A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Explorando o Ar no Modal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Explorando o Ar no Modal"— Transcrição da apresentação:

1 Explorando o Ar no Modal
Natália A. Alencar º semestre de Comex

2 Características É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. As empresas e agentes de todo o mundo formam uma associação de car áter comercial que é a IATA – Intenational Air Transport Association, que é o principal órgão regulador do transporte aéreo internacional. No Brasil, o orgão regulador é o Departamento de Aviação Civil – DAC, do Comando da Aeronáutica.

3 Vantagens: É o transporte mais rápido;
Não necessita embalagem mais reforçada ( manuseio mais cuidadoso ); Os aeroportos normalmente estão localizado mais próximos dos centros de produção; Possibilita redução de estoques via aplicação de procedimentos just in time;

4 Desvantagens Menor capacidade de carga;
Valor do frete extremamente elevado em relação aos outros modais;

5 Conhecimento de Embarque Aéreo
O conhecimento de embarque aéreo é denominado AWB – Air WayBill. É composto de 3 vias originais, não negociáveis: A primeira, assinada pelo expeditor, fica com o transportador, a segunda assinada por ambos, acompanha a mercadoria, a terceira assinada pelo transportador, fica com o expeditor do documento.

6 Composição do frete Aéreo
Tarifa Marítima: tarifa aplicada a pequenas encomendas que não atingem um determinado valor a partir do cálculo por peso. Tarifa para mercadorias específicas: normalmente mais baixas, utilizadas para Para mercadorias transportadas regularmente de um ponto de origem a um ponto de destino determinado. Tarifa Gera de Garga: é a tarifa aplicada a expedições que não contenham mercadorias valiosas e que não estejam enquadradas na tarifa específica ou na tarifa classificada, estipulada por aérea pela IATA e dividida como segue: Tarifa Normal : aplicada a cargas de até 45Kg e em alguns países até 100kg/ Tarifa Quantitativa : aplicada conforme o peso do embarque, por faixas de 45 a 100 kg, de 100 a 300kg, de 300 a 500 kg e acima de 500kg. Tarifa Ad Valorem : mercadorias de alto valor. Tarifa de Sobretaxa: Para cargas que apresentem dificuldade para manipulação, como cargas de medidas extra- ordinárias ou volumes de peso excessivo.

7 CONCLUSÃO: O Modal Aéreo apresenta diversas facilidades para a importação e exportação de mercadorias, possibilitando a entrega em curto prazo, atendendo necessidades urgentes, tão quando possibilitando a comercialização de cargas que não podem ser transportadas por outros modais mas, da mesma forma, apresenta um alto custo sobre o frete. Logo, o Modal aéreo possui suas particularidades positivas e negativas.

8 Comex 8º semestre matutino
Transporte Aéreo Profº Paiuca Fabiana A. Rodrigues Eder Lopes Ronny F. Rodrigues Comex 8º semestre matutino

9 Transporte Aéreo FASE UM –Pioneirismo.
FASE DOIS - Avanços tecnológicos FASE TRÊS - Mudança Industrial e tecnológica. FASE QUATRO – Oportunidade.

10 Transporte Aéreo O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do vôo do mais pesado do que o ar. O seu vôo no “14 Bis” em Paris, em 23 de outubro de 1906, na presença de inúmeras testemunhas, constituiu um marco na história da aviação, embora a primazia do vôo em avião seja disputada por vários países. Ao vôo de Santos Dumont seguiu-se um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos, na conquista de recordes de velocidade e distância.

11 Transporte Aéreo A aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de outubro de O aviador, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida central e caiu no mar, da altura de 80 (oitenta) metros, ao chegar à Ilha do Governador. Era então bem grande o entusiasmo pela aviação. Na redação do jornal “A Noite”, no dia 14 de outubro, fundava-se o Aeroclube Brasileiro.

12 Transporte Aéreo Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor. A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.

13 Transporte Aéreo O Brasil conta com grandes companhias aéreas tais como:TAM, GOL, VARIG. Grandes companhias internacionais também operam no Brasil. American Air lines, Continental, United, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, South African Airlines, British Airways, Air France, Air Canada entre outras.

14 Transporte Aéreo Vantagens Desvantagens
É o mais rápido para transportar passageiros a médias e grandes distâncias Grande liberdade de movimentos É dos mais seguros e cômodos É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (frutas, flores, etc.) Desvantagens Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos Forte consumidor de espaço – construção das infra-estruturas Elevado consumo de combustível È muito dispendioso Algumas áreas estão congestionadas, devido à densidade do tráfego, gerando problemas de segurança Muita dependência das condições atmosféricas(nevoeiro, ventos fortes…) Reduzida capacidade de carga(em relação a transportes marítimo e ferroviário)

15 Transporte Aéreo Pelo novo Código Civil, Lei nº /02, o transporte de mercadorias encontra-se regulado no artigo 743 e seguintes e determina que a mercadoria, entregue ao transportador, deve estar caracterizada pela sua natureza, valor, peso e quantidade, e tudo o mais que for necessário para que não se confunda com outras, devendo ser indicado o destinatário pelo seu nome e endereço. Ao receber a mercadoria o transportador deverá emitir o conhecimento de transporte com a menção dos dados que a identifiquem.

16 Transporte Aéreo O maior avião cargueiro do mundo...
O Antonov AN-225 é o maior avião cargueiro do mundo. Ficou conhecido por Mriya, sonho em russo. Com seus 88,4 metros de envergadura e impulsionado por seis motores turbofan Lotarev D-18T, com mais de libras de empuxo cada uma, o novo modelo podia transportar nada menos do que 250 toneladas de carga com um raio de ação de km.

17 Transporte Aéreo Antonov Oleg Konstantinovich

18 Transporte Aéreo Aeroportos
Localização: os aeroportos localizam-se,normalmente longe das cidades, por questões de segurança e acessibilidade. Periferia: em torno dos aeroportos desenvolvem-se bairros de hotéis, escritórios indústrias, redes de auto-estradas e de vias-férreas. A maior parte do tráfego de produtos de alta tecnologia é feita por via aérea. Por este motivo muitas indústrias instalam-se cada vez mais, nas proximidades dos aeroportos internacionais, o que contribui para o desenvolvimento destes espaços.

19 Transporte Aéreo Um avião, ou aeroplano, é uma aeronave mais pesada que o ar. Uma aeronave é um avião quando possui uma ou mais asas fixas (mesmo que elas possuam partes móveis e/ou dobradiças).

20 Transporte Aéreo As linhas aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular encontrando-se uma maior densidade nos países desenvolvidos, mais ricos, nalguns países petrolíferos, e nos novos países industrializados (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão…)

21 Transporte Aéreo “A aviação continua a evoluir e jamais vai parar, é uma história sem fim”.


Carregar ppt "Explorando o Ar no Modal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google