A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática"— Transcrição da apresentação:

1

2 A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Regina Araújo de Almeida Bolsistas: Mª Aparecida Lopes; Teresa Maria Coêlho.

3 O que é cartografia tátil?
Qual objetivo de criar a cartografia tátil? Como a cartografia tátil tem se desenvolvido? A cartografia tátil tem contribuído para com as pessoas com deficiência visual? Qual a importância da linguagem gráfica tátil no ensino de geografia? No Brasil atualmente como se encontra o uso da cartografia tátil no ensino de Geografia?

4 O que é a cartografia tátil?
A cartografia tátil – área da cartografia voltada à criação de mapas, globos terrestres e maquetes para o ensino de geografia para deficientes visuais. É uma linguagem gráfica própria, possível de ser percebida pelo tato e também comunicada pelos sons.

5

6 Qual objetivo de criar a cartografia tátil?
Pesquisar e desenvolver de uma linguagem gráfica visual e tátil, a ser utilizada para tratamento e comunicação da informação geográfica; Aplicar dessa linguagem ao ensino da cartografia e da Geografia para alunos do ensino fundamental, das classes de recurso (educação especial) e das escolas para pessoas com deficiência visual; Avaliar e desenvolver técnicas de construção e representação gráfica tátil, buscando o aperfeiçoamento das formas de tratar e representar graficamente a informação geográfica em mapas e diagramas;

7 Destacar a importância da preparação do usuário para decodificação e leitura de mapas, propondo de um programa de treinamento para linguagem gráfica; Discutir novas metodologias para o ensino da geografia e da cartografia nas escolas de ensino fundamental, visando introduzir uma forma de tratamento interdisciplinar; Então seu principal objetivo e de pesquisar e desenvolver uma cartografia tátil, propondo uma linguagem gráfica adaptada ao tato e destinada ao aluno com deficiência visual, em vários graus.

8 Como a cartografia tátil tem contribuído para com as pessoas com deficiência visual?
Com base nas pesquisas, os resultados mostram como as informações mapeadas pelo o tato ampliam o conhecimento geográfico, enfatizam as tarefas de decisões ligadas ao espaço, podendo ser usadas para formar construções espaciais complexas. Além despertar interesse e motivar o aluno com deficiência visual, através de jogos, histórias e outras atividades organizado no novo programa de ensino de geografia tem facilitado bastante o aprendizagem da cartografia escolar.

9 Qual a importância da linguagem gráfica tátil no ensino da geografia?
A linguagem gráfica tem um papel importante nessa abordagem, permite que alunos com deficiência visual, trabalhe com as representações gráficas rompendo barreiras e enfrentado desafios. Os mapas são recursos fundamentais no processo de aquisição de conceitos geográficos e de conhecimentos relacionado com o ambiente. A cartografia tátil pode, certamente, melhorar o entendimento dos mapas e a prática cartográfica, no que diz respeito à utilização dessa linguagem não só pela pessoa com deficiência, mas também pelo os usuários com visão, particularmente as crianças.

10

11 Cartografia Tátil Atual
A mudança ocorreu em função das inovações tecnológicas, com destaque para as áreas da informática, do sensoriamento remoto e das telecomunicações.

12 No Brasil atualmente como se encontra o uso da cartografia tátil no ensino de Geografia?
Apesar de já estar muito desenvolvida em termos mundiais, a cartografia tátil- ainda é pouco difundida em países como o Brasil. Isso porque as tecnologias existentes no mundo para produzir esses materiais cartográficos, que podem ser lidos por meio do toque por pessoas cegas ou com baixa acuidade visual, ainda são muito sofisticadas e caras, o que impossibilita sua utilização em salas de aula de escolas públicas no país.

13 Mas, nos últimos anos, pesquisadores de algumas universidades no Brasil e de outros países têm se dedicado ao desenvolvimento de materiais didáticos simples, adaptados para a linguagem cartográfica tátil, que podem ser facilmente utilizados por professores e alunos do ensino fundamental e médio.

14 Cartografia Digital Cartografia Digital preocupa-se em oferecer um modelo de representação de dados para os processos que ocorrem no espaço geográfico. Visando o desenvolvimento de materiais, equipamentos e metodologias para a confecção de moldes cartográficos digitais.

15 O que pode ser feito para melhorar a difusão desse meio de comunicação no ensino da cartografia tátil? É preciso desenvolver as várias habilidades e usar os vários canais de comunicação, proporcionando experiência diversificadas a todos os cidadãos, também aqueles com deficiências visual, que são, normalmente, excluídas do mundo das imagens que nós videntes temos acesso a todo o momento. Dessa forma a cartografia tátil consiste em um caminho para pessoas “verem” o espaço geográfico e o mundo que os cerca.

16 Técnicas para produção das representações gráficas táteis:
Alumínio; Colagem; Cópias em Plástico na Máquina Thermoform; Cópias em Serigrafia.

17

18

19 Bibliografia: AMEIDA,R
Bibliografia: AMEIDA,R. Mapas na educação diferenciada: experiência com professores e alunos. Anais cartografia para escolares: Cartografia para Escolares no Brasil e no mundo. Diamantina/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, BOARD, C. Cartographic Communication. In: GUELKE, L. (ed). Cartgraphica: Maps in Modem Geography, v. 18, 1981, n. 2, pp CARTNER, Henry W. Tactual Mpas and raphics: Some Implicarions for our Study of Visual Cartographic Communication. Cartographica, v. 20, 1983, n. 3, pp OLIVEIRA, Livia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: Universidade de São Paulo (IG-USP), 1978, p.130 Fonte: Agência FAPESP


Carregar ppt "A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google