A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade de Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade de Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade de Projeto
Carlos Alberto Gabriel Lafetá Harley Henrique

2 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
O que é? O Gerenciamento da Qualidade do Projeto é uma das áreas de conhecimento em Gestão de Projetos.

3 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Objetivo Informar os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido.

4 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Estrutura: O gerenciamento da qualidade de um projeto é dividido em três processos: Planejamento da Qualidade Realizar a Garantia do Processo Realizar o Controle da Qualidade

5 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade É o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação de como o projeto demonstrará conformidade.

6 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade Descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade da organização executora e deve abordar o controle da qualidade, a garantia da qualidade e a melhoria contínua dos processos do projeto. As métricas de qualidade, descrição específica de como serão as medições realizadas pelo processo de controle da qualidade. As listas de verificação de qualidade, checklists usados para verificar se foi executado um conjunto de etapas necessárias. A linha de base da qualidade, para medição e emissão de relatórios de desempenho da qualidade.

7 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade: Entradas (documentos, planos, desenhos) Política de qualidade; Declaração do escopo; Descrição do produto; Padrões e regulamentações; Outras saídas de processos.

8 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade: Ferramentas e Técnicas. (que se aplicam as entradas) Análise de custo/benefício; Benchmarking; Fluxogramação; Projeto de experimentos.

9 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade: Saídas (documentos, produtos) Plano de gerência da qualidade; Definições operacionais; Checklists; Entradas para outros processos;

10 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar a Garantia da Qualiade Aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto empregue todos os processos necessários para atender aos requisitos. Determinar se suas medidas de qualidade ainda são apropriadas. Ocorre durante a execução.

11 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar a Garantia da Qualiade: Mudanças solicitadas : ações para aumentar a eficácia e a eficiência das políticas, processos e procedimentos da organização executora, para oferecer benefícios adicionais aos stakeholders. Ações corretivas recomendadas: ação recomendada imediatamente como resultado de atividades de garantia da qualidade, como auditorias e análises de processos.

12 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar a Garantia da Qualiade: Entrada Plano de gerência da qualidade; Resultados da medição do controle da qualidade; Definições operacionais.

13 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar a Garantia da Qualiade: Ferramentas e Técnicas. Ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade; Auditorias de qualidade.

14 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar a Garantia da Qualiade: Saida. Melhoria da qualidade: A melhoria da qualidade inclui a tomada de ações para aumentar a efetividade e a eficiência do projeto fornecendo benefícios adicionais para as partes envolvidas do projeto.

15 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar o controle da qualidade Monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

16 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar o controle da qualidade: Entradas. Resultados do trabalho; Plano de gerência da qualidade; Definições operacionais; Checklists.

17 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar o controle da qualidade: Ferramentas e Técnicas. Inspeção; Gráficos de controle; Diagrama de Pareto; Amostragem estatística; Flowcharting; Análises de tendências;

18 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Realizar o controle da qualidade: Saidas. Melhoria da qualidade; Decisões de aceitação; Retrabalho; Checklists concluídas; Ajustes no processo.

19

20

21 Gerenciamento da Qualidade do Projeto
Conclusão O enfoque nestas funções visa obter maiores ganhos de produtividade, melhor administração dos recursos disponíveis e acompanhamento dos resultados das atividades executadas.

22 Referencias PMBOK - Project Management Body of Knowledge – PORTUGUÊS


Carregar ppt "Gestão da Qualidade de Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google