A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA."— Transcrição da apresentação:

1 CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA

2 1. INTRODUÇÃO Por que sentimos medo de falar em público? Somos os únicos? Como lidar com o medo do palco? Questões

3 2. DEFINIÇÃO 1 Ação de confiar. 2 Segurança íntima com que se procede. 3 Crédito, fé. 4 Boa fama. 5 Segurança e bom conceito. 6 Esperança firme. Confiança Determinação 1 Ato ou efeito de determinar. 2 Definição, indicação ou explicação exata. 3 Demarcação. 4 Ordem superior; prescrição. 5 Resolução, decisão. 6 Afoiteza, coragem, denodo.

4 3. CONFIANÇA EM SI Se nós não nos ampararmos, quem nos amparará? Se eu não tiver confiança em mim, quem terá confiança? Se posso fazer isto, por que não poderei fazer mais? Malogros Quem não os sofre? “Quem sabe”, “talvez seja”, “aliás”, “pode ser”, “julgo que”, “tudo parece indicar que” são palavras que revelam insegurança. Estímulo

5 4. REQUISITOS NATURAIS DO ORADOR Temperamento Expansivo Serenidade de Espírito Sensibilidade Apurada Firmeza nas Convicções Conhecer o Assunto Magnetismo Pessoal Comunicar-se por meio da palavra, as idéias e os fatos. Domínio de si mesmo. Perceber o efeito de suas palavras nos ouvintes. Expô-las de modo veemente. Eventuais digressões. Persuadir com êxito.

6 5. ESTÍMULO 1. Pesquisas universitárias norte-americanas comprovaram que 80% ou 90% das pessoas temem falar em público. 2. Acredite no que vai dizer. A dúvida deixa raios de morte. 3. Enriqueça seu vocabulário, lendo com dicionário. 4. Não abale convicção diretamente; vá devagar sem impor pontos-de-vista. 5. Como se fala e não o que se fala é que prende o auditório. A assembléia detesta quem fala mole e linearmente.

7 6. DOMÍNIO DO AUDITÓRIO Atitude Serena e corajosa Auto confiança - Vencer Timidez. - Evitar excesso de reflexão. - Não sentir a dificuldade de concentração. - Manter afastadas de si a suscetibilidade e a impulsividade.

8 7. VENCENDO O MEDO Antes de Subir Respiração Relaxamento No tablado - Fixar o pensamento apenas no assunto do discurso. - Após as primeiras frases, o receio desaparecerá Precauções: - Não falar de estômago vazio. - Enfrentar, primeiramente, um auditório favorável.

9 Lembremo-nos de que: não importa o quão nervoso estejamos, a maioria dos sintomas só será perceptível para nós e não para os ouvintes. as pessoas do auditório, inclusive as que discordam do nosso pensamento, também têm medo de falar em público, e, portanto, estarão nosso lado. 8.CONCLUSÃO

10 9.FONTE DE CONSULTA SANTOS, M. F. dos. Técnica do Discurso Moderno. 4. ed., São Paulo, Logos, 1959. BARBOSA, O. A Arte de Falar em Público. Rio de Janeiro, Edições Ouro, S/D/P.


Carregar ppt "CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google