A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem

2 Nunca houve tanta comunicação escrita e oral entre pessoas que habitam espaços distantes e diferenciados e que jamais tiveram contato presencial.

3 Existem comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores.

4 São inúmeras as possibilidades que as comunidades virtuais de aprendizagem e as ferramentas da Internet oferecem para o apoio efetivo e em serviço aos professores.

5 PGM 1: Potencialidades de uma lista de discussão enquanto comunidade virtual O primeiro programa da série tem como intenção mostrar como uma lista de discussão pode reunir pessoas em torno de um objetivo comum e, a partir disso, disseminar informações e experiências, importantes para a formação continuada das mesmas.

6 PGM 2: Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-aprendizagem A intenção desse segundo programa é discutir ambientes virtuais de aprendizagem que sustentam ações cooperativas entre grupos de professores e entre alunos.

7 PGM 3: Blog e Flog como recursos de aprendizagem Neste programa serão apresentadas e discutidas ações desenvolvidas com o uso de Blog e Flog, com objetivos educacionais. Pretende-se discutir a possibilidade de usá-los tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas.

8 PGM 4: Ferramentas disponíveis na web que desafiam o desenvolvimento da comunicação Nesse programa, serão discutidas as vantagens na aprendizagem do uso de ferramentas gratuitas, existentes na internet, que podem ser utilizadas pelos professores para desencadear o interesse pela leitura e pela escrita.

9 FONTE: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/index.htm


Carregar ppt "Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google