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Diagnóstico Organizacional

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Apresentação em tema: "Diagnóstico Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard O Balanced Scorecard é um instrumento que mede o desempenho organizacional em quatro perspectivas: Perspectiva financeira; Perspectiva do cliente; Perspectiva processos internos; Perspectiva aprendizagem e conhecimento. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

2 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Financeiro Para ter sucesso financeiro, como nós devemos aparecer para os nossos investidores? Aprendizado e crescimento Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir? Cliente Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos nossos clientes? Processos internos do negócio Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos nos sobressair? Visão e estratégia MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

3 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Perspectiva financeira – abrange o crescimento e o perfil da receita, a melhoria da produtividade e a redução de custos, além da utilização de ativos em relação à estratégia de investimento. Perspectiva do cliente – as empresas identificam segmentos de clientes e mercado nos quais desejam competir, assim, as empresas alinham suas medidas básicas de resultados relacionados aos clientes, como: satisfação, fidelidade, retenção, captação e lucratividade, com segmentos específicos de clientes e mercado. Perspectiva processos internos – os executivos procuram conhecer os processos críticos que devem ser melhorados na empresa, buscando assim a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e dos clientes. Perspectiva aprendizagem e conhecimento – trata das habilidades, dos conhecimentos organizacionais, das capacidades e do comportamento organizacional, os quais são indispensáveis para a organização se manter competitiva. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

4 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Mudanças nos ambientes organizacionais externo e interno, por meio da ruptura com o padrão competitivo clássico de estabilidade, levaram à criação do Balanced Scorecard. As mudanças nas formas de atuação e controle foram causadas por: Aumento da concorrência; Globalização; Integração de processos e empresas; Necessidade de produtos mais competitivos; Valorização do capital intelectual. A contabilidade não é suficiente para lidar com esses ativos intangíveis como: Relacionamento com os clientes; Produtos e serviços inovadores; Tecnologia da informação; Banco de dados. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

5 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Gestão da qualidade e indicadores financeiros são importantes, mas insuficientes para manter a sustentabilidade organizacional. Por isso, outras medidas foram adotadas: Gestão de recursos humanos estratégicos; Reengenharia; Melhorias na tecnologia da informação. Mesmo assim, essas medidas atuavam de maneira isolada. O conceito do Balanced Scorecard emerge diante da necessidade de melhor medir o desempenho das empresas, especificamente medir os ativos intangíveis e, a partir dessa mensuração, estabelecer ações que gerassem valor nessa espécie de ativos. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

6 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Cinco princípios das organizações orientadas à estratégia. (Kaplan e Norton, 2001): Liderança; Estratégia em operações; Sinergia; A estratégia é tarefa de todos; A estratégia continua. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

7 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Liderança – os líderes devem estar focados e balizados pela missão e visão da organização. Estratégia em operações – depois de construída e concebida a estratégia, ela deve estar no dia a dia da organização por meio do mapa estratégico, dos indicadores, das metas e dos projetos. Sinergia – a corporação deve desdobrar a estratégia através de unidades de negócio otimizando os recursos organizacionais através da cadeia de valor. A estratégia é tarefa de todos – é importante comunicar a estratégia para todas a organização, alinhando projetos e programas com todos os departamentos e pessoas, inclusive atrelando a elas programas de remuneração variável. A estratégia continua – a estratégia deve ser encarada como um processo de aprendizagem contínua através da discussão e análise das ações e situações organizacionais sempre criando vínculos com o Balanced Scorecard e o orçamento. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

8 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Cruzamento entre Balanced Scorecard e Matriz SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Finanças Consumidor Processos internos Aprendizagem e crescimento MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

9 Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard Mapa estratégico Responsabilidade social e ambiental Gerar valor no longo prazo Resultados Aumento das vendas Redução de custos Perspectiva financeira Motivação dos funcionários Satisfação dos funcionários Satisfação do cliente Perspectiva cliente Perspectiva aprendizagem e crescimento Transparência Tecnologia Processos produtivos limpos Tecnologia Capital humano MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.


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