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TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.

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1 TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
Prof. Cálidon Costa

2 É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos reais como relacionado a um campo delimitado. Na pesquisa, a concretização do tema e seu desmembramentos em problemas a serem detalhadamente pesquisados são realizados a partir de um processo de discussão com os orientadores (OLIVEIRA, 2004).

3 TEMA Torna-se necessário que a definição seja a mais precisa possível, isto é, sem ambigüidades, tanto no que se refere á delimitação empírica quanto no que remete a delimitação conceitual e também a forma da construção gramatical do tema.

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5 Elementos para elaboração dos textos monográficos
Redação: 3ª pessoa do singular de forma indeterminada. Projeto = futuro; monografia= passado. Linguagem e posicionamento científicos: informativa e técnica. Evitar: subjetividade, senso comum, expressões, jargões, pessoalidade, etc. Frases não muito longas Prof. Paulo Roberto Leite

6 O problema de pesquisa. O problema é um fato, o fenômeno que ainda não possuem respostas ou explicações. Trata-se de uma questão ainda sem solução e que é objeto de discussão, em qualquer área de domínio do conhecimento.

7 PROBLEMA No processo de investigação, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado. Esta escolha por sua vez, conduz a indagações. Por que pesquisar? Qual a importância do fenômeno a ser pesquisado? Que pessoas ou grupos se beneficiarão com os seus resultados? Obs:Um problema será relevante em termos científicos à medida que conduzir à obtenção de novos conhecimentos

8 Como formular um problema?
Todo problema deve ser formulado como pergunta ; O problema deve ser claro e preciso; O problema deve ser empírico; O problema deve ser suscetível de solução; O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável.

9 PROBLEMA Cohen e Nagel (1934, p ) chegam a identificar a capacidade de formular problemas como sinal do gênio científico. Mesmo que não se pretenda realizar um trabalho estritamente científico, é indispensável tomar conhecimento de um mínimo de trabalhos referentes ao tema. Assim as leituras ajudam a assegurar a qualidade na formulação do problema. As entrevistas, por sua vez, possibilitaram ter u contato com a realidade vivida pelos atores sociais. (GIL, 2009)

10 PROBLEMA O problema é um fato ou fenômeno que ainda não possui resposta ou explicações. Trata-se de uma questão ainda sem solução e que é objeto de discussão, em qualquer área de domínio do conhecimento. A sua solução, resposta ou explicação só será possível por meio da pesquisa ou da comprovação dos fatos, que, no caso da ciência, antecede a hipótese. O problema delimita a pesquisa e facilita a investigação. Obs: No desenvolvimento do trabalho científico, às vezes para se alcançar os resultados esperados ou as soluções, é preciso mudar de método e de técnica.

11 REGRAS PARA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O problema deve ser formulado por uma pergunta. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. O problema dever ter clareza. O problema dever ser preciso. O problema deve apresentar referências empíricas

12 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR O PROBLEMA
Escolher um problema que chame a atenção e precise de resposta. Recompilar as informações relacionadas ao problema. Analisar a relevância das informações. Estudar possíveis relações entre as informações que possam contribuir e esclarecer o problema. Propor diversas explicações – hipóteses – para as CAUSAS DO PROBLEMA

13 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR O PROBLEMA
Estabelecer a relevância das explicações que procuram contribuir para solucionar o problema. Procurar relações entre os dados e as explicações. Analisar

14 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR O PROBLEMA
As respostas ou explicações vêm por intermédio da observação, do experimento e da pesquisa de campo com o emprego de entrevistas e questionários, quando se trata de uma pesquisa de opinião (abordagem quantitativa)

15 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
No início de qualquer pesquisa, em qualquer área de conhecimento, seja qual for a sua estratégia, ativa ou não, junto com a definição do tema e dos objetivos, torna-se necessário dar atenção à colocação dos principais problemas, a partir dos quais a investigação será desenvolvida. Em outros termos, trata-se de definir uma problemática na qual o tema escolhido ou hipótese adquira sentido

16 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
No aspecto geral, uma problemática pode ser considerada como a colocação dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo teórico e prático. Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemáticas diferentes. No âmbito das pesquisas sociais (economia, comunicação, administração, política, marketing, ciências social em geral) os problemas colocadas são inicialmente de ordem prática; trata-se conseqüentemente de procurar soluções para se chegar a alcançar um objetivo ou realizar uma possível transformação dentro da solução observada.

17 Sobre a delimitação do problema
Ao delimitar a questão você deverá responder a uma série de indagações: a questão é relevante? Mesmo que seja um tema interessante é adequado para mim? Tenho fontes de consulta acessíveis e de fácil manuseio? Delimitando o tema e o problema, uma direção é tomada. Essa direção pode indicar possíveis “respostas”, mesmo que provisórias

18 PROBLEMA DE PESQUISA “Possível relação entre variáveis” (Koche, 1997)
“Como as variáveis estão relacionadas” ( Kerlinger,1980) “... maneira explicita, clara, compreensível e operacional, de dizer a dificuldade que se pretende resolver” (Lakatos e Marconi,2003) Exemplos: 1) Qual o impacto da TI nos estoques. 2) Qual a influência da escolha de um modal de transporte no nível de serviço logístico. 3) Existe relação entre a distribuição física e a fidelização de clientes? 4) Qual a influencia da cultura empresarial no nível de integração de empresas nas cadeias de suprimentos. 5) A visão sistêmica da logistica contribui para melhores resultados empresariais? 6) Quais fenômenos explicam o consumo compulsivo? Prof. Paulo Roberto Leite

19 OBJETIVOS Para que fazer essa pesquisa? Onde quero chegar com essa pesquisa? Verbo no infinitivo Ex: analisar; experimentar; aplicar etc.

20 OBJETIVOS O que se pretende atingir com a pesquisar.
Devem ser em número reduzido e modesto; Resultados teórico práticos; São diretrizes para o pesquisador e;

21 Exemplos Problema: Qual o impacto da idealização do retrato da mulher na mídia sobre a auto-imagem feminina? Objetivo Geral: compreender impacto da idealização do retrato da mulher na mídia sobre a auto-imagem feminina. Problema: Como se constituiu as Políticas Públicas de Turismo do Estado do Amapá no período entre 2003 a 2007? Objetivo Geral: Analisar as Políticas Públicas de Turismo do Estado do Amapá no período entre 2003 a

22 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Caracterizar o sistema turístico do Estado do Amapá no período entre 2003 a 2007; Reconhecer as políticas públicas de turismo do estado do Amapá através do Plano Nacional de Turismo 2003/2007 e o Programa de Regionalização do Turismo “Roteiros do Brasil” e; Analisar as políticas públicas de turismo no estado do Amapá no período 2003/2007 com base nos instrumentos políticos propostos por Bramwel 2001.

23 JUSTIFICATIVA POR QUE FAZER? Contribuição e significado do estudo
Relevância pessoal - Interesse; Relevância Acadêmica – Contribuição; Relevância Profissional – Aplicabilidade e; Relevância Social – Sociedade.


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