A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia."— Transcrição da apresentação:

1 SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia Prof.ª Rosângela Dias Prof. Mestrando Alício R. da Silva Neto (Tirocínio Docente)

2 Mudança da Lógica Operacional
Transmissão Massivo Dispositivo Reprodutivista Espectador Passivo Interativo Dispositivo Conversacional (universo tecnológico) Espectador Ativo, criativo, organizacional, interativo

3 Dispositivo Interativo
Usuário ator e autor – mudança da ação do trabalho da emissão (reprodução), mas co-criação das informações. Potenciais da interatividade – Ler, ouvir, gravar, voltar, ir adiante, selecionar, tratar, enviar, qualquer tipo de mensagem para qualquer lugar INTERATIVIDADE: permite ultrapassar a condição de espectador passivo para condição de ativo

4 Inquietação na TV e na Educação
1 – Inquietações na TV do futuro TV interativa Treinamento de profissionais para linguagem digital Concorrência TV e internet 2. Programa interativo na TV – define os rumos do programa

5 Questão de pesquisa! Como associar a interatividade da TV à escola?

6 Relação professor e aluno na contemporaneidade
O professor e os alunos na contemporaneidade requer uma nova comunicação em sala de aula presencial e a distância. Muitos educadores já perceberam que a educação autêntica não se faz sem a participação genuína do aluno, que a educação não se faz transmitindo conteúdos de A para B ou de A sobre B, mas na interação de A com B. No entanto, esta premissa ainda não mobilizou o professor diante da urgência de modificar o modelo comunicacional baseado no falar-ditar do mestre que se mantém inarredável na era digital. (SILVA, 2009)

7 Questão de pesquisa! Quais as semelhanças e diferenças entre uma sala de aula presencial e a distância?

8 Interatividade – co-criação da emissão e recepção
Processo histórico Surgiu na década de 70 Crítica à mídia unidirecional Influência das múltiplas janelas do Windows Processo sócio-econômico Desenvolvimento de jogos/ games Instrumentalização através da Internet/ softwares interativos Banalização do termo

9 Enquanto isso a escola...

10 Características da Interatividade
A dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação; A intervenção do usuário ou receptor no conteúdo da mensagem ou do programa, abertos a manipulações e modificações.

11 Síntese Computador é conversacional com diferenciador dos meios massivos unidirecionais; O equipamento permite a experiência de comunicação e co-criação (síncrona/ assíncrona; direta/ indireta; todos/ todos ≠ um-um) A Internet potencializa o leque de disposições que convidam o usuário a operar, intervir, bidirecionalmente e estabelece múltiplas conexões.

12 Distinção da interatividade
GRAU ZERO - videocassete e o livro, por causa da disposição linear e seqüencial do filme ou do texto; GRAU 1 - vídeo game, que permite movimentar imagens na tela em roteiros predeterminados; GRAU 2 - banco de dados, onde o usuário faz escolha num menu ramificações obrigatórias; GRAU 3 - ambientes virtuais, 3D; GRAU 4 - a interatividade de "conteúdo", em que o usuário dispõe de todos os graus anteriores, além da possibilidade de modificar o conteúdo da mensagem, seja em texto, imagem ou som.

13 Aspectos da Interatividade
Participação-intervenção: participar não é apenas responder "sim" ou "não" ou escolher uma opção dada; significa interferir na mensagem de modo sensório-corporal e ‘semântico; Bidirecionalidade-hibridação: a comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção, é co-criação, os dois pólos codificam e decodificam; Permutabilidade-potencialidade: a comunicação supõe múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações potenciais.

14 Nova postura metodológica
O professor propõe o conhecimento. Não o transmite; O aluno não está mais reduzido a olhar, ouvir, copiar, prestar contas. Ele cria, modifica, constrói, aumenta e, assim, torna-se co-autor; Baseado na co-autoria, interatividade requer a morte do professor narcisisticamente investido de poder; Novas funções do professor: formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências


Carregar ppt "SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google