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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
ENSINO MÉDIO SANDRA PEREIRA

2 Modelo padrão para os trabalhos
Todo trabalho realizado pelos alunos de Educação física deve obedecer a mesma norma de apresentação. Todas as rasuras, letras ou palavras superpostas, compromete o valor do trabalho. O texto dos trabalhos deve ser digitado em espaço 1,5cm, com exceção das notas ao pé da página, citações, tabelas e referências que deverão ser digitadas em espaço simples. O espaço entre uma referência e outra é duplo. A fonte do texto pode ser Arial ou Times 12 Configuração da página – Esquerda cm - Direita cm - Superior cm - Inferior cm

3 Os trabalhos devem apresentar em sua estrutura:
CAPA – Logo da Instituição INDICE INTRODUÇÃO TEXTO – TRABALHO – PESQUISA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (LIVROS, ARTIGOS, SITES, ETC.) Os PROJETOS (APRESENTAÇÃO OU A PRÁTICA) devem ser apresentados da seguinte maneira:  TÍTULO PÚBLICO ALVO DURAÇÃO OBJETIVOS (O que pretende alcançar/ o que quer que seus alunos aprendam) JUSTIFICATIVA (Motivos para a realização do trabalho) DESENVOVIMENTO METODOLÓGICO (Como o trabalho foi desenvolvido) AVALIAÇÃO OU CONCLUSÃO (do processo de aprendizagem dos alunos/ do trabalho pedagógico do professor) Referência Bibliográfica

4 NOME E LOGO DA INSTITUIÇÃO AUTORES (componentes do grupo e RM)
AUTORES (componentes do grupo e RM) TÍTULO do trabalho NOME DA DISCIPLINA Nome do professor DATA Fonte 14

5 Pensem nesta questão Apresentada pelo Prof. Antonio Nóvoa (2001)
 Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes?  Só uma reflexão sistemática e continuada é capaz de promover a dimensão formadora da prática.  Isto é o que esperamos de você: que seja um PROFESSOR REFLEXIVO

6 Objetivos das aulas Causar conflitos em suas mentes e oferecer
“pistas” para pensarmos possibilidades de ações pedagógicas “renovadoras” que contribuam de forma significativa para a formação do aluno enquanto indivíduo e cidadão atuante, com valores democráticos.

7 Tendências Educativas
LDB- LEI DE DIRETRIZES E BASES 9394/96: Art 2. Diz que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana que busca o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

8 A Educação Física hoje:
Contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade sobre o corpo e motricidade. Consideram-se atividade culturais fundamentais com finalidade de: LAZER EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS AFETOS E EMOÇÕES E COM POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO, RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE

9 Para começar devemos identificar as necessidades cognitivas e as características de nossos alunos.

10 Pcns A Ed Física como disciplina escolar deve tratar da CULTURA CORPORAL Formar o cidadão que vai... PRODUZIR, REPRODUZIR, TRANSFORMAR ESSA CULTURA. Para acontecer isso o aluno deve ter contato com os diversos conteúdos da educação física

11 A área que a Educação física esta inserida
Linguagens, códigos e suas tecnologias A educação física deve considerar a fase vivenciada pelos alunos, as propostas de educação, e sobretudo a nova feição que se deseja para a disciplina na fase final da formação básica dos jovens.

12 Conceitos, competências e habilidades a serem desenvolvidos
Se organizam em três eixos: Representação e comunicação- conceitos 1- Linguagem corporal: O homem realiza a comunicação através do corpo: GESTOS. Que são textos, movimentos comunicativos do corpo impressos por uma determinada cultura.(Campelo, 1996)

13 Os gestos Os gestos e os movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar atitudes e transmitir informações.

14 2.Signo e Símbolo Signo é o sentido que se usa.
Ex: Saque jornada nas estrelas, salto rolo ventral, etc... Símbolo: É UM SINAL, que uma vez conhecido, dá a conhecer outros objetos diferentes dele, sejam física ou não.

15 3- Denotação e conotação
Denotação é a significação básica do signo. Que é comum a todos os usuários Conotação é a parte do sentido de um signo que não corresponde à sua significação estrita.

16 4- Gramática Existe uma gramática corporal: Cada uma das práticas corporais possui uma especificidade, um maneira própria de organizar e codificar seus saberes. Fundamenta a compreensão da estrutura da linguagem corporal

17 5- textos Totalidade significativa
Ao observar pessoas sem ouvi-las, muito pode –se saber sobre elas. Por isso na Educação Física os alunos devem produzir e interpretar textos diferentes: Dança, jogo ou esporte.

18 6- Interlocução, significação, dialogismo
É quando o aluno consegue adaptar os conhecimentos adquiridos a sua realidade. Ex: Uma partida de voleibol jogada na rua, na praia, as regras podem ser adaptadas ao seu querer. O importante é que os alunos saibam analisar as especificidades sem perder a visão do todo em que estão inseridas.

19 O QUE SE PRETENDE COM TODAS ESSas tendências
É viabilidade de uma prática pedagógica que apresente coerência com os objetivos de ensino elencados pelos documentos oficiais(LDB, PCNs, PPP). Que proceda o desenvolvimento de competências, frente a possibilidade de mobilização de perspectivas conceituais ( a tomada de consciência), atitudinais ( questões morais), procedimentais( as relações entre o fazer e o compreender).

20 Investigação e compreensão
1- Análise e síntese Propiciar ao aluno as diversas possibilidades da cultura corporal. Ex: traduzir um jogo num poema. 2, 3 e 4: Correlação, identidade e integração: Compreenda as diversas formas de linguagem. - Assistir a partida ao vivo - Sem som mídia

21 5- Classificação: Podem ser classificadas em : JOGOS, ESPORTES, DANÇAS, GINÁSTICAS E LUTAS. Proporcionar que reconhecem as semelhanças e diferenças em cada prática corporal. 3- Contextualização Sociocultural : 1- Cultura: Todo fazer Humano, que pode ser transmitido de geração para geração por meio de linguagens.

22 Os gestos, as posturas e as expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude de o homem ser um ser social e viver num determinado contexto cultural. A educação física como disciplina escolar, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno

23 Para refletir.... Que haja transformação, e que comece comigo.” ( Marilyn Ferguson)


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