A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com CRISES E REVOLUÇÕES O apogeu e a Crise da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com CRISES E REVOLUÇÕES O apogeu e a Crise da."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com CRISES E REVOLUÇÕES O apogeu e a Crise da Sociedade Liberal no Mundo Ocidental Contemporâneo (1870/ - 1939/1945) 1ª Parte CRISES E REVOLUÇÕES O apogeu e a Crise da Sociedade Liberal no Mundo Ocidental Contemporâneo (1870/ - 1939/1945) 1ª Parte

2 O imperialismo é filho da industrialização Se por um lado, o desenvolvimento tecnológico com máquinas cada vez mais eficientes, tornou possível a produção em massa e maior divisão do trabalho. Professor Ulisses Mauro Lima Como a produção capitalista tem por finalidade o lucro e a tendência do mercado é a livre concorrência, as disputas pelo controle desse mercado resultam na queda dos preços das mercadorias e conseqüentemente a redução da taxa de lucro. Por outro lado, a mudança nas técnicas de produção promoveu a abundância gerando queda nos preços das mercadorias.

3 ... indústrias gigantescas controlando a produção desde as fontes de matérias- primas até a distribuição das mercadorias dispondo do controle da oferta do produto para modificar o preço a seu favor. É fato que a batalha estabelecida pela livre concorrência garante a empresa com maior volume de capital, o controle sobre o mercado. Esse fenômeno deu origem aos Trustes... Livre-concorrência ou monopólio? historiaula.Wordpress.com

4 Na última década do século XIX, a política de livre mercado perdeu força nos EUA, na Itália, na Alemanha e na França. Nesses países os capitalistas perceberam que livre concorrência significava uma luta que poderia levar as empresas ao extermínio. A solução veio com a formação dos Cartéis. Empresas que se associam umas as outras, dividindo os mercados e estabelecendo novos preços para as suas mercadorias permanecendo, desse modo, como empresas separadas, mas sem concorrer entre si. Vitória do monopólio... Professor Ulisses Mauro Lima

5 Entra em cena o Capital... Com o crescimento do monopólio o mercado deixou de ser livre e os preços foram fixados. historiaula.Wordpress.com O capitalismo da livre-concorrência tornava-se o capitalismo dos monopólios. A era do monopólio na indústria foi também a era do monopólio bancário e uma vasta rede de créditos. Créditos disponíveis para os industriais, grandes ou pequenos ou qualquer outro que desejasse iniciar um negócio.

6 A fonte da riqueza é a miséria... Os poucos financistas, os banqueiros, passaram a controlar o poder através da concentração e geral dos capitais. As máquinas cada vez mais eficientes permitiam a dispensa de grande contingente de trabalhadores gerando o desemprego. Os salários compravam cada vez menos e as filas de pessoas diante das fábricas à procura de emprego contribuíam para o aviltamento do salário. Professor Ulisses Mauro Lima De um lado as indústrias monopolistas produziam em grande escala, mais rápido que a capacidade de consumo da população.

7 Os capitalistas de diversos países partiram à conquista do mundo para os seus excedentes e de quantidades maiores de matérias-prima. Desse modo, os capitães da indústria passaram a controlar os mercados que as forneciam. O que fazer para conter o caos? historiaula.Wordpress.com Qual a solução para evitar a falência?

8 FIM Até a próxima aula!!! Professor Ulisses Mauro Lima Até a próxima aula!!! Professor Ulisses Mauro Lima


Carregar ppt "Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com CRISES E REVOLUÇÕES O apogeu e a Crise da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google