A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com a criação da Coordenação de Mídias Digitais, em 2005, na Funcet, a cena ligada às Artes Tecnológicas e Cultura Digital na cidade começou a ser mapeada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com a criação da Coordenação de Mídias Digitais, em 2005, na Funcet, a cena ligada às Artes Tecnológicas e Cultura Digital na cidade começou a ser mapeada."— Transcrição da apresentação:

1

2 Com a criação da Coordenação de Mídias Digitais, em 2005, na Funcet, a cena ligada às Artes Tecnológicas e Cultura Digital na cidade começou a ser mapeada. Atualmente, são esses os projetos ligados a PMF que atuam especificamente com inclusão sócio-digital: Pirambu Digital - projeto tecnológico e sócio-econômico, decorrente do apoio do CEFET-Pirambu. Surgido da parceria entre o Centro Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (CEFET- Ceará) e o Movimento EMAÚS, o CEFET-Pirambu é um projeto de extensão de “inclusão social com tecnologia digital” realizado no Bairro do Pirambu. Mantém uma Cooperativa que desenvolve soluções em T.I. (softwares, conectividade, sites, treinamentos e manutenção coorporativa de computadores) pirambudigital@pirambudigital.com; www. Pirambudigital.com

3 Biblioteca Virtual Moreira Campos – Centro de Referência do Professor – CRP – com os seguintes núcleos/serviços: Ambiente Virtual de Ensino – AVE (atendimento à alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em formação em oficinas pedagógicas e pesquisas na web), Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE (atendimento à professores da Rede Municipal de Ensino em formação em cursos de informática educativa e pesquisas na web), Centro de Informação ao Cidadão – CIC (atendimento ao cidadão, disponibilizando internet para pesquisas, estudos e serviços on-line). crp.pmf@gmail.com www.sme.fortaleza.ce.gov.br/crp2008

4 Programa De Informática Em Fortaleza - PROINFOR – Visa possibilitar a formação e a qualificação para o mercado de trabalho dos jovens alunos da escola pública de Fortaleza, mediante um processo de ensino e aprendizagem das novas tecnologias de informação e comunicação, utilizando os procedimentos da aprendizagem colaborativa e integrada a política de software livre e de inclusão social. O PROINFOR é estruturado em 20 núcleos, equipado com 13 computadores cada. Capacita jovens em informática básica e internet, Rede e configuração de Computadores e Web Design.

5 Projeto Casa Brasil - segue orientações de uma Coordenação Nacional, sediada em Brasília, que demarca princípios baseados na formação de redes locais e nacionais. É um projeto de cultura digital, inclusão digital, incentivo à leitura e outras linguagens, Metareciclagem e meio ambiente e participação popular, pois cada unidade é gerida por um conselho gestor formado em setembro de 2008. São três unidades em Fortaleza: Vila União, Antônio Bezerra e Granja Portugal. Mapas e endereços: http://wiki.casabrasil.gov.br/index.php?title=Endereços

6 Em 2007, através da Coordenação de Mídias Digitais, tivemos o primeiro Edital de Mídias Digitais de Fortaleza, que contemplou 10 projetos com diferentes naturezas: Counter Strike: Cangaço Revolution, de Fabrício Fava *um 'mod' do jogo couter strike (jogo de tiro em primeira pessoa) ambientado com paisagens do semi-árido e personagens do cangaço. Cidade Virtual 3D – Bairros de Fortaleza, de Davi Florêncio *construção colaborativa de mapa 3d de fortaleza. o primeiro quarteirão do pirambu já está sendo finalizado.

7 Velocine, de Fred Benevides *uma bicicleta que proporciona o acionamento de um dispositivo de visualização de fotogramas cinematográficos. 1ª Feira de Apresentação e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos *encontro de mapeamento e apresentação da produção local de jogos eletrônicos, com palestras e oficinas. Mostra Curto Circuito de Música Experimental e Arte Contemporânea, de Dennis Weaver *mostra que reúne a produção autoral de artistas e músicos que utilizam meios digitais para produção musical e criação de instalações, com performances ao vivo.

8 Site Música Livre, de Paulo Junior *site de compartilhamento de músicas sob lincenças livres. As Lan Houses do Pirambu, de Alessandra Marques *pesquisa em andamento. tecnologia e sociabilidade na periferia de Fortaleza. o blog da pesquisa: http://www.lanhousesdopirambu.blogspot.com/ Curso de Criação de Sites em Software Livre para Bairros, de Daniel Chagas *os sites de bairro são uma grande possibilidade de lidar com as mídias digitais com interação permanente com a comunidade. vejam o exemplo: www.bairroellery.com.br

9 Curso de Produção Musical por Meio Digitais, de Alex Costa *oficina - em andamento - de produção musical em meios digitais. Oficina de Cultura Digital e Conhecimentos Livres, de Andréa Saraiva *encontro multilinguagens de cultura livre.

10 Em 2008, convocamos os primeiro Fórum de Cultura Digital, estimulando a reunião sistemática de pessoas ligadas à área da tecnologia na cidade para discutirem questões de interesse comum. Na primeira reunião, já colaboramos com a definição do perfil dos candidatos para o representante das Mídias Digitais no Conselho Municipal de Cultura, que ajudará a gerenciar os recursos públicos municipais destinados às artes tecnológicas e cultura digital na cidade. Para as próximas reuniões, entre outras pautas, serão debatidos a Conferência de Cultura Municipal e Edital de Mídias Digitais 2009.

11 Em 2009, além da lista de discussão do Fórum de Cultura Digital, foi criada uma rede social Ning: http://culturadigital- ce.ning.com/, com participação de diversas pessoas de vários lugares do país, para troca de informações, trabalho colaborativo e acesso a transmissões das reuniões e documentos constituídos.

12 Estamos em fase de implantação do Laboratório de Mídias Interativas – LMI, que funcionará na Vila das Artes, destinado à criação, formação, difusão e pesquisa na área das novas tecnologias, O LMI atuará com ênfase na relação entre Arte e Tecnologia e no intercâmbio com instituições de outras cidades e países. O LMI atuará em áreas básicas da arte, comunicação e tecnologia computacional: Narrativas Interativas, Arte Tecnológica, Jogos Eletrônicos, Mídias Móveis / Convergentes e Música Eletroacústica / Sonoridade Digital. Esta atuação é fundamentada nas ações de quatro núcleos:

13 Núcleo de Formação - capacitação de diferentes públicos e profissionais, com cursos livres (de curta e média duração), técnicos em nível médio e graduações tecnológicas. Os cursos serão ofertados através de estabelecimento de parcerias diversas, sempre buscando atender as demandas e tendências do mercado e do campo da arte e cultura. Núcleo de Difusão de Informação - Divulgação da produção de conhecimento nas áreas trabalhadas pelo LMI, incentivando-se a participação da comunidade e a interação entre os profissionais, artistas e organismos públicos e privados, através de fóruns, festivais, mostras e publicações e outras modalidades de difusão e democratização do acesso ao conhecimento e a produção artística e cultural.

14 Núcleo de Realização e Pesquisa - Produtora, co-produtora e incubadora, estabelecendo parcerias internas com outros setores da Vila das Artes (Escola de Dança, Escola de Audiovisual, Núcleo de Produção Digital, Núcleo de Artes Visuais e Agência de Notícias), parcerias externas e utilizando o instrumento de editais abertos à comunidade. Resultados das ações diretas deste núcleo, no que tange à produção de tecnologias inovadoras, serão divulgados na forma de publicações científicas, voltadas a públicos específicos. Da mesma forma tais tecnologias estarão disponíveis gratuitamente e certificados por lincenças livre (via GPL, Creative Commons e licenças afins) para as comunidades científica e artística.

15 No LMI artistas e artivistas terão oportunidade de desenvolver trabalhos e pesquisas em tecnologias emergentes, como Realidade Aumentada, Mashup, formando grupos multilinguagens, de diferentes lugares, que se reunirão em Redes Ning ou através de videoconferência, compartilhando processos de trabalhos e resultados, em um ambiente de permanente colaboração, na perspectiva da constituição de uma inteligência coletiva interdisciplinar integrada com múltiplas redes.


Carregar ppt "Com a criação da Coordenação de Mídias Digitais, em 2005, na Funcet, a cena ligada às Artes Tecnológicas e Cultura Digital na cidade começou a ser mapeada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google