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COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.

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1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello

2 “60% DE TODOS OS PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS RESULTAM DE INEFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO.” (Peter Drucker)

3 O QUE É COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL?
Toda e qualquer comunicação entre a organização e seu público de interesse (interno ou externo), seja ela organizada ou desorganizada. Base da existência da organização, já que resulta em diversos fatores positivos que influenciam nos resultados. 3 tipos: Interna Institucional De Marketing

4 FATORES POSITIVOS Motivar e integrar público interno
Desenvolver clima favorável Agilizar a tomada de decisão Incentivar a proatividade Colaborar para descentralização Promover inovações Criar uma boa imagem empresarial (transparência)

5 COMUNICAÇÃO INTERNA Entre empresa e público interno (funcionários), abrangendo a comunicação entre: Departamentos Pessoas do mesmo departamento Chefias Funcionários e chefia direta e indireta

6 TÉCNICAS E CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Publicações internas (house organs - boletins, jornais e revistas) Circular Relatórios Correio Eletrônico Newsletter Murais Intranet Eventos Reuniões

7 ENDOMARKETING “...ações de Marketing eticamente dirigidas ao público interno das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.” (Saul Faingaus Bekin, 2004, p.XVII)

8 Comunicação Interna ≠ Endomarketing
Comunicação como ferramenta do Endomarketing Diferencial está na qualidade da comunicação Endomarketing: comunicação eficiente e planejada PORQUE USAR O ENDOMARKETING? Melhora a qualidade da comunicação interna e consequentemente gera motivação nos funcionários

9 ENFOQUES DO ENDOMARKETING
Motivação Funcionário motivados = funcionários proativos 50% motivação da empresa + 50% automotivação Motivação externa papel do líder e ambiente empresarial Gerenciamento Contínuo Comunicação Interna Todo processo de divulgação interna de informações relacionadas ao negócio da empresa Gerenciamento não contínuo

10 IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE ENDOMARKETING
1) Avaliação Interna Pesquisa formal Pesquisa informal 2) Tabulação, Análise e Relatório Final 3) Planos de Ação (implementação) 4) Controle e Avaliação 5) Investimentos

11 IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE ENDOMARKETING
Observações: Quantidade ≠ Qualidade Necessidade de uma Comunicação Integrada Triagem das informações a serem transmitidas Ações isoladas e não planejadas ≠ Endomarketing Criação de um slogan (marca) Comprometimento e participação de todos, em especial da alta direção Maturidade empresarial Estabelecer prioridades Processo Contínuo Cada empresa é uma empresa (Benchmarking) Profissional capacitados

12 IMPORTÂNCIA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA E N D O M A
Fluxo de comunicação Melhores Produtos e Serviços E N D O M A R K T I G COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Ambiente Interno da Organização Ambiente Externo da Organização Comunicação Institucional Públicos de Interesse Funcionário Motivado Comunicação de Marketing

13 GERENCIAMENTO DE CRISES
“Considera-se crise qualquer acontecimento rigoroso e inesperados, em condições de desestabilizar uma organização, comprometendo sua imagem perante seu público de interesse.” (Tavares, 2009, p.54)

14 GERENCIAMENTO DE CRISES
Importância das ações da área de comunicação nas situações de crise  busca constante de formas para prever e solucionar crises (evitando denegrir a imagem da organização)

15 COMUNICAÇÃO X PÚBLICO INTERNO
Incentivar o público interno a reclamar (lema)  sanar problemas e diminuir conflitos internos Criação de canais diretos Dá oportunidade ao funcionário para manifestar opiniões Dá opção de manifestações sigilosas Tende a diminuir fofocas e boatos Direção deve dar retorno rápido (seja negativo ou positivo) Estabelecer prioridades sobre possíveis ações Divulgação interna dos canais diretos

16 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.


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