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Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)

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Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)
Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Definição: Business Intelligence (BI) é um termo “guarda-chuva” que inclui arquiteturas, ferramentas, BDs, aplicações e metodologias. BI é um termo que englobou os SIG, SIE e SAD. Mas, tudo depende de que tipo de BI a empresa utiliza. Objetivos: Permitir acesso interativo aos dados, proporcionar a manipulação e realização de analise adequada. Em termos estratégicos: facilitar a diminuição da diferença entre o desempenho atual da organização com o desejado.

3 Processamento de transações (OLPT):
Saques em caixas eletrônicos; Depósitos e saldos; Scanners de caixas registradoras; Mudanças no estoque. Estes são dados rotineiros. Processamento análitico (OLAP): Consulta ad hoc em tempo real; Uso intensivo do DW; Suporte tático e operacional as decisões; Necessidade de resoluções rápidas.

4 Fabrica e warehouse: fabrica de informações da empresa.
BI e DW como componentes centrais e criticos. DW: BD sempre on-line com todas as informações OLPT e histórico. Busca por rapidez, eficiência nas consultas, análise e suporte a decisão.

5 Fabrica de informações corporativas

6 Compreensão dos negócios
Metodologia Teradata Compreensão dos dados Preparação dos dados Análise Modelagem e avaliação Implantação Monitoramento Compreensão dos negócios Atendimento Clientes Gestão Finanças Aplicações de análise de negócios Técnicas de análise avançada Metodologia de análise avançada Data Warehouse Ferramentas de análise avançada Data Warehouse Empresarial

7 Inteligência e vantagem competitiva
Diminuição das barreiras de entrada para novos entrantes graças a globalização da Web. - Ex.: Chips, computadores, telefones celulares, mercado textil. Necessidade de Inteligência competitiva. IC - Analisar os concorrentes, saber suas atividades e progressos. Fontes: Juridicas, orgãos governamentais (Ex. pedido de patentes). BI – Fontes: Terceiros (Informações demográficas). O BI neste caso é uma ferramenta mais genérica para estudo de Inteligência competitiva.

8 Estratégia competitiva de um setor.
Inteligência e vantagem competitiva Estratégia competitiva de um setor. Estratégia de custo. O BI pode auxiliar: métricas de qualidade nos processos de produção específicos; avaliar a taxa de defeito de matéria primas de vários fornecedores; custo vendido x volume produzido; examinar o comportamento dos usuários on-line e descobrir novos procedimentos para ser colocado nos processos de produção.

9 Estratégia competitiva de um setor.
Inteligência e vantagem competitiva Estratégia competitiva de um setor. Estratégia de nicho. O BI pode auxiliar: Se as necessidades do clientes estão sendo satisfeitas; Dar o mesmo tratamento ao cliente não importando em que local esteja; Informações sobre programas de fidelidade em cada local; Mostrar que o cliente é único para aquela organização e dar recompensas pela sua fidelidade.

10 Inteligência e vantagem competitiva
Não importa se a estratégia é de custo/nicho/diferenciação o objetivo é sempre manter a vantagem competitiva e para isso o BI e os DW são ingredientes importantes para as empresas. O tipo de projeto de BI pode variar com base na estratégia e a equipe de controle do BI pode priorizar possíveis projetos com base em sua capacidade de manter vantagem competitiva.

11 O BI deve ser vantajoso para empresa como um todo;
Implementação BI O BI deve ser vantajoso para empresa como um todo; Os usuários devem estar presentes desde o inicio da decisão de investir em um DW; Usuários concentrados nos níveis estratégicos e táticos; As várias classes ajudam a orientar a estruturação do DW, os tipos de ferramentas de BI e os softwares necessários (custo x beneficio).

12 O BI deve ser vantajoso para empresa como um todo;
Implementação BI O BI deve ser vantajoso para empresa como um todo; Os usuários devem estar presentes desde o inicio da decisão de investir em um DW; Usuários concentrados nos níveis estratégicos e táticos; As várias classes ajudam a orientar a estruturação do DW, os tipos de ferramentas de BI e os softwares necessários (custo x beneficio).

13 Ferramentas e funções de BI:
Implementação BI Tipo de usuário: Equipe de TI Número de usuário: Poucos Ferramentas e funções de BI: Desenvolvedor, Administrador, Metadados, Dados de Segurança, Gerenciamento, Aplicações e Integração. Valor estratégico: Baixo.

14 Ferramentas e funções de BI:
Implementação BI Tipo de usuário: Usuários avançados Número de usuário: Dezenas Ferramentas e funções de BI: Consultas ad hoc, Relatórios OLAP, Data Mining, Análise avançada. Valor estratégico: Alto.

15 Ferramentas e funções de BI:
Implementação BI Tipo de usuário: Executivos Número de usuário: Dezenas Ferramentas e funções de BI: Indicador de relatórios de CPM (Corporate Performance Management) e BPM (Business Process Management ou gerenciamento do processo de negócio) Valor estratégico: Muito Alto.

16 Ferramentas e funções de BI:
Implementação BI Tipo de usuário: Gerentes funcionais Número de usuário: Dezenas a centenas Ferramentas e funções de BI: Relatórios em planilha, Visão de OLAP e monitoramento de atividades de negócio (BAM). Valor estratégico: Médio.

17 Ferramentas e funções de BI: Valor estratégico:
Implementação BI Tipo de usuário: Clientes de informação esporádicos Número de usuário: Centenas a milhares Ferramentas e funções de BI: Relatórios e Consultas Valor estratégico: Baixo.

18 Ferramentas e funções de BI: Valor estratégico:
Implementação BI Tipo de usuário: Extranet: Parceiros e consumidores Número de usuário: Centenas a milhares Ferramentas e funções de BI: Relatórios e Acompanhamentos Valor estratégico: Alto.

19 Alinhamento com a estratégia de negócios.
Implementação BI Alinhamento com a estratégia de negócios. Não é um exercicio técnico é uma forma de mudar a condução dos negócios. Questões culturais e a formação de entusiasmo para as iniciativas e procedimentos. Avaliar os sistemas de informação, as habilidades dos usuários e se há uma cultura receptiva para mudanças. A integração dos projetos de BI entre si e os outros sistemas de TI.

20 BI em tempo real é possível?
Implementação BI BI em tempo real é possível? Sim. E para tomada de decisões envolvendo por exemplo SCM ou CRM. Ferramentas de BI podem ser alugadas, compradas ou construídas por terceiros. Não esquecer da necessidade de análise custo x beneficio ao adquiri uma nova aplicação de BI. As aplicações de BI devem ser integradas aos demais sistemas empresariais.

21 Qualidade e pontualidade da informação = questão de sobrevivência.
Conclusão BI Qualidade e pontualidade da informação = questão de sobrevivência. Ferramentas para análise e tomada de decisões desde o nível estratégico até os dos usuários. BI cada vez mais fundida a Inteligência Artificial (AI). O BI pode atuar desde pequenas e médias empresas através de algumas facilidades. A TI é a base para que as aplicações de BI se tornem uma realidade.

22 Bibliografia consultada:
TURBAN, E.et al.Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. 1 ed. São Paulo: Bookman, 2009.


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