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ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa

2 BIOGRAFIA Henri Fayol ( ): nasceu em Constantinopla (Grécia) e faleceu em Paris. 1916: Publicou em Paris, a “Teoria Geral da Administração”. 1860: contratado para trabalhar na mineradora e metalúrgica Comambault. 1888: promovido a diretor geral da empresa. m1918: aposentou-se deixando a empresa bem-sucedida Passou a dedicar-se à divulgação dos princípios de administração, elaborados com base em sua experiência.

3 Processo administrativo
CONTRIBUIÇÕES Processo administrativo Papel dos Gerentes

4 FUNÇÕES DA EMPRESA Para Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos (família, negócios, governo), que sempre exige planejamento, organização, comando, coordenação e controle, seja na função comercial ou técnica. EMPRESA Funções Contabilidade Financeira Segurança Comercial Administração Técnica Planejamento Organização Comando Coordenação Controle

5 FUNÇÕES DA EMPRESA Funções Técnicas: produção de bens ou de serviços.
Funções comerciais: compra, venda e troca. Funções Financeiras: gestão financeira. Funções de Segurança: proteção e preservação dos bens e das pessoas. Funções contábeis: registros contábeis (inventários, registros, balanços, custos e estatísticas). Funções administrativas: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

6 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS SEGUNDO FAYOL
Planejamento: examinar o futuro, plano de ação. Organização: estruturar recursos humanos e materiais Comando: dirigir e orientar o pessoal Coordenação: ligar, unir, harmonizar todos atos e esforços coletivos Controle: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

7 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS SEGUNDO FAYOL
Planejamento Controle Direção Organização

8 CRÍTICAS Visão da empresa como um sistema fechado
Obsessão pelo comando Manipulação dos trabalhadores Não leva em conta o conteúdo psicológico do trabalho – visão racionalista Só leva em conta a estrutura formal, deixando de lado os aspectos informais da organização

9 OS PRINCÍPIOS DE FAYOL Divisão do trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos. Autoridade e responsabilidade: delegar autoridade juntamente com responsabilidade. 3. Disciplina: tornaras expectativas claras e punir as violações. 4. Unidade de comando: cada empregado deve reportar-se somente a um supervisor (princípio da autoridade única). 5. Unidade de direção: os esforços dos empregados devem centrar-se no alcance dos objetivos organizacionais.

10 OS PRINCÍPIOS DE FAYOL 6. Subordinação do interesse individual ao interesse geral: os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remuneração: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. 8. Centralização: determinar a importância relativa do papel do superior e do subordinado. Refere-se a importância da autoridade no topo da hierarquia.

11 OS PRINCÍPIOS DE FAYOL 9. Estrutura Hierárquica: manter as comunicações dentro da cadeia de comando. A comunicação deve fluir seguindo a linha de autoridade que vai do topo para a base da organização. 10. Ordem: ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direção da organização. Um lugar adequado para cada coisa e cada coisa em seu lugar. 11. Equidade: disciplina e ordem melhoram o comprometimento dos empregados.

12 OS PRINCÍPIOS DE FAYOL Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução. Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa. Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única. Harmonizar atividades e coordenar esforços. Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.

13 O PAPEL DOS GERENTES - DEVERES
Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução. Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa. Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única. Harmonizar atividades e coordenar esforços. Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.

14 O PAPEL DOS GERENTES - DEVERES
Organizar a seleção eficiente do pessoal. Definir claramente as obrigações. Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade. Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados. Usar sanções contra faltas e erros. Manter a disciplina. Subordinar a ordem material e humana. Ter tudo sob controle. Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.

15 MUITO OBRIGADA!!!!


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