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PSM – Practical Software Measurement

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Apresentação em tema: "PSM – Practical Software Measurement"— Transcrição da apresentação:

1 PSM – Practical Software Measurement
Equipe: Acauã Amâncio Elaine Buonafina Alves de Lima Erivaldo Melo de Bastos Marcelo Dias

2 O PSM surgiu a partir de uma iniciativa do Departamento da Defesa norte-americano, em 1994.
Foi publicado pela primeira vez em 1997, sob a forma de um manual - Practical Software Measurement (McGarry et al., 1997). O PSM serviu de base à norma ISO/IEC Software Measurement Process (2001) Serviu de base à nova Process Area “Measurement and Analysis” do CMMI (CMM Integration Project) Foi publicado sob a forma de livro, com a participação de vários dos autores originais. David Card, um dos autores, vem freqüentemente ao Brasil e já certificou 2 profissionais brasileiros. A ti MÉTRICAS é uma PSM transition organization (organização de transição do PSM) , empresa brasileira.

3 Cenário e Objetivos do Projeto PSM
“ O PSM baseia-se em décadas de experiência de dezenas de organizações, no aprendizado da melhor forma de implementação de um programa de medição de software.” O que é o PSM? Um modelo que estrutura a atividade de mensuração em um projeto de software, é um processo para medir e melhorar processos, projetos e produtos de software. Objetivos do PSM * Estabelecer um processo de implantação de medição dos projetos de software e gerenciamento dos sistemas. * Prover bases de informações e comunicações para tomada de decisão. * Estabelecer uma fundação para melhorar o gerenciamento organizacional e executivo.

4 ESTRUTURA DO PROJETO PSM

5 Modelos do PMS – Practical Software Measurement
O PSM procura resolver dois problemas: Como especificar de uma maneira formal as medidas que deverão ser utilizadas no projeto, ou seja, como especificar formalmente os indicadores a serem usados; Como deverá ser conduzido o processo de medição.

6 Para atingir tais objetivos, o PSM faz uso de dois modelos:
Modelo de Informação para Medição: que fornecer um caminho para a seleção das medidas utilizadas e Modelo de Processo de Medição: que serve de guia a implementação do PSM.

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9 Modelo de Informação O Modelo de Informação do PSM é uma estrutura para a definição das medidas que deverão ser utilizadas no projeto. Cada especificação é escrita por um membro do PSM e inclui os conceitos abaixo: - Atributo – propriedade relevante do ponto de vista das necessidades de informação. - Método – operação que mapeia o atributo para uma escala. - Medida Básica – valor resultante da aplicação do Método a um Atributo. - Função – algoritmo combinando duas ou mais Medidas Básicas. - Medida Derivada – valor resultante da aplicação de uma Função. - Modelo – algoritmo combinando medidas e critérios de decisão. - Indicador – estimativa ou avaliação que provê uma base para tomada de decisão.

10 Categorias de informação do PSM
O PSM inclui um conjunto de medidas já utilizadas com sucesso pela indústria As medidas correspondem a categorias previamente definidas Prazo e Progresso Recursos e Custo Tamanho e Estabilidade do Produto Qualidade do Produto Performance do Processo Eficácia da Tecnologia Satisfação do Cliente

11 Categorias e Conceitos de Mensuráveis
Prazo e Progresso Grau de Alcance dos Marcos do Projeto Performance no Caminho Crítico Progresso de Cada Unidade de Trabalho Recursos e Custo Esforço do Pessoal Desempenho Financeiro Recursos Ambientais e de Suporte

12 Categorias e Conceitos de Mensuráveis
Tamanho e Estabilidade do Produto Tamanho Físico e Estabilidade Tamanho Funcional e Estabilidade Progresso de Cada Unidade de Trabalho Alcance dos Marcos do Projeto Data na qual cada marco foi alcançado

13 Categorias e Conceitos de Mensuráveis
Esforço do Pessoal Nível de Pessoal Esforço de Desenvolvimento Nível de Experiência Turnover Tamanho Funcional e Estabilidade Requisitos Mudanças Funcionais Pontos de Função

14 Construtor de Medição Define três níveis de medida Medida Básica
Medida Derivada Indicador

15 Construção Mensurável

16 Exemplo - Produtividade

17 Etapas e Atividades

18 Modelo de processo de medição do PSM (McGARRY, 2002; BORGES, 2003)
Modelo de Processos Modelo de processo de medição do PSM (McGARRY, 2002; BORGES, 2003)

19 Subprocesso: Planejar Mensuração

20 O Processo Central de Mensuração do PSM envolve os seguintes subprocessos:
Subprocesso: Planejar Mensuração Atividade: Identificar e Priorizar Necessidades de Informação Atividade: Selecionar e Especificar Medidas Atividade: Integrar Mensuração aos Processos do Projeto

21 Atividade: Identificar e Priorizar Necessidades de Informação
Na identificação das necessidades de informação do projeto são considerados os seus objetos, itens críticos, ambiente de execução, ações de melhoria planejadas, mudanças propostas e novas necessidades de informação, assim como informações provenientes da atividade de gerenciamento de risco. As fontes para obtenção dessas informações são: avaliações de risco, suposições e restrições do projeto, utilização de tecnologias específicas, critérios de aceitação do produto, requisitos externos e experiências anteriores.

22 Atividade: Selecionar e Especificar Medidas
Nesta atividade são selecionadas as medidas básicas, medidas derivadas e indicadores que virão a ser utilizados no atendimento às necessidades de informação anteriormente estabelecidas. O PSM recomenda que, tendo sido efetuado o mapeamento das necessidades de informação do projeto para as Categorias de Informação do PSM, sejam identificados os Conceitos Mensuráveis aplicáveis a cada necessidade de informação, as Medidas Candidatas que poderão representar esses conceitos e, finalmente, as Construções (ou Sínteses) Mensuráveis que organizarão essas medidas em um processo implementável.

23 Atividade: Integra Mensuração aos Processos do Projeto

24 Subprocesso: Executar Mensuração

25 Atividade Coletar e Processar Dados
Esta atividade envolve a coleta de dados a partir das fontes especificadas no Plano de Mensuração, a respectiva preparação para a análise e o armazenamento dos dados em local acessível. As três principais questões que devem ser consideradas aqui são: como disponibilizar os dados e coletá- los adequadamente, como garantir sua qualidade e, finalmente, como armazená-los e gerenciá-los de modo a facilitar a análise. Estes pontos devem ter sido abordados, desenvolvidos e documentados por ocasião da preparação do Plano de Mensuração.

26 Atividade: Analisar Dados
Esta atividade envolve a transformação das medidas básicas em indicadores e a utilização dos indicadores e critérios em decisões de planejamento e/ou ações corretivas. Devem ser aplicados os procedimentos de análise previstos no Plano de Mensuração, podendo ser utilizadas técnicas alternativas quando necessário.

27 Atividade Produzir Recomendações
Aqui é efetuada uma avaliação global do projeto, incluindo projeções de performance futura. São também identificados problemas específicos, riscos e falta de informações, devendo ser descritos os obstáculos (potenciais ou existentes) ao sucesso do projeto. Devem ser produzidas recomendações sugerindo ações alternativas, incluindo as vantagens e desvantagens de cada caminho apontado.

28 Processos Não Centralizados
Os Processos Não Centralizados do PSM também tem igual importância. Ele é composto pelas seguintes atividades: 1 - Processo: Avaliar Mensuração Atividade: Avaliar Medidas Atividade: Avaliar o Processo de Medição Atividade: Atualizar a Base de Experiência Atividade: Identificar e Implementar Melhorias

29 Avaliar Medição

30 Avaliar Medição Critérios – Utilização dos produtos da medição
– Confiança nos resultados da medição – Adequação da medição aos objetivos – Entendimento dos resultados da medição – Acerto das suposições do modelo de indicadores – Exatidão da medição (especificado x real) – Confiabilidade da medição (resultados consistentes em várias repetições)

31 Avaliar o Processo de Medição
Perspectivas – Performance: inputs, outputs e efeitos – Conformidade: comparação da especificação do processo com a implementação real – Maturidade: comparação do processo com um benchmark externo de maturidade

32 Atualizar a Base de Experiência
Armazenar – Lições aprendidas – Avaliações – Sucessos e fracassos – Artefatos

33 Identificar e Implementar Melhorias
Melhorar o processo atual Aplicar aos próximos projetos

34 Processos Não Centralizados
2 - Processo: Estabelecer e Sustentar Comprometimento Este processo inclui atividades comuns a qualquer projeto, tais como: Obter Comprometimento Organizacional, Definir Responsabilidades, Prover Recursos e Rever o Progresso do Programa de Medição.

35 Estabelecer e Sustentar Comprometimento

36 Estabelecer e Sustentar Comprometimento
Obter comprometimento organizacional Definir responsabilidades Prover recursos – Treinamento – Ferramentas Rever progresso do programa de medição

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