo Programático:
UNIDADE 1 – O ADMINISTRADOR E A ADMINISTRAÇÃO - O administrador e a administração - Os papéis e o perfil do Administrador - Como se preparar para administrar - O Administrador deve fazer acontecer - Aprende-se administração a vida toda - As habilidades, competências e atitudes do Administrador - Administração e mercado de trabalho

6 Conteúdo Programático:
UNIDADE 2 -  O ADMINISTRADOR E OS SEUS AMBIENTES DE ATUAÇÃO - A administração no Brasil - O estilo brasileiro de administrar - Características dos administradores brasileiros - Perfil das empresas brasileiras - A administração no contexto contemporâneo (globalizado, dinâmico e competitivo) - Inventando e reinventando as organizações

7 Conteúdo Programático:
UNIDADE 3 -  O ADMINISTRADOR E OS SEUS DESAFIOS - Os desafios da administração - A importância da administração como campo do conhecimento - Os desafios e as recompensas de ser um administrador - O dilema especialista X generalista

8 Conteúdo Programático:
UNIDADE 4 -  O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL - A legislação básica do Administrador no Brasil (leis, decretos e o código de ética) - O campo privativo de atuação profissional - O Sistema CFA – CRAs (missão, atividades e organização) - As insígnias do Administrador (o juramento, o dia, o símbolo e o patrono da profissão)

9 Referência Bibliográfica
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Campus Elsevier: São Paulo, Capítulos 4 e 5  LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, Capítulos 1 e 2  SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.    Capítulo 1  NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei. Teoria Geral da Administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.

10 Sites úteis:  CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR. Conselho Federal de Administração. Disponível em ADMINISTRADORES.COM.BR, o portal da administração. Disponível em  (ARTIGOS)  A ERA DO ADMINISTRADOR. Artigo de Stephen Kanitz (2005) Disponível em (ARTIGOS) PESQUISA PERFIL DO ADMINISTRADOR. Conselho Federal de Administração; FIA USP (2006). Disponível em MANUAL DO ADMINISTRADOR, guia de orientação profissional. Conselho Federal de Administração, Disponível em   Validação do Núcleo Docente Estruturante  CPE_Administracao    CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Campus Elsevier: São Paulo, 2004. LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008. SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 

11 2.0Administração/Administradores
A administração e os administradores, são necessários em todas as organizações não importando o seu tamanho. Naturalmente, empresas que hoje são grandes já foram pequenas e acarretou uma quantidade significativa de mudanças. Há uma diferença de empresas que são dirigidas por empreendedores e seus auxiliares e uma empresa que exige uma administração

12 Nova Definição do Administrador
O Administrador define estratégias, Efetua diagnósticos de situações, Dimensiona Recursos, Planeja sua aplicação, Resolve Problemas, Gera inovação e Competitividade,

13 Nova Definição do Administrador
O administrador bem sucedido em uma empresa pode não ser em outra. Ele é julgado pelos resultados que traz a empresa. Ele é avaliado pelo modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidades e estilo de trabalho.

14 Os Papéis do Administrador
Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Mintzberg concluiu que os administradores têm pouco tempo para refletir antes de decidir e que suas atividades são muito variadas, não rotineiras e de pequena duração

15 Os Papéis do Administrador
Mintzberg argumenta que os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam. Seu cargo lhes confere autoridade formal sobre seus subrodinados, que, por sua vez, lhes confere status. Esse status cria uma responsabilidade de estabelecer relações interpessoais com os subordinados. Essas relações fornecem informações que eles utilizam para tomar decisões necessárias à sua organização.

16 Os Papéis do Administrador
Papéis Interpessoais: Os papéis interpessoais envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros da organização ou individuos e grupos externos a esta. Os papéis interpessoais estão relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros, e incluem os papéis de símbolo ou de representação, de líder e de elemento de ligação

17 Os Papéis do Administrador
Interpessoais: Símbolo: (descrição) Representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma referência. Lider: Direção das atividades dos subrodinados, levando-os à realização dos objetivos. Elemento de Ligação: Desenvolvimento de uma teia de relações que permita o intercâmbio de informação

18 Os Papéis do Administrador
Papéis Informacionais: Os papéis informacionais envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador.

19 Os Papéis do Administrador
Informacionais: Monitor: Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente. Disseminador: Partilha de informação com os subordinados por meio de redes de comunicação interna. Porta-Voz: Transmissão para o exterior da estratégia, políticas, atividades e resultados da organização

20 Os Papéis do Administrador
Papéis Decisórios: Os papéis decisórios envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão, considerada a essência do trabalho de um administrador. Eles estão relacionados com a forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

21 Os papéis do administrador
Decisórios: Empreendedor: Identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organização. Solucionador de Conflitos: Resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento normal da organização. Administrador de Recursos: Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades Negociador: Representação da organização ou grupo nas principais negociações

22 Administração Operacional
Os Níveis Administrativos e As Habilidades Habilidades Administrativas ou Gerenciais Níveis Administrativos Alta Administração (presid., diretoria) Conceituais Média Administração (gerência) Humanas Administração Operacional (supervisão, chefia) Técnicas 33

23 Habilidades do Administrador
Habilidades Conceituais As habilidades conceituais estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo. São as habilidades conceituais que permitem ao administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo

24 Habilidades do Administrador
Habilidades Conceituais: Têm influência na administração porque permitem as tomadas de decisões mais acertadas e inovadoras, compreendendo qual o seu impacto na organização e nas unidades que a compõem. Desse modo, permitem a definição de uma visão e de uma estratégia de sucesso para a organização e possibilitam a identificação de oportunidades que nem sempre são percebidas pelos outros.

25 Habilidades do Administrador
Habilidades Humanas: As Habilidades humanas dizem respeito à capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. Envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as. Na medida em que o trabalho de um gestor consiste na realização de objetivos por meio de outras pessoas, as habilidades humanas são cruciais para seu desempenho.

26 Habilidades do Administrador
Habilidades Técnicas: As habilidades técnicas estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica. Quanto maior a facilidade em desempenhar uma tarefa especifica, maiores as habilidades técnicas do administrador.

27 Habilidades do Administrador
Habilidades Técnicas: Em um administrador de topo, as habilidades técnicas evidenciam-se no seu conhecimento da indústria, do mercado e dos processos e produtos da organização.

28 As competências do administrador
As competências são definidas como o conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes relacionados com o desempenho eficaz do administrador. Para cada área de competência, são desenvolvidos os elementos que definem o desempenho eficaz do administrador.

29 3.0 Como se preparar para administrar
Dizem os satíricos que especialista é o que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, de modo que, no limite, acaba sabendo tudo sobre nada. O generalista, ao contrário, é o que sabe cada vez menos sobre um campo cada vez mais abrangente, de modo que, no limite, acaba sabendo nada sobre tudo

30 Como se preparar para administrar
Na realidade, o generalista domina um campo cada vez mais abrangente, não necessariamente com menor profundidade à medida que aumenta o campo, bastando para isso que aumente seus conhecimentos. Não se pode jamais para de aprender. A aprendizagem ocorre não só em cursos, mas também em leituras, filmes, conversar com os amigos e principalmente com o trabalho.

31 O Administrador deve fazer acontecer
Podemos concluir que um bom administrador deve ser generalista e, em cima dessa base, deve construir algumas especializações. O administrador não é pago para pensar mas para realizar, para fazer as coisas acontecerem da forma adequada afim de gerar resultados positivos para a organização.

32 O Administrador deve fazer acontecer
O conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas não adianta ficarmos obsessivamente preocupados em aumentar a nossa cultura sem a colocarmos a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade. Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las em ação.

33 O Administrador deve fazer acontecer
O conhecimento cria as condições de êxito, mas o êxito é criado pela ação. Os próprios filósofos concordam que só pensamos para agir. A ação é que é o nosso objetivo.

34 ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
A administração é uma prática universal. Nos EUA, no Japão, na Europa ou no Brasil, as organizações precisam ser administradas, e o trabalho do administrador é basicamente o mesmo: guiar as organizações de forma a alcançar os objetivos. No entanto, as característica distintivas das culturas nacionais condicionam o modelo de gestão adotado. Por exemplo, o individualismo e o pragmatismo norte americano fazem que seu estilo de gestão seja caracterizado pelo empreendedorismo e pela competitividade.

35 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
Por outro lado, a cultura japonesa é caracterizada por valores coletivistas que se refletem em métodos de gestão baseados no consenso e na ênfase no planejamento. Mas quais são os trações característicos da cultura brasileira? Em que medida eles influenciam os comportamentos dos administradores e o perfil das organizações brasileiras?

36 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
A Cultura brasileira apresenta alguns traços que lhe permitem distinguir-se de outras culturas nacionais. Esses traços definem um estilo brasileiro de administrar, que, em alguns casos, reforçam vantagens comparativas. A interseção dos subsistemas resulta em nove traços culturais característicos dos administradores brasileiros. A análise de cada um desses traços culturais permitirá identificar suas implicações para a administrar

37 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
1. Concentração de poder: As decisões são unilateriais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las. 2. Personalismo: O personalismo representa o lado pessoal da relação entre líder e liderado. As pessoas são consideradas durante o processo decisório, não sendo encaradas apenas como um meio para alcançar um objetivo. Se a concentração de poder reforça a hierarquia, o personalismo atenua-a.

38 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
3. Postura de Espectador: A postura de espectador reflete a passividade e a conformação dos liderados perante o lider . A postura de espectador é um reflexo do protecionismo e da dependência que caracterizaram historicamente a sociedade brasileira. 4. Aversão ao Conflito: A aversão ao conflito reflete a tendência para evitar situações de confronto, normalmente como um forma de lidar com a concentração de poder, sem por em causa as relações pessoais.

39 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
Desse modo, o conflito é abordado indiretamente e a competição é substituída por processos mais colaborativos. 5. Formalismo: Intolerância à incerteza. Construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos. Sua principal consequência para a administração é o excessivo número de normas e regulamentos que inibem o comportamento dos administradores e, consequentemente, diminuem a competitividade das organizações brasileiras.

40 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
6. Lealdade às Pessoas: A lealdade às pessoas representa a contrapartidade do subsistema pessoal ao formalismo. A lealdade pessoal permite que o sistema flua por meio das redes de relacionamento pessoais, evitando a rigidez do formalismo institucional. 7. Paternalismo: O paternalismo é o traço cultural que permite a articulação entre concentração de poder e o personalismo do líder A principal consequência para a administração desse traço cultural brasileiro reflete-se na influência das relações pessoais e de confiança nas nomeações para posições e cargos em detrimento do mérito individual.

41 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
8. Flexibilidade: É essa flexibilidade que permite a articulação entre as regras inflexíveis e formais e um estilo de relacionamento caracterizado pela informalidade e amizade. A flexibilidade permite, em contextos empresariais, decisões rápidas e criativas, adaptadas a um ambiente em permanente mudanças. 9. Impunidade: A impunidade é um traço que marca profundamente o comportamento gerencial brasileiro.

42 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
Esse traço cultural resulta na permissividade à transgressão de normas para proteger as redes às quais o individuo pertence. Para organização, a impunidade tem como principal consequência o descrédito no sistema de avaliação das pessoas.

43 CARACTERÍSTICAS DOS ADMINISTRADORES BRASILEIROS
3 pesquisadores Brasileiros(Costa, Fonseca e Dourad), identificarão as principais características dos administradores brasileiros: Visão imediatista, com priorização do curto prazo; Desvalorização do planejamento, em geral, e do planejamento estratégico, em particular. Adoção de estruturas organizacionais piramidais, cima uma elevada distância hierárquica; Adoção de sistemas de tomada de decisão centralizados e autocráticos Uso de sistemas de controle episódico, de caráter punitivo.

44 CARACTERÍSTICAS DOS ADMINISTRADORES BRASILEIROS
Prática de relações interpessoais baseadas na docilidade e no respeito pelo poder constituído; Prevalência de um estilo gerencial marcado por grande distância entre discurso e prática; Disfarce das formas autoritárias de poder com uma retórica de participação e envolvimento; Domínio de uma conduta gerencial sensível a modas e modismo gerencial. No entanto, a administração é, por excelência, uma prática voltada para a mudança e para a transformação. Mesmo em contextos de adversidade cultural, existem administradores aptos a guiar suas organizações com eficácia e eficiência, e os brasileiros demonstram isso.

45 PERFIL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Para entender a atividade empresarial no Brasil, é importante conhecer o contexto no qual as organizações atuam e não apenas as características do sistema cultural. O ambiente organizacional brasileiro é muito peculiar e apresenta diversos obstáculos à criação e sustentação de negócios, dentre os quais se destacam. Elevada carga tributária: O Brasil é um dos países com maior carga tributária no mundo(37,4% do PIB), muito acima dos países de economias emergentes.

46 PERFIL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Elevados custos de financiamentos: a taxa de juro real brasileira é a maior do mundo, o que torna o custo de financiamento muito elevado para as empresas, diminuindo assim o número de novos negócios criados e reduzindo os investimentos das organizações em inovação, tecnologia, capacitação da força de trabalho. Burocracia Ineficaz: A Burocracia brasileira obriga os administradores a estarem mais concentrados em formalidades do que na condução de seus negócios. Produtividade Reduzida.

47 OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO
As constantes mudanças no ambiente organizacional alteraram profundamente o trabalho dos administradores. A informação e as idéias substituíram as máquinas e os ativos físicos. A globalização ampliou os mercados, mas também aumentou a concorrência. Os clientes tornaram-se mais exigentes. Novas tecnologias surgem e tornam-se obsoletas a um ritmo cada vez maior.

48 OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO
As sociedades passaram a exigir um comprometimento das organizações com a responsabilidade social e a ética. O novo ambiente organizacional coloca grandes desafios aos administradores. Pag.22 tabela1.5

49 A importância da administração como campo de conhecimento
A importância de administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para as sociedades contemporânea. As organizações servem à sociedade, permitem a realização de objetivos que, individualmente, não poderiam ser alcançados e proporcionam carreiras e a possibilidade de realização para os membros organizacionais.

50 Os desafios e as recompensas de ser um administrador
Hoje em dia, a dinâmica e a complexidade do ambiente organizacional colocam inúmeros desafios aos administradores. Em primeiro lugar, é um trabalho difícil e exigente – os administradores trabalham em média 60 horas por semana

51 A administração no contexto contemporâneo
Uma das mudanças que mais têm afetado a forma como as organizações fazem negócios está relacionada com a globalização. Os administradores precisam desenvolver uma visão global do mundo de negócios, que leve em consideração essa nova realidade e não se limite ao mercado em que tradicionalmente os produtos ou serviços são consumidos. A diversidade cultural é outra realidade do futuro da administração com que os administradores têm de aprender a lidar. Eles necessitam entender diferentes modelos culturais, de modo não ferir os princípios e a respeitar os costumes e tradições das pessoas e grupos.

52 A administração no contexto contemporâneo
No que diz respeito às mudanças estruturais nas organizações, o foco principal de uma organização passou a ser conhecimento e a capacidade e a capacidade se adaptar as novas situações, ou seja, a flexbilidade de sua estrutura organizacional e a rapidez de suas decisões. As redes e o trabalho em equipe tendem a substituir a tradicional hierarquia rígida que separava aqueles que decidiam daqueles que executavam. Assiste-se a uma valorização cada vez maior do capital humano das organizações a fim de aproveitar sua criatividade, propondo-se novas formas de trabalho mais flexíveis e enriquecedoras

53 A administração no contexto contemporâneo
Verifica-se também o reconhecimento da importância da satisfação e da construção de relacionamento com os clientes como o principal objetivo das organizações. Para satisfazer consumidores cada vez mais exigentes e com características específicas e diversificadas, a organização deve estar apta a oferecer produtos ou serviços diferenciados, quase por medidas, devendo, para isso, investir em sistemas de produção flexíveis.

54 A administração no contexto contemporâneo
A cooperação é outra tendência que tem sido acentuada. As organizações necessitam desenvolver redes de relacionamento com clientes e fornecedores, mas também formas mais sofisticadas de colaboração com a sociedade e até com os concorrentes. A ética nos negócios assume papel determinante no sucesso da relação entre a organização e o ambiente.

55 Dinamismo e Mudança Drucker dá o nome de “era de descontinuidade” para representar um mundo onde a mudança não se faz simplesmente por etapas sucessivas e lógicas, como em um processo em continuidade, mas por inflexões rápidas e bruscas e que nada têm a ver com o presente ou com o passado. O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa.

56 Na medida em que a conjuntura econômica se expande ou se retrai, que se alteram as necessidades dos clientes ou consumidores, que mudam hábitos e tendências do público, as organizações precisarão modificar sua linha de ação, renovar-se, ajustar-se, transformar-se e adaptar-se rapidamente. Pag.95 figura 4.1

57 Globalização e Competitividade
Existe uma nova ordem mundial. A globalização da economia veio mesmo para ficar. Ela está simplesmente derrubando fronteiras, queimando bandeiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando um mundo inteiramente novo e diferente. A intensa rede mundial de negócios está conduzindo a uma competição sem precedentes nos mercados mundiais. O mundo globalizado oferece, de um lado, oportunidades inéditas de prosperidade econômica, mas, por outro lado, é extremamente exigente no que se refere ao preparo dos países para usufruir as nos oportunidades

58 Globalização e Competitividade
A globalização é um fenômeno mundial e irreversível que apresenta as seguintes características:

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