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GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II
CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES

2 Projetos Projetos são frequentemente implementados como meios de realizar o plano estratégico da organização. Serviços continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros são contínuos e repetitivos, os projetos são temporários e únicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas características destinadas – um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos. Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Para muitas organizações, projetos são o meio de responder a requisitos que não podem ser atendidos através dos limites normais de operação da organização.

3 Gerência de Projetos Gerência de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. O Gerenciamento do Projeto é acompanhado através do uso de processos tal como: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. A equipe do projeto gerencia o trabalho do projeto e o trabalho tipicamente envolve: - Demandas concorrentes: escopo, tempo, risco e qualidade. - Partes envolvidas com diferentes necessidades e expectativas. -Identificação de requerimentos.

4 Gerência de Projetos O termo gerência de projetos é algumas vezes usado para descrever uma abordagem organizacional para gerenciamento dos processos operacionais contínuos. A maior parte do conhecimento necessário para gerenciar projetos é quase específico da disciplina gerência de projetos. Entretanto, o Guia dos Conhecimentos sobre a Administração de Projetos (Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK), na verdade perpassa outras disciplinas de gerência. A administração geral engloba o planejamento, a organização, a alocação de pessoas, a execução e o controle das atividades de uma empresa em funcionamento. Áreas de aplicação são categorias de projetos que tem elementos comuns, mas que não estarão presentes, necessariamente, em todos os projetos.

5 Programa, Projeto e Subprojeto
Administração de Projetos Programa, Projeto e Subprojeto Programa  é um conjunto de projetos Subprojeto  é uma parte de um projeto de grande porte PROGRAMA Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Subprojeto 1 Subprojeto 2 Subprojeto 3 Subprojeto 4

6 Certos tipos de empreendimentos são fortemente relacionados com projetos. Existe frequentemente, uma hierarquia de plano estratégico, programas, projetos e subprojetos, nos quais o programa consiste de alguns projetos associados que irão contribuir para a realização do plano estratégico. Estes tipos de empreendimentos são descritos abaixo: Programas. Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria.

7 Exemplos O “Programa avião XYZ” inclui o(s) projeto(s) de design e desenvolvimento da aeronave assim como os serviços continuados de fabricação e suporte do veículo no campo. Muitas empresas eletrônicas têm “gerentes de programa” que são responsáveis tanto pelo desenvolvimento das versões de um produto individual (que são projetos) quanto pela coordenação, ao longo do tempo, dessas diversas versões do produto (que são serviços continuados). Os programas podem também envolver uma série de tarefas repetitivas ou cíclicas, como por exemplo: Nos serviços de água, luz e esgoto é comum se falar em “programa de construção” anual, significando uma operação continuada regular, que envolve muitos projetos.

8 Muitas organizações sem fins lucrativos têm um “programa de coleta de fundos”. Esse esforço continuado para se obter suporte financeiro, frequentemente envolve uma série de projetos discretos tais como campanhas de captação de membros e leilões. A publicação de um jornal ou revista é também um programa – o periódico propriamente dito é um esforço continuado, mas a geração de cada exemplar individual é um projeto.

9 Projetos Os projetos são desenvolvidos em todos os níveis da organização. Eles podem envolver uma pessoa ou milhares delas. Podem durar poucas semanas ou mais de cinco anos. Os projetos podem envolver uma unidade isolada da organização ou atravessar as fronteiras organizacionais, como ocorre com consórcios e parcerias. Os projetos são críticos para a realização da estratégia de negócios da organização por que projetos são os meios pelos quais as estratégias são implementadas.

10 Subprojetos Subprojetos. Os projetos são muitas vezes divididos em componentes mais gerenciáveis ou subprojetos. Subprojetos são frequentemente contratados de outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Exemplos de subprojetos incluem: Subprojetos baseados em um processo do projeto, tal como uma simples fase. Subprojetos de acordo com o perfil do recurso humano requerido, tais como a instalação de acessórios hidráulicos ou elétricos em um projeto de construção. Subprojetos envolvendo tecnologias tais como testes automáticos de programas de computadores em um projeto de desenvolvimento de software. Subprojetos são tipicamente referenciados como projetos e gerenciados como tal.

11 Complexidade em Projetos
Administração de Projetos Complexidade em Projetos Complexidade  É mensurada pela quantidade de variáveis a serem administradas durante o projeto. - Multidisciplinaridade; Duração; - Número de pessoas; - Número de organizações; - Dispersão da equipe (distanciamento das pessoas); - Diversidade e volume das informações a serem processadas - Condições a serem observadas (risco e segurança) Projeto de observação astronômica múltipla Projeto de organizar os Jogos Olímpicos Complexidademenor Complexidademaior

12 Incerteza x Complexidade
Administração de Projetos Incerteza x Complexidade + Projetos monodisciplina-res de pesquisa (poucas variáveis e grande incerteza) Grandes Projetos multi-disciplinares de P & D (muitas variáveis e grande incerteza) Incerteza Pequenos projetos de engenharia, organização de um congresso (poucas variáveis e pouca incerteza) Visita do Papa, Jogos Olímpicos (muitas variáveis e pouca incerteza) - Complexidade - +

13 Administração de Projetos Nem toda atividade é um projeto
Abordagem de Projeto Nem toda atividade é um projeto A atividade tem começo, meio e fim programados? A atividade é diferente das atividades de rotina? A solução do problema envolve muitas variáveis? A solução do problema é desconhecida? A solução deve ser apresentada dentro de um prazo definido? A solução requer competências e recursos multidisciplinares? A solução é importante para a organização? A solução envolve um cliente importante da organização? Indique um gerente de projeto. Monte uma equipe de projeto. Faça o plano do projeto. SIM

14 A Arte de Administrar Projetos
O Essencial na Administração do Projeto A Arte de Administrar Projetos Tomar decisões que envolvem o uso de recursos, para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado (produto). PRAZO CUSTOS “Transformar idéias em resultados”

15 PMBOK O Essencial na Administração do Projeto
Guia dos Conhecimentos sobre a Administração de Projetos Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK Sistematiza as técnicas de administração de projetos Contribui para a criação de uma linguagem comum Fornece bases para programas de treinamento e educação em administração de projetos

16 Áreas de Concentração do Conhecimento - PMBOK
O Essencial na Administração do Projeto Áreas de Concentração do Conhecimento - PMBOK Administração da Integração (elaboraração, execução e correção do plano de projeto) Administração do Escopo (planejamento, execução e modificação do produto) Administração do Tempo Administração dos Custos Administração da Qualidade Administração de Recursos Humanos Administração das Comunicações Administração de Riscos Administração de Suprimentos

17 PMBOK O Universo de Conhecimento em Gerência de Projetos (PMBOK) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da profissão de gerência de projetos. Como qualquer outra profissão, o conjunto de conhecimentos baseia-se na contribuição daqueles profissionais e estudantes que aplicam esses conhecimentos em Gerência de Projetos inclui os conhecimentos já comprovados através de práticas tradicionais que são amplamente utilizadas, assim como conhecimentos de práticas mais inovadoras e avançadas que têm tido uma aplicação mais limitada, incluindo tanto material publicado ou não.

18 PMBOK Gerência de projeto é uma profissão emergente. O nosso objetivo será identificar e descrever aquela parte do PMBOK que é geralmente aceita. O termo “geralmente aceita” significa, neste caso, que os conhecimentos e práticas descritos são aplicáveis à maioria dos projetos, na maioria das vezes há um consenso amplamente difundido sobre seu valor e utilidade. Geralmente aceita não significa, entretanto, que os conhecimentos e práticas descritos são ou devem ser praticados uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerência de projeto é sempre responsável pela escolha daquilo que é mais apropriado para um projeto específico.

19 PMBOK Aqui teremos uma referência básica para qualquer profissional interessado na profissão de Gerência de Projetos. - Executivos Seniores. - Gerentes de Projetos e outros membros da equipe de projeto. - Gerentes dos Gerentes de Projeto. - Clientes e outras partes envolvidas do projeto. - Gerentes Funcionais que têm funcionários alocados às equipes de projeto. - Professores que atuam em cadeiras de Gerência de Projetos e tópicos relacionados. - Consultores e outros especialistas em Gerência de Projetos e áreas relacionadas. - Instrutores que ministram programas de treinamento em Gerência de Projetos.

20 Ciclo de Vida do Projeto
O Essencial na Administração do Projeto Ciclo de Vida do Projeto São as fases que vão do início ao fim do projeto Identificação e esclarecimento das necessidades Planejamento do Projeto Controle do Projeto Execução do Projeto Conclusão do Projeto

21 O Essencial na Administração do Projeto
Fases do Ciclo de Vida SONHO REALIDADE ENTREGA DESENVOLVIMENTO DESENHO IDÉIA Planejamento Execução

22 ROTEIRO PRÁTICO PARA ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO
Administrar um projeto significa planejar, organizar, executar e controlar as fases de seu ciclo de vida. Esses processos da administração de um projeto são necessários para o projeto todo e para cada fase de seu ciclo de vida. Em termos práticos, para administrar um projeto deve-se:

23 Preparar o projeto: conceber o produto e fazer a estimativa do tempo e dos recursos necessários.
Mobilizar os recursos. Realizar as atividades. Encerrar o projeto.

24 Roteiro Prático para Administrar um Projeto
O Essencial na Administração do Projeto Roteiro Prático para Administrar um Projeto Prepare o Projeto Faça um plano básico com as definições preliminares de escopo, prazo e custo Realize as Atividades Execute o plano e controle o projeto do ponto de vista do desempenho técnico, das atividades e do custo Encerre o Projeto Apresente o produto, faça os balanços, desmobilize os recursos. Prepare-se para um novo ciclo de vida. Mobilize os Recursos Detalhe o plano básico e adquira os recursos necessários para realizar as atividades

25 Definição do Produto Objetivos são resultados esperados de algum tipo de esforço, ação ou decisão, que envolve a utilização de recursos. Na administração de um projeto, há uma hierarquia de objetivos ou cadeia de meios e fins. O fornecimento do produto é o objetivo central dessa hierarquia. O produto permite realizar um ou mais objetivos de ordem superior, chamados objetivos intermediários e finais. Todas as decisões e ações relacionadas com a escolha e definição do produto fazem parte da administração do escopo do projeto.

26 PRODUTO E NECESSIDADE A parte mais importante do planejamento de um projeto é a definição do produto. O produto, fornecido como resultado do projeto, é o meio para o atendimento de uma necessidade. Para definir com precisão o produto ou serviço, é preciso saber quais necessidades deverão ser atendidas.

27 Necessidades Necessidade é também uma palavra genérica, que indica todos os tipos de situações das quais os projetos podem-se originar: encomendas, problemas, idéias criativas ou oportunidades. Necessidades são também chamadas justificativas do projeto. A medida que se esclarecem as necessidades, defini-se o produto.

28 Hierarquia de objetivos
A palavra objetivo é freqüentemente usada como sinônimo de produto. No entanto, em certos casos, é preciso distinguir diferentes níveis de realização de objetivos e sua hierarquia ou encadeamento. Os gerentes de projeto devem aprender a diferenciar produto de objetivo imediato e de objetivo final.

29 O produto é resultado do projeto
O produto é resultado do projeto. O gerente e a equipe comprometem-se com o fornecimento do produto para os clientes. O objetivo imediato é a função que o produto cumpre – sua razão de ser ou propósito. O objetivo final é a utilidade do objetivo imediato. A realização do objetivo possibilita o atendimento das necessidades e justifica a realização do projeto.

30 Concepção do Produto Definição Exemplo Conceito
Necessidade Produto Objetivo Definição Problema que o projeto procura resolver Produto ou serviço que resolve o problema Utilidade do produto e as contribuição para resolver o problema Exemplo Falta de recursos financeiros Festival beneficente Angariar fundos O objetivo é a utilidade do produto. Um produto normalmente tem objetivos imediatos e objetivos finais

31 CLIENTES No processo de esclarecer necessidades e definir produtos, há duas perguntas importantes que todo gerente de projeto deve fazer: Quem é o cliente? Quais são suas expectativas?

32 Categoria de clientes Todos os clientes enquadram-se em três categorias principais. - Clientes que usam e pagam. - Clientes que usam e não pagam. - Clientes que não usam e pagam.

33 Como apresentar os objetivos do Projeto
Os objetivos de um projeto podem ser apresentados de diferentes maneiras. Por exemplo, pode-se apresentar separadamente a necessidade, o produto, o objetivo imediato e o objetivo final: - Produto. - Necessidade ou Justificativa. - Objetivo imediato. - Objetivo final.

34 Os diferentes elementos dos objetivos também podem ser apresentados de maneira mais simples, em uma única fase. A escolha de um formato para a apresentação dos objetivos depende das exigências do cliente, da metodologia de administração que estiver sendo usada e de outros fatores, especialmente da necessidade de clareza.

35 Administração do Escopo do Projeto
Os produtos fornecidos pelo projeto são singulares, mas, invariavelmente, dividem-se em partes, subprodutos, elementos ou componentes, chamados simplesmente de produtos. O processo de administrar o escopo dividi-se em dois níveis: planejamento e definição. Planejamento do escopo é uma declaração sucinta dos produtos que serão fornecidos pelo projeto. Definição do escopo é uma relação detalhada dos produtos que serão fornecidos.

36 Planejamento do escopo do projeto
Tanto para o gerente quanto para o cliente do projeto, a composição do produto que o segundo está comprando e que o primeiro está fornecendo deve ficar claro de forma cristalina. Portanto, a pergunta Qual produto será entregue? deve significar: Quais produtos serão entregues ao final do projeto?

37 O processo de escolher os componentes do produto é chamado Planejamento do escopo do projeto.
O Planejamento do escopo consiste em enunciar, de forma sucinta, o leque de produtos ou serviços a ser fornecido ao cliente. O Planejamento do escopo também pode declarar o que o projeto não vai fazer ou o que o produto não vai ser. O planejamento do escopo é uma estratégia ou forma de delimitar o campo de atuação do projeto, estabelecendo o alcance e o ponto exato até o qual o esforço deve chegar.

38 Foco A idéia de foco é de extrema importância para o planejamento do escopo. Um projeto com foco tem um objetivo muito preciso, um problema muito específico para ser resolvido. Focalizar um projeto significa diminuir ao mínimo a abrangência do resultado esperado, ainda que a quantidade de produtos componentes possa ser grande. Projetos sem foco não são projetos. São empreendimentos com alta probabilidade de criar confusão e conflitos, quando os resultados forem comparados com o objetivo ou encomenda.

39 Definição do escopo do projeto
O processo de detalhar os produtos do projeto, partindo da descrição sucinta inicial, chama-se definição do escopo. A definição do escopo consiste em dividir o produto principal em partes administráveis, por meio da técnica do desenho da estrutura analítica, retratando a divisão do produto em partes. Há diversos critérios e formas de representar uma estrutura analítica.

40 Administração da Qualidade
Desde o início do projeto, deve haver a preocupação com a administração da qualidade. Qualidade é o conjunto das características de uma entidade. As características definem capacidade da entidade atender a necessidade implícitas ou explícitas. A administração da qualidade do projeto compreende os processos de planejamento, garantia e controle da qualidade tanto do produto quanto do próprio processo de administrar o projeto.

41 Planejamento da qualidade consiste em definir as características do produto, com base na analise das necessidades. A qualidade planejada abrange dois tipos de características ou especificações: as especificações funcionais e as especificações técnicas. Essas especificações estabelecem o escopo do produto, ou desempenho desejado do produto. Ao final do projeto, o produto será comparado com as especificações, para verificar se o escopo foi atendido. Qualidade de aceitação ou de conformidade é a medida da coincidência entre a qualidade planejada e a qualidade que o produto de fato apresenta. A falta de qualidade, de planejamento ou aceitação, sempre é problemática.

42 A garantia da qualidade é o processo de elevar ao máximo a certeza de que as características ou atributos planejados estarão presentes no produto que o projeto deve fornecer. Em essência, a garantia da qualidade procura fazer coincidir a qualidade planejada com a qualidade real do produto ou serviço. O objetivo é evitar a incidência de erros e defeitos, ao passo que o controle da qualidade procura separar os resultados errados dos certos.

43 Controle da Qualidade A garantia da qualidade não elimina a necessidade do controle da qualidade, que continua a ser um dos elementos do sistema da qualidade. No entanto, a eficiência do sistema de garantia da qualidade muda de ênfase do controle. Como foi dito, a ênfase, no passado estava em encontrar os erros. Nos sistemas modernos de administração da qualidade, a ênfase está em assegurar que o resultado correto seja obtido.

44 Como preparar o cronograma e o orçamento
Para desenvolver e fornecer o projeto, é preciso realizar atividades que consomem recursos. A definição das atividades a serem realizadas e dos recursos que serão necessários compõem, junto com o produto, o plano do projeto. A definição das atividades é a base para a gestão do0 prazo do projeto, a definição dos recursos é a base para a gestão do custo do projeto. Prazo e custo são meios para realizar o produto. A definição do prazo e do custo completa a hierarquia de objetivos iniciada com a definição dos produtos, possibilitando a elaboração do plano operacional do projeto.

45 O planejamento operacional de um projeto não é um estágio com início e fim preestabelecidos. É um processo contínuo, que começa junto com a definição do produto e acompanha todo o ciclo de vida do projeto. Em todos os momentos, especialmente nas passagens de uma fase para outra do ciclo de vida, é preciso rever as definições de prazo e custo e replanejar as atividades à frente.

46 As seguintes decisões principais, estão envolvidas no planejamento do prazo e do custo do projeto:
- Definição das atividades necessárias para a execução do projeto. - Definição da seqüência em que as atividades deverão ser realizadas e de sua duração. - Elaboração do cronograma do projeto. - Definição dos recursos necessários para realizar as atividades. - Elaboração do orçamento do projeto.

47 Definição das atividades
Estrutura analítica. Ciclo de vida do projeto. Relatório de projetos.

48 Sequenciamento das atividades
Lógica. Decisão. Condicionantes externos.

49 Tabela e diagrama de precedências
Número Atividade Duração Atividade precedente 1 Preparar lista de convidados 1 dia Nenhuma da lista 2 Escolher o local 1 semana 3 Enviar convites 1,2 4 Organizar o local 5 Realizar o almoço 4,3 6 Limpar o local após o almoço 7 Fazer o balanço e a prestação de contas

50 Previsão de recursos e preparação do orçamento
Para realizar as atividades, é preciso usar recursos. Em teoria, primeiro se faz a lista de atividades; em seguida, a previsão de recursos. Provavelmente, em muitos projetos é isso o que ocorre. Na prática, em certos casos há uma previsão inicial de recursos, que determina o que se pode fazer. Recursos e trabalho custam dinheiro. Para finalizar o plano do projeto, deve-se definir o custo dos recursos necessários para assegurar a realização do projeto. A definição do custo envolve três etapas interdependentes: planejamento de recursos, estimativa de custos e elaboração do orçamento.

51 Planejamento de recursos
Os recursos necessários para a realização de um projeto geralmente classificam-se em quatro tipos principais que são: Mão de obra: Funcionários próprios e serviços eventuais contratados. Material permanente: Bens, equipamentos e instalações a serem comprados, construídos ou alugados. Material de consumo: Combustível, material de escritório. Serviços de terceiros: viagens, hospedagem, alimentação.

52 Estimativa de custos Para preparar a estimativa de custo, três informações são importantes: Custo unitário de cada recurso. Ex: salários calculados de acordo com uma taxa hora ou mensal, acrescidos de encargos sociais. Duração das atividades; multiplicada pelo custo unitário, permite a estimativa do custo total. Custos indiretos: referem-se a despesas que não são produzidas pelo projeto, mas a ele atribuídas. Ex: benefícios.

53 Elaboração do orçamento
O orçamento é a estimativa dos custos do projeto. A informação relativa ao orçamento pode ser apresentada em dois formatos principais: - Orçamento Global: é uma relação dos custos totais, item a item. - Cronograma de desembolso: é a programação das despesas ao longo do ciclo de vida do projeto.

54 Custo e Preço O custo estimado do projeto não é o mesmo que o preço do projeto e o custo estimado do produto final.

55 Preço do projeto: o preço do projeto é o valor a ser cobrado do cliente. O preço pode ser menor ou maior que o custo estimado. O estabelecimento do preço é uma decisão estratégica, parcialmente condicionada pela estimativa dos custos. Custos estimados do produto final: nos casos de desenvolvimento de novos produtos, a serem fabricados em grandes quantidades, a estimativa dos custos de fabricação e a definição dos preços do produto no mercado são atividades do projeto. O orçamento do projeto é um dos itens que contribuem para o custo do produto. Um especialist6a em administração financeira sempre deve ser consultado ou integrado à equipe para assegurar a qualidade dos dois tipos de estimativas.


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