A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.

2 Tema: Principais projetos em informática Educacional no Brasil. EDUCOM FORMAR PROINFE PROINFO

3 EDUCOM DATAS E INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Primeiro e principal projeto público a tratar de informática educacional. Teve origem na Universidade de Brasília em 1981. UFRJ,UNICAMP,UFRGS; foram as primeiras entidades participantes. Voltado para as escolas de 2 grau. O projeto não teve sucesso devida as dificuldades financeiras pelo MEC, em decorrência de transições governamentais. Retornou em 1996 sendo coordenado pelas próprias universidades públicas.

4 OBJETIVOS: Desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática. Levar computadores a escolas públicas. Desenvolvimento de novas metodologias de ensino, na promoção de uma aprendizagem mais ativa e significativa, numa educação de melhor qualidade.

5 RESULTADOS: Foram construídos ambientes de aprendizagem informatizados, integrado por diversos profissionais. Foi adotada uma “metodologia de planejamento” participativo na organização. Realização e avaliação de experiências de informática no Brasil. As contribuições foram importantes e decisivas para a criação de uma cultura nacional. Uso de computadores na educação especialmente para a realidade da escola pública.

6 FORMAR DATAS E INSTITUIÇÕS PATICIPANTES: Implementado em 1987. Contou com instituições dentre elas CAIE/MEC e NIED/UNICAMP. Ministrado por pesquisadores e especialistas integrantes do projeto EDUCOM.

7 OBJETIVOS: Formação de profissionais para atuarem nos diversos centros e informática educativa do sistema público. Foram realizados 3 cursos, sendo que cada um possuía uma carga horária de 360hs. Foram distribuídos em 6 disciplinas com aulas teóricas, prática, seminários e conferências.

8 RESULTADOS: Propiciou uma visão ampla dos aspectos envolvidos na informática educativa, no que se refere as questões pedagógicas. Os materiais, experiências,currículo e conteúdo,passaram a ser usados como referências para outros projetos. Foram criadas 17 CIEDs (Centro de Informática Educativa) em cada estado da Federação.

9 PRONINFO DATAS E INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES Implementado em 1989 pelo MEC. A entidade participante foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação do Ministério de Ciência e Tecnologia).

10 OBJETIVOS: Apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática nos ensinos de 1º,2º,3º graus educação especial. Estimular a criação de vários centros distribuídos pelo país. Criar e integrar pesquisas. Capacitação contínua e permanente de professores e formação de recursos humanos. Produção, aquisição, adaptação e avaliação de softwares educativos.

11 RESULTADOS: 44 centros de informática na educação implantados a maioria interligada a Internet. 400 subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais. 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiado também por governos estaduais e municipais.

12 PROINFO DATAS E INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Implementado em 1997. Uma releitura do projeto PRONINFE. Teve apoio financeiro de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

13 OBJETIVOS: Introduzir tecnologia de informática e telecomunicações na escola públicas de ensino fundamental e médio. Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

14 RESULTADOS : Elaboração e aprovação dos projetos estaduais de informática na educação. Planejamento de informatização das escolas. Aprovação dos projetos das escolas. Capacitação de recursos humanos. Implantação dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Definição das especificações técnicas. Acompanhamento e avaliação dos projetos.

15 BIBLIOGRAFIA: Informatica educativa no Brasil. Disponível em <http://www.edutec.net/Textos/Alia/MISC/ edmcand1.htm>. Acesso em 10 de Outubro2005.

16 Lembrem-se “ Somos o que repetidamente fazemos...” ( Aristóteles )


Carregar ppt "Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google