A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia DA PESQUISA científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia DA PESQUISA científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia DA PESQUISA científica
CLEONEIDE M. NASCIMENTO

2 PROJETO DE PESQUISA Tema (assunto) Problema (o que pesquisar)
Justificativa (por que pesquisar?) Objetivos (para que pesquisar?) Fundamentação Teórica (baseado em quem?) Metodologia (como Pesquisar?) Cronograma (quando pesquisar?)

3 TEMA DE PESQUISA O tema de pesquisa é um assunto que se deseja estudar com profundidade, pois não interessa somente saber o tema de modo vago, indefinido, mas conciso, com limites bem definidos, em que facilite o encaminhamento da pesquisa. Para facilitar a escolha, o pesquisador deve ater-se a alguns aspectos, como:

4 Escolher temas de importância teórica e prática;
Evitar temas demasiadamente complexos ou ambiciosos para suas possibilidades; Escolher temas de importância teórica e prática; Estabelecer uma hipótese de trabalho, baseada no conhecimento de que já dispõe sobre o assunto; Uma vez escolhido o tema, planejar o tempo de que dispõe para realizar o trabalho, e consultar especialistas na are do assunto;

5 Delimitar claramente a perspectiva em que deseja abordar o tema;
Verificar a existência de material bibliográfico e estatístico disponível e de fácil acesso; Delimitar claramente a perspectiva em que deseja abordar o tema; Identificar a utilidade e necessidade da realização da pesquisa; Julgar a validade de explorar determinado tema; Verificar o tempo de que dispõe para realizar a pesquisa.

6 DELIMITAÇÃO DO TEMA Escolher um tema implica sua delimitação. Delimitar significa pôr limites, isto é, determinara a profundidade, abrangência e extensão do assunto. Deve-se escolher temas menos abrangentes e que possam ser esgotados pela pesquisa. Ex: Um estudo sobre “Ética” seria muito abrangente, mas sobre “As condutas éticas do profissional de Direito” é uma delimitação que torna o trabalho possível de realizado.

7 TÍTULO DA PESQUISA O título deve ser pensado a partir do tema-problema. É fundamental que seu título já leve o leitor a uma idéia aproximada do que ele vai ler pela frente. Sugere-se que o título apresente sempre uma dicotomia, para isto, as vezes, é importante que o faça até formalmente, através de dois pontos e orações secundárias, através de questionamentos simples. É interessante que o título expresse a existência de um problema.

8 PROBLEMA DE PESQUISA Formular o problema consiste em dizer, de maneira explicita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico, inconfundível. Deve-se observar:

9 PROBLEMA DE PESQUISA É uma questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. Problema deve ser formulado como pergunta; O problema deve ser claro e preciso; O problema deve ser empírico; O problema deve ser suscetível de solução;

10 PROBLEMA DE PESQUISA Deve ser delimitado a uma dimensão viável e que evite termos muito amplos. Ex: Por que o corpo docente dos cursos de Farmácia e Fisioterapia, em sua maioria, possui uma formação deficiente?

11 “Por que estou pesquisando este tema?”
JUSTIFICATIVA Consiste na apresentação, de forma clara e sucinta das razões de ordem teórica e/ou prática que justificam a realização da pesquisa. “Por que estou pesquisando este tema?” Pesquisa acadêmica: Contribuições que a pesquisa trará para as teorias vigentes; Relevância social do problema a ser investigado; Se pode ocasionar transformações na realidade;

12 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Elaboração de conceitos a partir de leituras anteriores, isto é, trata-s da definição clara dos pressupostos teóricos e de conceitos relevantes sobre o assunto em estudo. As leituras anteriores podem vir a: Corroborar com a sua tese; Discordar da sua tese;

13 “O que quero pesquisar?” Geral (pergunta central)
OBJETIVOS: “O que quero pesquisar?” Geral (pergunta central) Específicos (perguntas menores) Os objetivos permitem que o leitor reconheça rapidamente a natureza da pesquisa. Nesse sentido, é importante que o pesquisador estabeleça suas metas de investigação usando os verbos no infinitivo: analisar, compreender, narrar, reconstituir, identificar, examinar, resignificar, comparar, investigar, interpretar, etc.

14 METODOLOGIA Tipo de pesquisa, Seleção da amostra;
Instrumento de coletas de dados: Questionário – aberto, fechado ou misto; Formulário; Entrevista – estruturada ou semi-estruturada; História de vida; Procedimento do pesquisador em campo; Contextualização do objeto.

15 CRONOGRAMA É o esclarecimento do tempo necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Deve-se indicar o tempo correspondente a cada fase da pesquisa.

16 NORMAS TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

17 FORMATO O texto deve ser apresentado em papel branco, formato A4 (2,10 cm x 29,7 cm); Digitado na cor preta, com exceção das ilustrações; Impresso apenas no anverso da folha, exceto folha de rosto, que possui ficha catalográfica em seu verso; Recomenda-se a utilização de fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12;

18 Tamanho menor - 10 (padronizar) para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas; É vedada a inserção de figuras, desenhos ou letras artísticas; O tamanho da fonte para títulos e subtítulos poderá ser de 14 e 12, respectivamente.

19 MARGENS As folhas devem apresentar: Margem esquerda: 3 cm;
Margem direita: 2 cm; Margem superior: 3 cm Margem inferior: 2 cm. Cabeçalho: 2 cm; Rodapé: 2 cm.

20 PARÁGRAFO O parágrafo (recuo da primeira linha) deve estar a 1, 25 cm da margem.

21 ESPAÇAMENTO O espaçamento entre linhas do texto deverá ser 1,5 cm;
No entanto, as citações com mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser digitados em espaço simples. O espaçamento entre os parágrafos, entre os capítulos de seções e subseções, e entre as referências, ao final do documento, deve ser duplo.

22 NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS Deverá ser colocada em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. Começa-se a contar as páginas a partir da Folha de rosto, mas a numeração somente deve aparecer a partir da página da Introdução (primeira parte textual); O apêndice e o anexo devem ter as suas folhas numeradas continuamente e a sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

23 ESTRUTURA DE TRABALHO ACADÊMICO
As três partes gerais são: Pré-textual; Textual; Pós-textual.

24 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa (obrigatório); Folha de Rosto (obrigatório) Folha de Aprovação da Banca Examinadora (obrigatório);

25 Observações: 1) Nenhum item acima deve ser numerado; 2) Os itens em negrito devem aparecer centralizados no texto.

26 A capa deve conter: Nome da instituição; Nome do autor; Título;
Variações do título, se houver; Local (cidade / estado); Ano de entrega.


Carregar ppt "Metodologia DA PESQUISA científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google