A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assistência de Enfermagem na Administração de Drogas e soluções

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assistência de Enfermagem na Administração de Drogas e soluções"— Transcrição da apresentação:

1 Assistência de Enfermagem na Administração de Drogas e soluções
(vias de administração) Docente: Indira Maron

2 Vias de administração de medicamentos
-Administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem. - Regra dos 5 Certos: Paciente certo Medicamento certo Dose certa Via certa Hora certa Paciente: Leito 20- Indira Medicamento: Diclofenaco Dose: 1 amp (3ml) Via: IM Hora: 16hs OBS: Não administrar medicamentos preparados por outra pessoa.

3 TRÊS LEITURAS CERTAS DA MEDICAÇÃO
Vias de administração de medicamentos TRÊS LEITURAS CERTAS DA MEDICAÇÃO Confira SEMPRE o rótulo da medicação. Nunca confie. Leia você mesmo. PRIMEIRA VEZ: antes de retirar o frasco ou ampola do armário ou carrinho de medicamentos SEGUNDA VEZ: antes de retirar ou aspirar o medicamento do frasco ou ampola TERCEIRA VEZ: antes de recolocar no armário ou desprezar o frasco ou ampola no recipiente OBS: Ter atenção em estar sempre verificando a validade do medicamento.

4 Vias de administração:
Vias de administração de medicamentos Vias de administração: 1. Via Oral Absorção intestinal Absorção subligual 2. Via Retal 3. Via Injetável (Parenteral) Via intradérmica Via subcutânea Via intramuscular Via endovenosa

5 Vaginal (ex: droga para induzir o trabalho de parto)
Vias de administração de medicamentos 4. Outras vias: Inalatória (ex: gases utilizados em anestesia e medicamentos contra asma) - Ocular Intranasal Dérmica Vaginal (ex: droga para induzir o trabalho de parto)

6 Via Oral 1. Absorção intestinal (ou enteral) * Vantagens:
Vias de administração de medicamentos Via Oral 1. Absorção intestinal (ou enteral) * Vantagens: Auto administração, econômica e fácil; Possibilidade de remover o medicamento; Confortável, indolor; Também promove efeito sistêmico. * Desvantagens: Muitos fatores, como outros medicamentos e a alimentação, afetam a absorção dos medicamentos depois de sua ingestão oral;

7 Vias de administração de medicamentos
Via Oral Podem provocar irritação da mucosa gástrica, pois podem prejudicar o revestimento do estômago e do intestino delgado e causar úlceras. * Contra indicação: Pacientes incapazes de deglutir ou inconscientes; Em casos de vômitos; Quando o paciente está em jejum para cirurgia ou exame.

8 Via Oral 2. Absorção Sublingual:
Vias de administração de medicamentos Via Oral 2. Absorção Sublingual: Os medicamentos são colocados debaixo da língua para serem absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos.

9 Vias de administração de medicamentos
Via Retal Muitos medicamentos que são administrados por via oral podem também ser administrados por via retal, em forma de supositório. São receitados quando a pessoa não pode tomar o medicamento por VO: -náuseas e vômitos; -impossibilidade de engolir; -algumas restrições à ingestão, como ocorre em seguida a uma cirurgia.

10 Vias de administração de medicamentos
Via Parenteral Utiliza-se seringas, agulhas e medicamentos esterelizados.

11 Vias de administração de medicamentos
Preparando a injeção: Identificar o medicamento a ser administrado, de acordo com a prescrição médica; Lavar bem as mãos antes e após de preparar e aplicar a injeção; Abrir a embalagem da seringa e da agulha, conectando-as sem tocar na agulha, no bico e nem na haste da seringa, para não contaminá-la; Não esquecer de fazer a assepsia da ampola e do fraco ampola com álcool a 70%, antes da aspiração.

12 Preparando medicações armazenadas em ampola
Vias de administração de medicamentos Preparando medicações armazenadas em ampola - Desinfetar toda a ampola com algodão embebido em álcool a 70%; - Proteger os dedos com o algodão embebido em álcool ao destacar o gargalo da ampola; - Aspirar a solução da ampola para a seringa; Proteger a agulha com a própria capa e o êmbolo da seringa com o próprio invólucro; Não esquecer de identificar o medicamento com os 5 Certos, antes da administração. Após administração, NUNCA reencapar a agulha, e desprezá-la no descarte apropriado.

13 Preparando medicações armazenadas em frasco ampola
Vias de administração de medicamentos Preparando medicações armazenadas em frasco ampola Retirar o lacre do frasco ampola e realizar a desinfecção da tampa de borracha com algodão embebido em álcool a 70%; Realize a desinfecção do gargalo da ampola do diluente com algodão e álcool 70%, abra a ampola, aspire o conteúdo e injete-o pela parede interna do frasco ampola; Homogeneíze bem o pó com o diluente colocando o frasco ampola entre as mãos e realizando movimentos rotacionais; Aspire o conteúdo e retire as eventuais bolhas da seringa, expulsando o ar e deixando somente a suspensão; Despreze o frasco ampola no descarte apropriado.

14 Vias de administração de medicamentos
Tipos de agulha:

15 Vias de administração de medicamentos
Tipos de seringa:

16 Vias de administração de medicamentos
Via Intradérmica Via muito restrita, usada para pequenos volumes (de 0,1 a 0,5 ml). Usada para reações de hipersensibilidade, como provas de ppd (tuberculose), e sensibilidade de algumas alergias. É também utilizada para aplicação de BCG (vacina contra tuberculose), sendo de uso mundial a aplicação ao nível da inserção inferior do músculo deltóide.

17 Vias de administração de medicamentos
Via Subcutânea A medicação é introduzida na tela subcutânea (tecido subcutâneo ou hipoderme). Absorção lenta, através dos capilares, de forma contínua e segura. Usada para administração de vacinas (anti-rábica e anti-sarampo), anticoagulantes (heparina) e hipoglicemiantes (insulina). O volume não deve exceder 2,0 ml. -Locais de aplicação: Região superior extrena do braço (1 e 2); Abdomên (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas)-3 e 4; Região anterior das coxas (7 e 8); Região superior do dorso (5 e 6).

18 Locais de administração de medicações por via
Vias de administração de medicamentos Locais de administração de medicações por via subcutânea

19 Vias de administração de medicamentos
Via Intramuscular Administração do medicamento diretamente no músculo em graus de profundidade variável. A escolha do músculo utilizado vai depender do volume a ser aplicado: 1ª escolha: vasto lateral da coxa (máximo de 5ml); 2ª escolha: glúteo (ventro glútea e dorso glútea) – máximo 5ml; 3ª escolha: deltóide ( exceto em vacinas) – máximo 3ml. OBS: Não esquecer que o volume dependerá da massa muscular do cliente, quanto menor a dose aplicada, menor o risco de possíveis complicações.

20 Vias de administração de medicamentos
Vasto Lateral da Coxa: - Local seguro por ser livre de vasos sanguíneos e nervos importantes; -Extensa área de aplicação; -Proporciona melhor controle de pessoas agitadas ou crianças chorosas.

21 Vias de administração de medicamentos
2. Dorso glúteo: -Indicada para administração de grandes volumes (máximo de 5ml); -Não é indicado para crianças menores de 2 anos; - ATENTAR para localização do nervo ciático.

22 Vias de administração de medicamentos
3. Ventro glútea: É mais indicada por estar livre de estruturas anatômicas importantes (não apresenta vasos sanguíneos ou nervos significativos); Indicada para qualquer faixa etária; Ainda é muito pouco utilizada.

23 Vias de administração de medicamentos
4. Deltóide: -Massa muscular relativamente pequena, não sendo capaz de receber grandes volumes (máximo de 3ml); - Não deve ser usado em injeções consecutivas e com substâncias irritantes, pois podem causar abscesso e necrose. - Contra-indicado para menores de 10 anos e adultos com pequeno desenvolvimento muscular.

24 Aplicação Método Trajeto Z:
Vias de administração de medicamentos Aplicação Método Trajeto Z: Técnica IM utilizada na aplicação de drogas irritativas para proteção da pele e de tecidos subcutâneos; Deve ser utilizada em grandes e profundos músculos, como Glúteo Dorsal e Ventral.

25 Complicações causadas por injeções intramusculares
Vias de administração de medicamentos Complicações causadas por injeções intramusculares

26 Vias de administração de medicamentos
Via Endovenosa É a administração de medicamento diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. *Vantagens: Resposta imediata; Pode receber grandes doses de medicações em fluxo contínua; Controle da dose; *Desvantagens: -Necessita de material esterelizado; -Pessoal treinado; -Irritação no local da aplicação; -Acidente troboembólico.

27 As infusões endovenosas podem ser:
Vias de administração de medicamentos As infusões endovenosas podem ser: Direta Intermitente Contínua Locais mais utilizados para punção venosa: *Região do dorso da mão: -veia basílica; -veia cefálica; -veia metacarpianas dorsais.

28 *Região dos membros superiores: Veia cefálica acessória;
Vias de administração de medicamentos *Região dos membros superiores: Veia cefálica acessória; Veia cefálica; Veia basílica; Veia intermediária do cotovelo; Veia intermediária do braço.

29 SELEÇÃO DA VEIA: Vias de administração de medicamentos
Jugular interna e externa Veia cefálica basílica Veia cubital média Veias metacarpiais e digitais

30 Tipos de cateter para punção venosa periférica:
Vias de administração de medicamentos Tipos de cateter para punção venosa periférica: -Scalp (butterfly)

31 Vias de administração de medicamentos
-Gelco (abocath):

32 Tipos de cateter para punção venosa central: - Intracath -Duplo Lúmen
Vias de administração de medicamentos Tipos de cateter para punção venosa central: - Intracath Duplo Lúmen

33 Complicações da terapia endovenosa:
Vias de administração de medicamentos Complicações da terapia endovenosa: -Extravasamento; -Obstrução; -Flebite; -Tromboflebite; -Hematoma; -Choque pirogênico.

34 Vias de administração de medicamentos

35 Vias de administração de medicamentos
Bibliografia: SILVA, Marcelo Tardelli. Cálculo e Admistração de Medicamentos na Enfermagem, 1ª ed. São Paulo. Martinari, 2008. POTTER, Patrícia. Fundamentos de Enfermagem. Conceitos, processo e prática, 4ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1999. MOZACHI, Nelson. O Hospital: manual do ambiente hospitalar. 2ª ed. Curitiba, 2005.

36 Vias de administração de medicamentos
MENSAGEM Seja firme! Pense sempre positivo. Seja flexível, se for necessário refaça suas metas, recomece seus propósitos, modifique aquilo que não funciona para a sua vida. Esteja em paz consigo mesmo (a). Acredite, você pode ser melhor a cada dia, assim como também pode conseguir o que deseja para a sua vida. Procure a força que está dentro de você e reaja! Você tem o direito de ser feliz e viver com tudo o que a vida oferece de melhor. Então, mãos à obra, comece já a se empenhar para o seu aperfeiçoamento!

37 Obrigada!!!


Carregar ppt "Assistência de Enfermagem na Administração de Drogas e soluções"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google