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FUNDAMENTOS DA DIREÇÃO

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DA DIREÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DA DIREÇÃO
CAPÍTULO 7 FUNDAMENTOS DA DIREÇÃO /39

2 “As pessoas criam organizações, e podem destruí-las
“As pessoas criam organizações, e podem destruí-las. A mercadoria mais valiosa nos negócios não é a tecnologia nem o capital, são as pessoas”.

3 “O verdadeiro desafio que as organizações enfrentam não é a distância geográfica, mas a distância cultural. A diversidade sempre foi o maior desafio dos EUA, mas também é a sua força”.

4 “Neste século, os clientes exigirão produtos perfeitos e distintos, a serviços de qualidade em relação a esses produtos”.

5 “A rede criativa se torna uma rede geográfica
“A rede criativa se torna uma rede geográfica. Coordenar essa rede complexa de maneira que envolva um processo de inovação permanente tem se tornado um determinante-chave do sucesso”.

6 VÁRIOS CONCEITOS DE DIREÇÃO
DIRIGIR é a terceira função administrativa que compõe o processo administrativo. DIRIGIR é o processo de guiar as atividades dos membros da organização em função dos rumos desejados. /39

7 DIRIGIR é a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das atividades das pessoas e da aplicação dos recursos organizacionais. DIRIGIR significa interpretar os planos organizacionais para as pessoas e proporcionar a orientação necessária sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos. /39

8 A direção dentro do processo administrativo.
Planejamento Organização Direção -Dirigir os esforços coletivos para um propósito comum -Comunicar e negociar com as pessoas para obter consenso -Orientar as pessoas e obter consonância -Liderar as pessoas -Motivar as pessoas Controle 4/39

9 O PAPEL DA DIREÇÃO O papel do administrador é promover a integração e articulação entre as variáveis humanas, focalizando o ambiente e, mais especificamente, o cliente. /39

10 De um lado, as variáveis organizacionais – como missão, objetivos, estrutura, tecnologia, tarefas etc. /39

11 E de outro lado, as variáveis humanas – como habilidades, atitudes, competências, valores, necessidades individuais etc. Que devem ser devidamente articuladas e balanceadas.

12 Planejar,organizar,controlar e, principalmente, dirigir servem exatamente para proporcionar essa integração e articulação. /39

13 O papel do administrador: integrar variáveis organizacionais e variáveis humanas
Integração Missão Objetivos Estrutura Tecnologia Planejamento Organização Direção Controle Habilidades Atitudes Valores Necessidades Ambiente Ambiente /39

14 A DIREÇÃO E AS PESSOAS As mais recentes abordagens administrativas enfatizam que são as pessoas que fazem a diferença nas organizações. /39

15 São as pessoas – e não apenas a tecnologia – que fazem a diferença.
A tecnologia pode ser adquirida por qualquer organização com relativa facilidade nos balcões do mercado.

16 Bons funcionários requerem um investimento muito mais longo em termos de capacitação quanto a habilidades e conhecimentos e, sobretudo, de confiança e comprometimento pessoal. /39

17 CONCEITO DE GRUPO SOCIAL
/39

18 Um grupo pode ser definido como um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos propositais pessoais, significativos e, uns com os outros, em uma base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.Existem grupos formais, informais e temporários:

19 A) Grupo Formal – é um grupo social oficialmente designado para atender a um específico propósito dentro de uma organização. /39

20 B)Grupo Informal – Por outro lado, muitas organizações utilizam grupos informais que emergem extra-oficialmente e que não são reconhecidos como partes da estrutura formal da organização. /39

21 São grupos amigáveis com interesses comuns e que podem ter interesses relacionados com o trabalho, como serviços comunitários, esportes ou religião. /39

22 C)Grupo Temporário – é um grupo social criado para um propósito específico e que se dissolve quando atingido seu objetivo. /39

23 CONCEITO DE EQUIPE /39

24 EQUIPE é um grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns para os quais são coletivamente responsáveis.

25 Quais são as reais diferenças entre grupos e equipes
Quais são as reais diferenças entre grupos e equipes? Essas diferenças podem parecer tênues à primeira vista, mas marcam uma profunda distância entre esses conceitos. Assim, o que difere uma equipe de um grupo de trabalho são basicamente quatro aspectos fundamentais: /39

26 1. Objetivo: Enquanto o grupo tem por objetivo partilhar informações, a equipe está voltada para o desempenho coletivo e integrado. /39

27 2. Sinergia. Enquanto o grupo apresenta sinergia neutra, muitas vezes negativa, a equipe é capaz de desenvolver elevada sinergia positiva. /39

28 3.Responsabilidade. Enquanto o grupo se caracteriza pela responsabilidade individual e isolada, a equipe se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidária entre os membros. /39

29 4.Habilidades Enquanto o grupo utiliza habilidades randômicas (aleatória,acidental) e variadas de seus membros, a equipe se caracteriza pela complementaridade das habilidades dos seus membros para a realização de uma tarefa comum, conjunta e integrada. /39

30 As diferenças entre grupo de trabalho e equipe de trabalho
Grupos de trabalho Equipes de trabalho Informação compartilhada Neutra (às vezes,negativa) Individual e pessoal Randômicas e variadas Informal e solto Objetivo Desempenho coletivo Positiva Coletiva e solidária Complementares Coeso e firme Sinergia Responsabilidade Habilidades Relacionamento /39

31 As equipes podem ser utilizadas segundo três critérios:
/39

32 1.Equipes que recomendam coisas.
Como força-tarefa, comitês “ad hoc” ou equipes de projeto, são equipes que estudam problemas específicos e recomendam soluções,

33 muitas vezes trabalhando como um esquema integrado para completar dados e dissolvendo-se logo após o propósito haver sido cumprido.

34 2.Equipes que fazem coisas.
Como grupos ( ou mesmo órgãos) funcionais, como departamentos de marketing e propaganda, são equipes que desempenham tarefas permanentes para a organização e são relativamente estáveis e permanentes. /39

35 3. Equipes que pesquisam e aceleram coisas.
Como órgãos formais ou grupos de gerentes, são equipes que formulam propósitos, objetivos, valores e direções estratégicas e ajudam as pessoas a implementá-los adequadamente. /39

36 No fundo, a eficácia de uma equipe de trabalho depende, quase sempre, das seguintes condições:
/39

37 A)Grau de lealdade dos membros entre si e com o líder da equipe.
B)Os membros e o líder tem confiança mútua e acreditam uns nos outros.

38 E) Os membros estão seguros em tomar decisões apropriadas.
C) Os membros têm habilidade para ajudar os demais a desenvolver seu pleno potencial. D) Os membros se comunicam plena e francamente sobre todos os assuntos. E) Os membros estão seguros em tomar decisões apropriadas. /39

39 F) Os valores e necessidades de cada membro se coadunam com valores e objetivos da equipe.
G) O elevado grau de espírito empreendedor e de responsabilidade coletiva pelos resultados e conseqüências. /39

40 H) A Ação inovadora e senso de inconformismo com o presente.
Em outros termos, a vontade dos membros de aprender, de melhorar, de ultrapassar e de ser excelente. /39

41 Estrutura tradicional
Diferenças entre equipes e estrutura tradicional Estrutura tradicional Equipes -Desenhada ao redor de funções. -As pessoas não tem senso de propriedade do produtos do seu trabalho. -As pessoas têm habilidade simples. -Líderes externos governam as pessoas. -O staff de apoio e as habilidades são encontrados fora do grupo. -As decisões organizacionais são tomadas por gerentes. -As pessoas cuidam apenas da rotina. -A responsabilidade das pessoas se limita ao trabalho executado. -São desenhadas ao redor de processos de trabalho. -As pessoas são proprietárias dos produtos, serviços ou processos. -Os membros da equipe têm várias e diferentes habilidades e competências. -Os membros da equipe governam a si mesmos. -O staff de apoio as habilidades são construídos dentro das equipes. -As equipes são envolvidas na tomada de decisões organizacionais sobre si mesmas. -A responsabilidade das pessoal envolve também a satisfação do cliente. /39

42 PROGRAMAS DE ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
Envolvimento das pessoas está se tornando um termo amplamente utilizado para tratar de uma variedade de técnicas. /39

43 Entre elas, participação dos funcionários nas decisões da organização, administração participativa, democracia no local de trabalho, empoderamento e parcerias. /39

44 Todas as técnicas tem algo em comum: o envolvimento dos empregados no negócio da organização.

45 Existem cinco formas de envolvimento das pessoas:
1- A administração participativa 2- participação representativa 3- força-tarefa 4- Os círculos de qualidade 5- Os planos de aquisição da propriedade ou de ações da organização. /39

46 1. Administração participativa.
É o uso da tomada de decisão conjunta. Através dela, o subordinado compartilha de um significado grau de poder na tomada de decisões com seus superiores imediatos. /39

47 2.Participação representativa.
Significa a participação direta dos empregados nas decisões formais da organização, através de um conselho ou comissão de representantes. /39

48 3. Força-tarefa. É um agrupamento operacional formado temporariamente com a finalidade de realizar uma tarefa específica, cuja execução exige certa independência. Concluída a tarefa, o grupo se dissolve. /39

49 4. Círculos de Qualidade. É um grupo de oito a dez funcionários que se reúne periodicamente para discutir maneiras de melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e que tem uma área compartilhada de responsabilidade. /39

50 Como funciona um círculo de qualidade.
Administração e membros do círculo de qualidade em conjunto Membros do círculo de qualidade Administração Seleção de alternativas de solução Identificação de um problema Decisão final Definição da solução adequada Recomendação da solução Análise da recomendação /39

51 5.Planos de aquisição da propriedade ou de ações da organização.
Planos de aquisição de ações são programadas de distribuição da propriedade da organização aos seus funcionários, como prêmio pelo desempenho excelente. /39


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