A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17"— Transcrição da apresentação:

1 Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17
Lilian Amorin nº24 Natatia Andrade nº33 Raquel Zanetti nº35 E.E. Dom José de Camargo Barros Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “Trabalho de Filosofia do 4º Bimestre de 2007”

2 Alienação Jurídica Alienação: Perda de algum bem material, físico,
mental, emocional, cultural, social, político e econômico. Onde você não apenas cede mas o repciona novamente como algo indiferente, o criador se torna criatura a coisas são humanizadas e os humanos são coisificados

3 Definição A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio- econômicos concreto.

4 Características O que caracteriza a Alienação Jurídica seria a maneira incorreta de realizar uma percepção em massa e fazer com que todos que estão no poder jurídico sejam de uma maneira “manipulados” a adotar determinado tipo de racionalidade.

5 Características Em síntese, para melhor compreender o problema da alienação é importante observar sua dupla contradição. Por um lado, há a ruptura do indivíduo com o seu próprio destino e há uma síntese de ruptura anterior, que apresenta novas possibilidades de romper à mesma alienação. O outro lado se apresenta como uma contradição externa, sendo o capital tentando tirar suas características como humano, que leva o homem a lutar pela reapropriação de seus gestos.

6 Principais Problemas A alienação é a perda de controle
sobre as atividades humanas que poderíamos e deveríamos controlar. O sistema social é uma construção humana e deveria ser controlado pelos homens, mas está longe de nós, fora de nosso alcance, está alienado. Está, algumas vezes, usurpado. A alienação leva à racionalização da insanidade, o que cria a ilusão de ser algo bom e aceito na felicidade de todos

7 Principais Problemas A alienação de um ponto de vista geral, transforma todos os seres humanos em “cobaias” que seguem algum tipo de doutrina ou pensamento a partir de uma elaboração feita pela sociedade como um todo.

8 Exemplos A alienação não é só material. Ela ocorre em todas as esferas da vida. É assim, por exemplo, que o carnaval, a mais importante festa popular do país, é responsável por um verdadeiro apartheid social na Bahia, com os abadás de R$ 2 mil, acessíveis somente aos filhos da burguesia. A juventude negra e pobre de Salvador acompanha “a festa popular” de fora, da “pipoca”, como se diz por lá, separada dos blocos por uma corda e muitos seguranças. O povo, criador da cultura, é alienado dela.

9 Exemplos A alienação ocorre em todos os setores da sociedade como por exemplo: Operários de construções cívis - Festas tipícas e crenças materialistas - Ponto de vista de uma classe social privilegiada sobre uma dominada. Enfim, sobre todos pontos capitalistas que existem na sociedade.

10 Referências A ENCICLOPÉDIA LIVRE, Wikipédia: SOCIAL, Alienação: CANARY, Henrique. Juventude e Alienação. PSTU, SP; 06 de junho de 2006, Teoria Bibliografia das imagens: png


Carregar ppt "Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google