A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura e interpretação de texto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura e interpretação de texto"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura e interpretação de texto
Professor Ms. Miguel Angelo Manasses Aula 8

2 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Para falarmos de síntese é preciso compreender outros dois termos que são opostos, denominados tese e antítese e que, juntamente com a síntese, formam o que se denomina dialética.

3 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Dialética: É um método de diálogo amplamente utilizado pela filosofia, tanto ocidental quanto oriental, desde os tempos antigos, e que visa, por meio da argumentação, definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão (Konder, 1987). Os elementos básicos do método dialético são: tese, antítese e síntese.

4 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Tese: é o pensamento inicial, a proposição ou a afirmação inicial a respeito de um tema específico.

5 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Antítese: É a oposição à tese, revelando um mecanismo de contraposição dialógica à ideia inicial proposta.

6 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
A síntese é a união dos opostos, tornando-se uma nova tese, que contrastará com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo dialógico infinito.

7 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Síntese: É o resultado do embate entre tese e antítese. É uma situação nova que apresenta em si elementos resultantes desse conflito, mantendo o que há de correto ou legítimo entre as proposições opostas.

8 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
A síntese é usada de forma similar a um resumo. A síntese de um livro, por exemplo, expressa as suas ideias principais. O resumo, por sua vez, é a apresentação reduzida e resumida de todos os conteúdos.

9 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Diferente do resumo, a síntese é um novo texto e pode ser alterada. A síntese utiliza uma linguagem mais voltada ao leitor. A síntese utiliza uma linguagem menos informativa e objetiva e mais apreciativa, destacando as intenções do autor.

10 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
A síntese é sempre escrita em terceira pessoa e a ordem dos acontecimentos não precisa ser igual à do texto original. Contudo, é preciso respeitar a relação entre os fatos, sem modificar o seu significado.

11 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Para desenvolver um bom trabalho de síntese é necessário ter um amplo conhecimento do tema e conhecer várias fundamentações teóricas sobre o assunto. A síntese segue o seguinte processo de elaboração: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

12 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Paráfrase: Por definição, paráfrase é um texto que procura tornar mais claro aquilo que se disse em um outro texto.

13 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Sendo assim, paráfrase é sempre uma reescritura de um texto já existente, ou seja, uma espécie de tradução do texto original, mas dentro da própria língua.

14 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Para se realizar uma boa paráfrase, é preciso respeitar as seguinte exigências: Não omitir nenhuma informação essencial; Utilizar a mesma ordem de ideias do texto original; Não fazer comentários a respeito do texto original; Não elaborar frases que sejam repetições do texto original, daí a necessidade de se utilizar novas palavras e frases.

15 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Paráfrase, portanto, é dizer com outras palavras o que já foi dito. Na paráfrase, em hipótese alguma, pode-se modificar o que foi dito no texto original.

16 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Uma das principais características da paráfrase é que a mesma não é plágio ou cópia do texto original, portanto, se faz necessário sempre citar a referência, daí que a paráfrase também é chamada de citação indireta.

17 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Exemplo: “A mente de Deus é como a Internet: ela pode ser acessada por qualquer um, no mundo todo.” (Américo Barbosa, na Folha de São Paulo), em

18 Resumo, resenha, síntese e paráfrase
Reescrevendo: a) No mundo todo, qualquer um pode acessar a mente de Deus e a internet. (paráfrase); b) Tanto a internet quanto a mente de Deus podem ser acessadas, no mundo todo, por qualquer um. (paráfrase); c) A mente de Deus pode acessar, como qualquer um, no mundo todo, a internet. (não é paráfrase).


Carregar ppt "Leitura e interpretação de texto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google