A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Energia Solar Curso Técnico em Meio Ambiente Disciplina: Gestão da Qualidade do Ar Professor: Marcos Ribeiro Turma: 2 NA Camila Esteves Romeiro Fernanda Faria Rocha Patrícia Fernanda Carvalho de Sousa Rodrigo Passos Almeida

2 Definição Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.

3 Tipos de energia solar Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos; Também se classificam em passivos e ativos. Refletor Heliostato

4 Direta Há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Ex Ao atingir uma célula fotovoltaica criando eletricidade; Atingindo uma superfície escura a energia solar é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água.

5 Indireta Significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Ex Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

6 Ativo e Passivo Ativos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ativos. Passivos são geralmente diretos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.

7 Vantagens A energia solar não polui durante seu uso. E a poluição durante a fabrição do painel é totalmente controlável. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

8 Desvantagens Um painel consome muita energia para ser contruido
Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia. Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma. Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).

9 Impactos A eletricidade gerada por luz solar causa baixo impacto ambiental, o qual restringi-se a matéria prima necessária para a construção dos painéis fotovoltaicos. O problema principal, da energia solar, são os resíduos perigosos gerados na produção. E os posteriores que serão gerados, principalmente por causa dos materiais, como o silício, e depois virão os resíduos da mudança tecnológica.

10

11 Custos de energia A economia obtida com um equipamento solar é de pelo menos 70% ou 80% da despesa com energia anual. Nesses casos, estima-se que a recuperação do investimento começa no terceiro ano de uso, para posteriormente amortizar completamente o investimento, mantendo uma despesa mínima com manutenção e com energia auxiliar em climas onde os invernos são mais frios.

12 O custo de implantação da geração solar pode chegar a 50 vezes o custo de uma pequena central hidrelétrica, entretanto o custo da energia gerada durante a vida útil do sistema, de aproximadamente 30 anos, mostra-se 10 vezes maior para sistemas isolados e 3 vezes maior para geração interligada à rede elétrica.

13 Tabela 1 - Valores típicos de implantação de usinas geradoras de energia
Fonte: ANEEL . SCG, 2006, NEGRI et al., 2003.

14 Tabela 3 - Custo do sistema fotovoltaico durante 30 anos
Tabela Custo de instalação de um sistema fotovoltaico de 1,98 kWpico Fonte: ANEEL . SCG, 2006, NEGRI et al., 2003. Tabela 3 - Custo do sistema fotovoltaico durante 30 anos Fonte: ANEEL . SCG, 2006, NEGRI et al., 2003.

15 Distribuição da energia solar no planeta
Distribuição diária média entre da energia solar recebida pela Terra ao redor do Mundo. Os círculos pretos representam a área necessária para suprir toda a demanda de energia do planeta Terra.

16 Referências


Carregar ppt "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google