A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conseqüências da Anemia Ferropriva no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos Aluna: Marcelle Alves Lima Silva Orientador: MSc Valdemir Miranda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conseqüências da Anemia Ferropriva no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos Aluna: Marcelle Alves Lima Silva Orientador: MSc Valdemir Miranda."— Transcrição da apresentação:

1 Conseqüências da Anemia Ferropriva no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos
Aluna: Marcelle Alves Lima Silva Orientador: MSc Valdemir Miranda

2 1.Introdução O que é Anemia Ferropriva?
É BAIXA CONCENTRAÇÃO de hemoglobina NO SANGUE uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos, que possui o ferro responsável por levar oxigênio aos tecidos (ALMEIDA,2007) O primeiro índice de anemia é o aumento de Rdw, logo em seguida a baixa concentração de hemoglobina no sangue e do volume globular e a queda do VCM e do HCM (HENNEBERG,2011). Fonte: Vegetarianismo. 2008

3 1.Introdução É uma doença antiga descrita desde a.C, não é só em si, uma doença mais uma síndrome ( ROSA & BALDACC, 2010). O sangue participa direta e indiretamente das funções vitais que constituem um ser vivo (CHIATTONE, 2010) que por sua vez é distribuído por todo nosso corpo (TORTORA, 2007), constituído 55% de plasma e 45% de células, (BRANDÃO, 2004). No organismo humano o ferro é um fator muito importante, que pode ser encontrado de duas maneiras orgânico e inorgânico (CARVALHO, BARACAT, SGARBIERI,2006). Fonte: Corpo Humano

4 1.Introdução Segundo BRAGA e VITALLE (2010) a anemia ferropriva acomete mais 2 bilhões de pessoas no mundo. No Brasil nunca foi feito nenhum estudo nacional sobre anemia ferropriva, apenas levantamento em diversas regiões (JORDÃO, BERNARDI, FILHO, 2009), contudo com a falta de análise tem demonstrado um aumento de anemia no Brasil e níveis socioeconômicos (JORDÃO, BERNARDI, FILHO, 2009). Estudos mostram que cada vez mais no país, a anemia vem crescendo 26,7% a 60,4%.

5 1.Introdução Fatores de risco Fonte: Osório

6 1.Introdução Exames laboratoriais podem ser aplicados ao diagnóstico de anemias. Principais exames: Ferritina (LABSTEST,2011). Ferro Sérico e Saturação de Transferrina

7 2. Justificativa As crianças com seu crescimento ligeiro acabam sendo muito suscetível na ocorrência da anemia ferropriva, possuindo maior necessidade de ferro no sangue (ALMEIDA, 2012). Consequências comuns : apatia, dificuldade na escola, palidez (ALVES, CAMPOS, SANTANA, 2007) em crianças afetam a coordenação motora, falta de atenção, redução na atividade física, termo regulação , imunidade, alterações gastrointestinais, palpitação,é em grávidas é associado o baixo peso ao nascer e mortalidade peri natal.

8 2. Justificativa Com base nos artigos científicos consultados, foi verificado que a grande maioria discutem sobre as causas, diagnósticos entre outros, mas não é comentado com ênfase, sobre o mais importante, as consequências desta síndrome.

9 3. Objetivos Geral Fazer um Levantamento bibliográfico detalhado das conseqüências que anemia ferropriva provoca no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos. Específico Correlacionar a prevalência da anemia ferropriva nas respectivas faixas etárias do grupo infanto. Identificar as principais características clínicas e laboratoriais da anemia ferropriva.

10 4. Material e Métodos 4.1 Material Local da Pesquisa
Participantes da Pesquisa Período da Pesquisa 4.2 Métodos Revisão bibliográfica de artigos Dosagens bioquímicas através de colorimetria

11 5. Resultados Esperados Comprovar que a deficiência de ferro é associada as principais desordens nutricionais no planeta, que afetam crianças em sua maioria, causando assim transtornos emocionais, atraso no desenvolvimento de linguagem, diminuição na qualidade intelectual como isso agravando mais o problema (BRAGA E VITALLE, 2010).

12 6. Cronograma Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Introdução X Objetivos Materiais e Métodos Resultados Discussão Conclusão Bibliografia Entrega da Monografia Defesa

13

14 Obrigado pela atenção!!! Marcelle Alves Lima Silva Contato: email
Fonte:Biomedicinapadrão. 2010 Marcelle Alves Lima Silva Contato:


Carregar ppt "Conseqüências da Anemia Ferropriva no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos Aluna: Marcelle Alves Lima Silva Orientador: MSc Valdemir Miranda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google